O cachecol é um acessório muito usado durante o inverno por homens e mulheres, ele tem o objetivo de nos esquentar e também de complementar nosso visual, pois conferem um charme todo especial nos looks de inverno. Com certeza o cachecol é um acessório em que vale a pena investir seu dinheiro e também seu tempo se você resolver fazer um pessoalmente, pois ano após ano os cachecóis permanecem na moda, principalmente nos estados do sul onde o clima é mais frio. Os cachecóis acompanham as tendências da moda, mudando seu estilo, suas cores e adotando as texturas da moda, porém eles permanecem sempre firmes. Para quem quer fazer seu cachecol existem muitas receitas em revistas especializadas e também na internet, contudo um modelo que está fazendo muito sucesso é o cachecol multiderecional.
Como Usar o Cachecol
Os cachecós podem ser encontrados nas lojas de departamentos e também nas lojas especializadas em comercializar peças artesanais em diversos modelos, cores, comprimentos e larguras, e de acordo com estas características eles podem ser utilizados de maneiras diferentes. Normalmente os cachecóis são usados com amarrações, mas existem outras formas de utilizar o cachecol, que além de aquecer o pescoço dão um charme a mais no visual, outros são usados fazendo duas voltas no pescoço, uma bem próxima de forma que as pontas fiquem caídas. Também tem se visto muito o uso de cachecóis compridos enrolados, como se fossem um grande colar. Faz-se uma volta no pescoço, não muito próxima, e com as pontas vai se contornando essa volta, enrolando as pontas no próprio cachecol. Fica como se fosse um colar bem largo. Um efeito bonito e ousado. Outros ainda dobram o cachecol ao meio e passam as pontas por dentro da dobra, fazendo com que estas caiam juntas.
Fazendo seu Próprio Cachecol
Os cachecóis podem ser feitos de lã tecido, de crochê ou ainda de tricô, que é a técnica artesanal mais comum para se fazer cachecóis e mantas. Normalmente o cachecol ou a manta é a primeira peça que se faz quando alguém aprende a fazer tricô, porque é uma peça reta, não precisa fazer diminuições nem aumentos, é so colocar os pontos na agulha, de acordo com a largura que se deseje fazer o cachecol, que pode ser de 40 até 60 em média, e depois é só seguir tricotando no ponto escolhido que normalmente é ponto gaita, ou seja, um direito e um avesso, ou aquele ponto que a gente faz sempre a malha, dos dois lados. a vantagem desses dois pontos é que assim o cachecol não enrola nas pontas, o que pode acontecer se a gente escolhe outro ponto.
Cachecol Multidirecional
O cachecol multidirecional é um cachecol feito de tricô, muito bonito, mas com certeza uma peça para ser feita por pessoas que tenham mais experiência em tricô, pois exige conhecimento para diminuir e aumentar fazendo com que formem os triângulos, que vão dar o efeito multidirecional. Na internet você encontra muitas receitas passo a passo desse cachecol, que transcrevemos abaixo para você copiar, e se preparar para esperar o inverno, muito charmosa.
Receita do Cachecol Multidirecional (Copiada da Internet)
Material Utilizado:
- 1 novelo a 2 novelos de lã da sua prferencia.
- Ag. Tricô com número compatível a lã escolhida.
Pontos:
- Tricô, mate simples (tire um ponto sem fazer, 1 tricô passe o ponto sem fazer por cima do tricô).
Execução:
- Colocar 2 pontos na agulha, 1ª carreira: 1 tricô, 1 laço, 1 tricô.
- 2ª carreira: 1 tricô, 1 laço, 2 tricô.
- 3 ª carreira: 1 tricô, 1 laço, 3 tricô. Continuar aumentado 1 ponto em todas as carreira até obter 22 pontos.
- 1 aumento no 1º ponto, 1 mate simples, volte (vire o trabalho e trabalhe os pontos em tricô)todas as carreira de volta em tricô.
- 1 aumento no 1º ponto, 1 tricô, 1 mate simples, volte
- 1 aumento no 1º pontos, 2 tricô, 1 mate simples, volte
- 1 aumento no 1º pontos, 3 tricô, 1 mate simples, volte
- Continuar fazendo o aumento no 1º ponto e tricô até terminar os pontos do triangulo anterior.
- 7- Começar novamente os aumentos e os mates simples como nas carreiras anteriores, até atingir o comprimento desejado para o cachecol.
- 8- Ultimo triângulo (para ficar com o acabamento quadrado), trabalhe esse triângulo como os anteriores até ter o mesmo nº de pontos nas 2 agulhas (metade em cada uma).
- Volte em tricô normalmente, arremate 1 ponto.
- Continuar a carreira até a metade 1 mate simples volta, mais uma diminuição.
- Continuar a carreira até a metade 1 mate simples.
- Continuar dessa maneira até terminar os pontos.
- Corte o fio e passe pelo elo do ponto.