Como Decorar Um Gaveteiro Com Tecido

Reutilizar faz bem a você e a ao meio ambiente, antes de dar um fim a qualquer móvel da sua casa certifique se de que realmente ele já não tem mais nenhuma utilidade para você. E se o problema for apenas relacionada a aparência externa dele, você já tem uma nova saída: Encapá-lo com tecido.

Pode parecer um tanto quanto trabalhoso ou muito sensível, mas posso garantir que é só uma impressão, e o resultado é sempre muito satisfatório. Se bem feito, pode parecer até que nem foi um trabalho artesanal.

Como Decorar Um Gaveteiro Com Tecido

Como Decorar Um Gaveteiro Com Tecido

Móvel Vestido

Sabe aquele gaveteiro de madeira com a aparência velha e desgastada? Que até está em boas condições internas, mas com ele todo arranhado não dá mais pra ficar? Pois é, você já não precisa substituí-lo, caso esteja disposta a dar uma nova roupagem pra ele. Roupagem essa criativa e totalmente personalizada, e ainda vai dar uma nova função as sobras de retalhos e outros tecidos que você tiver em casa. E o melhor nisso tudo é que você mesmo pode fazer.

Móvel Vestido

Móvel Vestido

Vai Precisar Apenas De Alguns Artigos Facilmente Encontrados Em Papelarias, Lojas De Artesanato, Construção Civil e Tecidos:

  • Cola Branca de boa qualidade diluída em água (prepare uma solução de apenas 10% de água)
  • Verniz Spray  Fosco para artesanato;
  • Retalhos variados de tecido plano (preferência estampados ou evitar cores claras) Obs: Você pode conseguir retalhos de tecido plano em uma facção de costura ou utilizar roupas que você não vai mais usar;
  • Aviamentos, (bicos de cetim, renda, botões, enfeites diversos) a seu critério;
  • Pincel médio ou trincha de 2” polegadas, e rolo pequeno de pintura;
  • Régua comum, esquadro, lápis de escrever, borracha e tesoura para tecido;
  • Canetas de tecido em várias cores;
  • Recipiente para colocar a cola;
  • Lixa de madeira;

Obs.: Antes de tudo retire as gavetas do móvel, pois você irá cobrir separadamente cada parte do seu gaveteiro, primeiro a área de fora do gaveteiro e depois as gavetas. E depois você deve lixar as partes a receberem o novo visual, pois a maioria dos móveis tem camadas de tinta e verniz que dificultam a fixação da cola e do tecido.

Primeiro passo: Para a transformação que você irá fazer, comece escolhendo os tecidos com tamanhos superiores a palma da sua mão fechada. Selecione também por cores. E se sua intenção é deixar o móvel com aspecto retro, por exemplo, prefira as cores neutras em tonalidade terra, madeira, vermelho, amarelo e azul além de estampas de contraste do branco e preto, branco e vermelho, entre outras estampas, os poás são sempre muito bem vindos.

Com a ajuda de um esquadro, régua, lápis e tesoura, marque e corte vários quadrados e retângulos variando as cores dos tecidos, nesse momento você pode medir a área de cobertura desejada do móvel e dividi-la pela medida dos retalhos para que você possa ter noção de quantos pedaços irá precisar cortar, também pode fazer sem essa preocupação, mas apenas certifique-se mesmo que visualmente que terá retalho suficiente para cobrir todo o local, sem ter que sofrer no fim, por faltar tecido para preencher algum espaço.

Segundo passo: Agora em um local plano, pode ser uma mesa ou até mesmo o chão, projete as posições dos retalhos, evitando deixar muito próximos entre si estampas semelhantes, e tecidos cuja tonalidade se confundem para evitar repetição.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=crPVNSbEya4[/youtube]

Terceiro passo: Para iniciar a colagem coloque a cola no recipiente reservado, com a ajuda de um rolo passe a cola em uma pequena área do seu gaveteiro (desta forma evita que a cola seque antes de você colar o tecido) e cole o tecido, e depois outro do lado, em baixo… E siga esse processo até que todo gaveteiro esteja todo coberto pelos retalhos.

Da mesma forma você deverá cobrir as gavetas. Evitando o excesso de cola e deixando o mínimo de espaço entre os retalhos. Mas ao adornar as gavetas, atente para a questão de delimitação. Você precisa cobrir apenas a parte externa (o lado dos puxadores), pois as laterais se cobertas além de não serem vistas ainda dificultam a movimentação da gaveta.

A secagem total pode custar até 30 horas, mas é preciso esperar e só após completamente seco, deve então retomar o serviço aplicando o aviamento (fitilho de cetim, bico de renda) nas extremidades do móvel. Se preferir pode ainda aplicar botões coloridos e desproporcionais espalhando-os sobre o móvel, preferencialmente perto dos tecidos sem estampa.

Obs: Você pode ainda cobrir seu gaveteiro ou qualquer outro móvel de madeira que esteja interessado com um único tecido, desse modo você deverá escolher o tecido plano que lhe satisfaça e aplicá-lo da mesma forma sobre a madeira. Ou ainda unir todos os retalhos que você tiver em uma máquina de costura e usar como um único tecido;

Seria muito interessante se você escolhesse um único tecido para todo o móvel e um diferente para cada gaveta, variando as cores e estampas. Mas para essas alternativas é importante cortar o tecido exato a ser colado antes de aplicar a cola na madeira. Retirar as sobras depois de colado que podem resultar em alguma imperfeição.

Quarto passo (opcional) Com a caneta de tecido você pode também desenhar, flores, borboletas ou outros modelos de sua preferência nos tecidos sem estampa.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1ps68SM7EoU[/youtube]

Quinto passo: Para finalizar você deve aplicar o verniz spray (leia atentamente as instruções da embalagem) em uma distância de 25cm entre o verniz e o móvel. Repita a operação pelo menos 3 (três) vezes, em intervalos de 30 minutos, sempre em pequenas camadas para que toda a superfície possa ser contemplada sem excessos.

Importante: Outra questão fundamental se refere ao cuidado que se deve ter a esse móvel, mais do que qualquer outro se deve evitar contato com a umidade, pois embora o tecido tenha sido revestido com verniz, corre o risco de mofar. Por isso sempre que possível em dias de faxina coloque seu móvel em local ventilado e exposto ao sol para que ele possa se livrar do surgimento de algumas traças.

Agora que você já sabe como revestir seu gaveteiro antigo com tecido, nada de jogá-lo fora faça uma reforma e deixe-o a sua cara. Aproveite toda a sua criatividade e abuse das inovações!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Nós o incluímos em uma postagem em Kamila Artesanatos, se for da sua vontade participe do nosso blog, e também nos ajude a crescer, sempre que precisar estaremos a disposição!

    Kamila Soares 26 de julho de 2013 4:31 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *