O artesanato, além de ser uma atividade extremamente prazerosa, pode ser fonte de uma renda extra. Você pode criar as suas peças e vendê-las em feiras ou mesmo sites especializados em peças feitas à mão.
No post de hoje você vai aprender a fazer um lindo chaveiro de flor, uma peça que, inclusive, pode ser oferecida como lembrança em aniversários e outros tipos de festas. Continue acompanhando e veja o passo-a-passo.
Material Necessário:
- Pistola com cola quente
- Retalhos de tecido nas cores desejadas (se quiser, poderá combinar um retalho estampado com outro liso)
- Sianinhas
- Parte metálica do chaveiro do tipo mosquetão (facilmente encontrada em lojas de aviamentos)
- Um botão
- Tesoura
- Agulha de costura
- Linha (escolha a linha na mesma cor do tecido)
Como Fazer:
Passo 1: Faça três flores de fuxico no modelo com pétalas. Se desejar, faça uma em tecido estampado e outra em tecido liso. É importante que cada uma tenha 1 cm de diferença em relação à outra. Resumindo, você fará uma flor pequena, uma média e uma grande.
Passo 2: Faça dois fuxicos no modelo simples, sem pétalas, um será o miolo da sua flor e o outro a base para montagem, por isso faça em um tamanho proporcional ao escolhido para as outras peças.
Passo 3: Pegue dois pedaços de sianinhas com o dobro da medida que deseja que fique o a fita do mosquetão do seu chaveiro. O ideal é que essa fita tenha cerca de 10 cm. Então, dobre as sianinhas e enfie o mosquetão. Reserve.
Passo 4: Agora é hora de começar a montar a sua flor. Pegue o fuxico menor que fez no modelo simples para a base, ou seja, o verso do chaveiro. Com cola quente, fixe a flor maior.
Passo 5: Cole a ponta da fita feita com as sianinhas e o mosquetão no centro da flor grande, no lado contrário da base.
Passo 6: Agora é hora de fixar a flor média, também com cola quente. Sempre que aplicar a cola, aperte bem para que fique bem presa.
Passo 7: Cole a flor menor por cima repetindo o mesmo procedimento das anteriores.
Dica: É interessante criar um efeito com as camadas de flor, de modo que as pétalas fiquem desencontradas e todas estejam visíveis.
Passo 8: Finalize colando o miolo de fuxico no centro da flor. No meio dele, coloque um botão para deixar a peça ainda mais charmosa. O ideal é fixá-lo utilizando linha e agulha para dar um efeito mais bonito e não correr o risco de descolar com facilidade.
Está pronto um lindo chaveiro que pode ser utilizado para colocar chaves ou também para pendurar em bolsas.
Sugestão:
Se desejar um modelo de chaveiro tradicional para colocar chaves, basta substituir a fita de sianinhas e o mosquetão por aquele outro modelo de peça em formato redondo. Esse estilo de material para chaveiro também é facilmente encontrado em lojas de aviamentos ou especializada em artesanato.
Nesse caso, monte sua flor pulando a parte da fita de sianinha. Para fixar a corrente você tem duas opções:
1 – Utilizar uma corrente um pouco maior e fixá-la no centro do miolo do verso, antes de colá-lo.
2 – Costurar a corrente em uma das pétalas da flor grande. Nesse caso, costure com cuidado para que fique com um bom acabamento e bem seguro.
Ola gostaria de saber onde que tem o molde das florzinhas e da joaninha?
AMEI A IDEIA E GOSTARIA TAMBÉM DE SEBER COMO FAÇO PARA OBTER O MOLDE DAS FLORZINHAS….
quero muito os moldes,com faço?
Olá, adorei a ideia do chaveirinho, poderia mandar os moldes, minha filhinha faz aniversário dia 19/08, quero aproveitar a ideia e fazer.
Parabéns
Rosane
Olá, amei o chaverinho e a joaninha, gostaria de obter os moldes …
Olá…
Gostaria dos moldes dos chaveiros da flor e da joaninha…achei lindos e práticos!!!!
Mto. obrigada.
sou cadeirante e meu maior sonho e de ganhar uma revista para aprender a fazer artezanato acho lindo seu trabalho eu gostaria muito de ganhar uma revista para aprender a fazer e m ajudar no meu orsamento fico aguardando sua respota bjos
Se9ries para Baixar Ole1 Gleyston, verificando aqui, vi que o arqviuo este1 sem som a partir do minuto 36:50 (ou seja, um total de quase 4 minutos), mas ne3o temos como corrigir porque ne3o fomos nf3s que ripamos o arqviuo. Ale9m disso, ne3o deve atrapalhar a compreense3o da histf3ria.