Chinelo Trabalhado com Fita

Quem não gosta de um bom par de Havaianas? Há quem tenha vários modelos e cores. Afinal de contas é o chinelo mais fashion do Brasil. Não só do Brasil, porque a Havaianas faz sucesso em vários outros países. Agora imagine que o seu par de Havaianas pode ficar ainda mais lindo e o melhor, exclusivo ou se preferir, pode se tornar uma fonte de renda. Como? Incrementando, decorando o par de chinelos. A seguir, vamos ensinar como transformar as suas Havaianas, fazendo um chinelo trabalhado com fita. É bem fácil e rápido de fazer. Confira!

Confira o Material Necessário

  • 1 par de chinelos Havaiana – também serve modelos parecidos, como por exemplo, Ipanema. Porém, o ideal é que a sola seja de cor única.

  • Tecido na cor da sua preferência para encapar as correntes.

  • Fita da sua cor preferida para encapar o par de chinelos.

  • Para fazer o chinelo trabalhado com fita: tesoura, cola universal e tecido.

Veja Como Fazer:

1- O primeiro passo é fazer a retirada da alça de cada um dos chinelos. Não é difícil de tirar, as partes que estão na sola são encaixadas. Tem que ter cuidado para não quebrar. O melhor é fazer a retirada com as mãos, sem a ajuda de nada para não danificar as tiras.

2- Depois de retirar as tiras dos chinelos, pegue o tecido, coloque uma de cada vez sobre ele do lado avesso e com a ajuda de um lápis preto, risque o molde, envolta. Dando um espaço suficiente, pois será necessário envolver a tira com o tecido e depois colar as pontas. Isto é, ele deverá fechar.

3- O próximo passo é fazer um molde para a sola de cada pé do chinelo. Tem que ser do tamanho perfeito, sem deixar sobra nas laterais.

4- O passo número “3” você pode pular se quiser colocar a fita diretamente nas tiras do chinelo. Porém, com o tecido, o acabamento fica melhor e pode deixar mais volumoso.

5- Passe a cola sobre toda a parte de cima da sola, espalhe bem para que não se criem bolinhas. Coloque o tecido, o molde da sola e alise suavemente para ficar bem colado e esticado sobre o chinelo.

6- Antes de continuar encapando o seu chinelo Havaianas espere que o tecido sobre a sola esteja bem seco. Você pode neste meio tempo, deixar secando e ir trabalhando nas tiras.

7- Se você vai encapar as tiras com tecido e depois passar a fita, o primeiro passo é passar cola em cada uma delas, sempre observando a quantidade, nem demais e nem de menos. Cole o tecido, com as partes se fechando para baixo. Deixe secando para continuar trabalhando.

8- Agora que as duas tiras estão encapadas com tecido e que a sola também está encapada com tecido é hora de trabalhar com o chinelo e a primeira coisa a fazer é montá-lo novamente. Tendo certeza que o tecido está bem colado e tudo está seco, coloque com cuidado, as tiras no lugar.

No tecido já colocado na sola será necessário fazer os buracos para passar as tiras e encaixá-las novamente.

9- Sobre a cola é importante que ela seja adequada para colar o tecido na borracha. Qualquer cola, pode até num primeiro momento funcionar, mas depois, vai descolar rapidamente e todo o seu trabalho terá sido em vão.

Outro detalhe é que algumas pessoas preferem não encapar a sola porque o tecido fica sujo com mais facilidade e é mais difícil de limpar do que a sola de borracha. O que não tira o charme do trabalho, que terá as tiras cobertas com fita e ficará lindo do mesmo jeito.

Um outra dica para espalhar como se deve a cola é usar um pincel na hora de aplicá-la. Espalha melhor e fica na quantidade certa evitando bolinhas.

10- Na hora de trabalhar com as fitas, comece pela parte de baixo, de cima para baixo e comece a circular em toda a extensão da tira. O ideal é usar uma única fita e fazer todos os dois lados da tira. O acabamento também deverá ficar para parte de baixo, onde será colada a ponta da fita. Não deixe sobrando uma ponta muito grande para evitar que ela fique machucando o peito do pé.

11- Por último você pode fazer um acabamento no seu chinelo trabalhado com fita. A flor de fuxico é uma alternativa muito usada e dá um toque todo especial. Normalmente, ela é colocada em uma das tiras. Porém, você poderá usar outras alternativas, um pingente, por exemplo, ou pode fazer antes de colocar a fita, um bordado, com o seu nome escrito, por exemplo.

Dicas:

  • Se você quiser um acabamento ainda mais perfeito, poderá colocar a fita passando pela sola do chinelo. Com as tiras enfiadas normalmente, pegue a fita e com a ajuda de uma tesoura coloque a parte para dentro, fazendo com que ela se enrole na “bolinha” do acabamento da tira. Desse ponto você começa a fazer o trabalhado com a fita sobre a tira, sem parar, até terminar do outro lado. Lá usa a mesma técnica para passar a fita e depois de um nó, cole a parte que sobrou na sola. Lembrando que se a cola não for ideal o trabalho não ficar bem feito ou estragará em pouco tempo.

  • Se não quiser usar pingente ou fuxico como acabamento, uma outra alternativa é aplicar uma fita mais fina sobre a fita que foi usada para encapar as tiras. Basta colar de ponta a ponta de um lado e de ponta a ponta de outro lado.

  • Se quiser fazer um chinelo bem divertido, pode usar duas cores de fita e misturá-las. Uma parte com uma cor e outra com outra cor.

  • Uma outra forma de fazer acabamento no seu chinelo trabalhado com fita é aplicar glitter. É muito simples, basta passar colar e espalhar sobre a fita depois de colada nas tiras.

  • Agora é só escolher o seu acabamento preferido e deixar o seu chinelo ainda mais bonito.

No Brasil é praticamente impossível encontrar alguém que não utilize chinelo. Os chinelos Havaianas e Ipanema são os mais conhecidos aqui e apesar da grande popularidade, muitas pessoas customizam seus chinelos com diferentes acessórios.

Os chinelos trabalhados com fita podem ser feitos por qualquer um, ou então adquiridos em locais que trabalham com esse tipo de artesanato. Pode-se utilizar fitas de cetim em conjunto com outros itens como flores de fuxico ou outros acesssórios de metal. Confira!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *