São encantadoras as caixas decoradas com tecidos, são vários os modelos, elas servem para que você as faça no sentido de tê-las para que guarde suas coisas, tudo no seu devido lugar e deixando seus armários divinos, suas prateleiras maravilhosas com suas caixas a enfeitá-las.
Elas servem para que você guarde suas miudezas e também para que decore todos os seus ambientes, principalmente os quartos, banheiros até mesmo na sala você poderá colocá-las, é claro que para cada ambiente você poderá mudar o estilo da decoração de cada caixa.
Bem, para que você possa fazer as suas próprias caixas é bastante simples, ou você compra as caixas de papelão ou então as produz, comprando papel panamá que é um papel parecido com papelão, bastante firme e mais delicado que o papelão normal. E outro detalhe importante, você poderá fazê-las quadradas, oval, retangular e do tamanho que necessitar.
Providencie os tecidos, todos em algodão que te facilite ao verificar onde está o direito e o avesso do tecido; primeiro, tire as medidas da caixa, se quadrada for, tire o comprimento e a lateral e uma única tira, depois passe cola cascorez de rótulo azul, é a única cola que deixa perfeito seu trabalho; com um pincel vá passando a cola e esticando-a muito bem, passe na lateral da caixa uns 10 cm, coloque o tecido já cortado de acordo com o tamanho da lateral, deixando 3 cm com a dobra para dentro da caixa e 3 cm com a dobra debaixo da caixa.
Em seguida, vá esticando o tecido até onde passou a cola, depois vá passando mais cola e esticando bem mais uns 10 cm, vá esticando o tecido sobre a cola já esticada, e vá repetindo o processo até chegar à outra ponta, colando o final do tecido sobre a ponta que foi iniciada, depois, passe a cola por dentro 3 cm e faça uns cortes para que quando virar o tecido, ele seja assentado e colado perfeitamente, e assim também para baixo da caixa, o mesmo procedimento.
Corte uma tira de tecido do mesmo comprimento da lateral da tampa, de largura que ela atinja uns 3 dedos para o meio da tampa, passe a cola por dentro e coloque o tecido esticando as laterais e o excedente, vá dobrando, dando um efeito de franzido, passando a cola franzindo o excesso de tecido e colando sob a tampa, vai te dar não só um efeito de franzido como ele ficará franzido.
Corte um tecido que cubra o que falta no meio da tampa e cubra o término do tecido franzido, só que abaixo deste pano, para ser colado, você terá que acrescentar uma cartolina para que dê um acabamento melhor.
Na borda, jogue para fora da tampa e cole, depois corte um tecido do tamanho da tampa, em cima sempre com 3 cm a mais, passe a cola sobre a tampa, estique-a e coloque o tecido, passe a mão e vá esticando bem o tecido até virar na borda da tampa, corte uma tira de tecido da largura da virada da tampa (borda), cole uma cartolina, depois cole neste virada da tampa.
Embaixo da caixa também corte um tecido do tamanho de todo o fundo deixando 3 cm a mais para que vire como se fosse uma barrinha, e depois de colada essa barra com cola de tecido, você irá colar na caixa, cobrindo todo o fundo externo.
Meça novamente um tecido do tamanho de toda a volta da caixa e a altura da mesma, faça uma barra de 3 cm colando com cola de pano, depois cole o fundo e a lateral, fazendo um saco, vá colando essa beira que foi feita a barra na caixa bem em cima rente à borda, este saco ficará solto na caixa, arrume-o direitinho assentando-o dentro da caixa, ele será o forro da caixa.