Sabe aquela hora em que você atende ao telefone, precisa anotar um recado para alguém e não encontra nenhum papel próximo? São nesses momentos que percebemos o quanto faz falta um bloquinho de anotações. Dispostos próximos à mesa ou estante onde fica o telefone, dependendo do acabamento, podem até mesmo dar um toque decorativo no ambiente.
Trata-se de um produto que é extremamente útil e, dependendo das cores, estampas e materiais escolhidos, agradam a pessoas de todas as idades e de ambos os sexos, já que sempre temos necessidade de anotar algum número de telefone, site, e-mail, ou outra informação importante.
Para você que trabalha produzindo e vendendo produtos artesanais, oferecer para os seus clientes modelos diferenciados de bloquinhos para anotações pode colaborar e muito no aumento das vendas.
Além de chamarem a atenção pelo colorido de suas capas, têm preço acessível para a maioria da clientela, em especial para quem circula nas feiras de artesanato situadas em locais onde há grande fluxo de pessoas, que vão e voltam do trabalho. Elas costumam lembrar que precisam comprar uma lembrancinha para a mãe, amiga, namorada, etc, sem precisar gastar muito.
Com a proximidade do Dia das Mães, a segunda data comemorativa mais lucrativa para o comércio depois do Natal, é hora de começar a preparar um novo estoque de produtos para oferecer aos seus clientes, como por exemplo, bloquinhos de anotação decorados com tecidos.
O custo com o material para elaborar os produtos é muito baixo, podendo até mesmo reaproveitar retalhos e sobras de tecidos de outros trabalhos. Esse produto também pode ser oferecido aos seus fregueses como lembrancinhas de chá de bebê, aniversários, entre outros. No Blog “Como Fazer Artesanato”, existe um passo a passo bem explicativo sobre como fazer um bloquinho de anotação decorado em tecido:
Você vai precisar de um retalho de tecido com as medidas de 22 centímetros por nove centímetros. Na sequência, em cada lado, meça 10,5 centímetros, procurando deixar um centímetro para fazer o vinco utilizando um estilete, fazendo uma dobra.
Em seguida, você deve cortar uma tira com o mesmo tecido para encapá-lo na parte interna da capa do bloco. Na sequência, encape o lado de fora, aplicando cola branca com um pincel, com o cuidado de dispor sempre 1,5 centímetro de tecido extra no lado de dentro da capa do bloquinho. Vale lembrar de que você deve colar as sobras no interior da capa.
Importante ressaltar de que você não deve exagerar na quantidade de cola, para que o tecido não se molhe. Na sequência, determine qual dos lados interno de seu bloquinho pretende encapar completamente, usando um pedaço do retalho do tecido que sobrou.
A parte da capa que não recebeu forração de tecido receberá o bloquinho de papel avulso, comprado em papelarias, cuja capa deve ser colada acima da de tecido. Para finalizar, cole uma fita de cetim, procurando deixar que fique uma sobra de cada lado, pois servirão para dar acabamento à peça, já que você vai fazer um lindo laço com as duas pontas.
As fotos do passo a passo desse bloquinho de anotação decorado com tecidos podem ser conferidas no Blog “Como Fazer Artesanato”, no link: http://comofazerartesanato.blogspot.com.br/2011/09/pensando-em-fazer-algo-diferente-para.html