Você provavelmente já viu uma imagem plana que apresenta perspectiva, profundidade e alto relevo. Esse efeito é resultado do que se chama de técnica de pintura francesa, trata-se de uma maneira de fazer com que uma imagem se torne mais realista ganhando uma beleza singular. Não é toda imagem que pode ser trabalhada com base nessa técnica, geralmente ela é aplicada para a decoração de bandejas, caixas, quadros entre outros itens inclusive em peças de MDF.
Pintura Francesa: O Que é?
Como mencionado acima à pintura francesa é uma técnica que se baseia em dar mais realismo para uma imagem plana oferecendo a ela profundidade e perspectiva. Os contornos das figuras são um destaque, um dos pontos que permitem essa sensação de que as imagens estão saltando da superfície.
Para a obtenção desse efeito de volume geralmente se usam seis cópias de uma mesma imagem. Porém, dependendo da quantidade de detalhes que a imagem possua é possível usar mais ou menos cópias. Quanto mais detalhada for a imagem mais cópias serão necessárias para um resultado mais interessante. A imagem é dividida então em três camadas sendo uma de fundo, outra de meio e a de primeiro plano. Há camadas intermediárias entre as camadas principais.
Origem da Pintura Francesa
Apesar da técnica ter recebido o nome de pintura francesa tem origem que remonta a Antiga China. O povo chinês foi o primeiro a usar sobreposição para criar trabalhos artesanais, contudo, eles aplicavam essas imagens em móveis que na sequência recebiam a aplicação de uma camada de verniz. Hoje em dia esse tipo de peça é chamada de móvel laqueado.
O papel dos franceses nessa história foi o de usar recortes de figuras em camadas para que se chegasse a um resultado com mais volume. O sucesso das imagens planas com perspectiva e profundidade foi tão grande que não demorou para que da França chegasse a outras nações como Holanda, Espanha e inclusive a América do Sul. Hoje em dia essa técnica é reconhecida por sua beleza ímpar em todo o mundo.
Pintura Francesa e Técnica 3D: Qual a Diferença?
Relevo e profundidade conferem as imagens de pintura francesa um visual 3D, o que faz com que muitos confundam ambas, porém, são técnicas distintas. A técnica 3D consiste numa sobreposição de uma mesma imagem, normalmente são usadas 3 folhas. Dessa forma não se chega ao mesmo realismo que a pintura francesa permite, ela cria movimento para a figura atribuindo maior quantidade de detalhes. O desenho criado com essa técnica ganha maior realismo.
Como Utilizar a Técnica de Pintura Francesa
Para quem se interessou em começar a criar suas próprias imagens com a técnica de pintura francesa é interessante conferir as dicas que listamos abaixo.
Materiais Necessários
Os materiais necessários para aplicar a técnica de pintura francesa a uma imagem são:
- – Base para corte;
- – 5 folhas iguais;
- – Estilete de corte de precisão;
- – Bisnaga de silicone;
- – Placa de found board;
- – Régua de metal;
- – Tesoura de precisão;
- – Manta para bolear;
- – Cola spray;
- – Relevo incolor 3D.
A Técnica
Basicamente a pintura francesa consiste em fazer a sobreposição de uma imagem em várias camadas, o ideal é ter pelo menos 5 cópias da mesma imagem para iniciar o trabalho. Essa imagem deverá ser usada totalmente para a criação da sua primeira camada. A placa de found board usada deve 5 cm a mais que a figura, use cola para uni-las.
A figura deverá ser separada para cortar em etapas, já na segunda etapa é necessário que a moldura fique e seja trabalhada com a parte interna. A placa seguinte deve ser colada na placa que a antecede. Ao chegar a quarta figura é necessário que você exclua as figuras que foram usadas até o momento e para na sequência recortar as figuras seguintes.
Sobre a manta do lado avesso é necessário ter feito o bolear da imagem escolhida. Use então a cola de silicone sobre a terceira camada. Para finalizar a última camada escolha somente as imagens que aparecem em destaque no desenho. Mais uma vez será necessário fazer o bolear, contudo, o silicone deverá ser passado na parte de trás para que a última camada seja colada na anterior, ou sejam a quarta na quinta. Geralmente leva 12 horas para secar, aplique sobre o relevo incolor.
Fique atento que somente se pode passar para a camada seguinte quando a anterior já está totalmente seca. Você pode usar bandejas de isopor para realizar essa técnica e conte com um estilete bem afiado para que o corte seja feito corretamente. Lembre-se também que é a prática que leva a perfeição então dedique algum tempo a se especializar.
Gostou dessas dicas de como fazer a técnica de pintura francesa?