Todas as pessoas que tem bijuterias sabem que as peças exigem um determinado cuidado, devem ser guardadas de forma correta a fim de que sua vida útil dure o que o fabricante informa. No entanto, nem todas as pessoas tem o cuidado e o zelo de guardar suas bijuterias e joias da maneira correta e acabam ficando sem o acessório quando mais precisam.
Se você é uma dessas pessoas que nunca se preocupou em guardar as peças de forma correta, veja a seguir o porquê dessa recomendação e algumas formas de guardar que são bem simples de fazer e baratas.
As Bijuterias
Antes de sair falando das recomendações que se devem ter com as bijuterias, vamos ver o que podem ser consideradas bijuterias, o que são as semi joias e as joias, afinal cada uma exige um tipo de cuidado.
Segundo o que contam os historiadores, as bijuterias surgiram na tentativa de substituir e/ou imitar as joias que somente os nobres poderiam usar, afinal somente eles tinham acesso ao o ouro, a prata e as pedras preciosas. No entanto, vaidade sempre foi vaidade e com o desejo de ficarem tão bonitas e chamativas como as mulheres dos nobres, começou-se a fabricar peças em ligas de metal (bronze, cobre, níquel) e utilizar pedras semipreciosas.
Porém, com o tempo as bijuterias deixaram de serem cópias e passaram a serem criações feitas em vidro, miçangas, plásticos, linhas e outros materiais mais baratos. Foi somente depois disso que o ramo da bijuteria cresceu absurdamente, afinal ele deixou de imitar, passou a ditar moda, continuou sendo um acessório, sendo um adereço do corpo, porém com custos e preços muito mais baixos que a joias.
Dicas para Conservar sua Bijuteria
Já vimos que as bijus são mais delicadas que as joias e precisam de cuidados especiais, que tal ver algumas dicas de como preservar suas bijus e as joias por mais tempo?
- Evite passar produtos no corpo quando estiver com sua bijuteria, seja ele um creme hidratante, um perfume ou qualquer tipo de cosmético;
- Não tome banho, evite lavar as bijuterias e também não durma com elas;
- Tenha cuidado para não causar choques ou atritos que venham a danificar a suas bijus;
- Da mesma forma que suas bijus não podem entrar em contato com cosméticos, pois escurecem as peças, evite a todo custo o contato com produtos químicos, desde álcool, shampoo a tintura para cabelos
- Em hipótese alguma tome banho com suas bijuterias, seja no chuveiro, banheira, praia ou piscina, o contato com a água estraga as peças;
- Vale ressaltar que para quem mora em cidades do litoral, o cuidado deve ser triplicado, afinal as peças ficam enferrujadas mais rapidamente por conta da maresia;
- Para limpar, utilize somente uma flanela macia seca, relembre a dica de não usar produtos químicos;
- Lembre-se de manter sempre longe das crianças;
- E para guardar, sempre em um local seco e arejado, longe do calor, do sol e da umidade, também se deve guardar em uma caixa ou em saquinhos de tecidos separados, dessa forma suas peças não ficarão arranhadas ou danificadas.
Já que falamos dos saquinhos de tecido que tal aprendermos a fazer esses saquinhos para cada peça. Os saquinhos podem ser personalizados, feito com um tecido mais chique ou mais simples, quer aprender? Veja como confeccionar a seguir.
Aprendendo a Fazer um Saquinho ou Bolsinha Para Colocar a Bijuteria
Essas bolsinhas para guardar bijuterias e joias são extremamente fáceis de serem feitas e existem vários modelos que podem ser feitos, e você claro que pode dar seu toque especial, que tal aprender a fazer? Veja a seguir o que você irá precisar:
Material necessário:
- Papel ofício, couché ou papelão (para fazer o molde);
- Tesoura;
- Fitilho, cordoné, fio encerado ou corrente;
- Lápis ou caneta para tecido;
- Tecido (o que você preferir, pode ser retalho);
- Agulha de bordar e linha;
- Perfurador pequeno (não é obrigatório)
- Enfeites (a seu critério).
Modo de fazer:
Pegue o papel ofício, couché ou mesmo o papelão (dê preferência para o papel mais duro, facilitará seu trabalho na hora de desenhar no tecido), se você tiver a habilidade para desenhar um círculo perfeito faço-o, se não tiver, não se preocupe utilize um copo ou algo redondo que você possa desenhar no papelão.
Depois que o molde estiver pronto, pegue o tecido que você escolheu, pode ser um retalho ou restos de tecido que tenha em casa, mas se quiser compre feltro, por ser mais grosso ele protege mais. Pegue o lápis ou a caneta própria para tecido e com o molde desenhe um círculo no tecido, com o auxilio da tesoura corte-o.
Para facilitar seu trabalho, use o perfurador para fazer o furo por onde deve passar o cordoné, a corrente ou o fitilho, caso tenha habilidade pode fazer com uma tesoura ou uma agulha de crochê mais grossa.
Para fazer um acabamento, se você tiver uma máquina de costura que tenha o ponto de overloque, assim o tecido não desfiará. Por outro lado, caso não tenha a máquina, faça um espécie de bordado na beirada do tecido, o ponto é quase um nó, fica um charme e um detalhe lindo.
Agora que já está quase pronto é só colocar o fitilho (corrente ou cordoné) pelo buraco e puxar, quando fizer isso o círculo passará a ser um saquinho e estará pronto para uso. Os enfeites podem ser colocados com cola quente e/ou agulha, caso queira, lembre-se de fazer um saquinho para cada bijuteria, assim você não se preocupará com elas se enroscando ou arranhando.
Se quiser outras dicas, procure revistas de artesanato, elas são cheias de ideias e mostram o passo com fotos, também pode procurar por vídeos que também ensinam como fazer e por último sites e blogs de artesanatos que lhe mostrarão que com muita criatividade pode fazer lindas sacolinhas para as suas bijuterias.
Não tenha medo de ousar e criar, e deve-se ressaltar ainda que você pode vender para as suas amigas as bolsinhas e incrementar a renda de casa.