Com o friozinho chegando, bate aquela vontade de tomar um chá bem quentinho à tarde e até antes de dormir. É a cara do inverno. Há também quem goste de um chá bem geladinho, no verão. Os chás são bebidas muito antigas, e que agradam o paladar de muitas pessoas.
No post de hoje, vamos nós vamos ensinar como se faz uma linda caixa de chá de MDF tipo caixa de chá Twinings pra você presentear alguém, para você mesma ou até para vender e ganhar um dinheiro extra. São caixinhas muiti lindas e decoradas, que dão um charme a mais aos seus chás.
Confira abaixo:
Materiais Necessários:
• 1 caixinha de MDF com seis divisórias, medindo 23 cm de comprimento, 19 cm de largura e 8 cm de altura;
• Lápis de escrever;
• Tinta PVA preta e branca;
• Quatro folhas de scrapbooking-dupla face com a estampa da sua preferência;
• Cinco puxadores de madeira, que serão pezinhos também;
• Régua;
• Papel toalha ou paninho para ajudar na colagem do papel;
• Cola;
• Pincéis laranja números: 4, 16 e 22, com cerdas chinesas,
• Fita de cetim de 3 cm de largura na cor a sua escolha.
Passo a Passo:
Comece pintando a caixinha por dentro e por fora com a tinta PVA preta, usando o pincel de número 16, nas partes em que não será usado o papel scrapbooking. Pinte também um pouco além da área, pois ajuda na finalização da sua colagem.
Em seguida, é hora de medir e recortar o papel scrapbooking para forrar do lado de dentro da caixinha. Siga as medidas abaixo:
• Dois pedaços na medida 17×21 cm, que serão usados na tampa e no fundo da caixinha;
• Dois pedaços na medida 5×21 cm, que serão usados na lateral (fundo e frente), na parte inferior;
• Dois pedaços na medida 2×21 cm, que serão usados na lateral (fundo e frente), na parte superior;
• Dois pedaços na medida 2×17 cm, que serão usados nas laterais, nos lados da caixa, na parte superior,
• Dois pedaços na medida 5×17 cm, que serão usados na lateral, nos lados da caixa, na parte inferior.
Para que a colagem fique bem-feita, é importante passar um pouco de cola por toda a área onde o papel será colado. Espalhe bem a cola com um pincel, mas não exagere na quantidade de cola. Não pode ser em excesso. Após colar o papel, passe por cima o papel toalha ou o paninho para ajudar na fixação do papel, e evitar a formação de bolhas. Se ficarem rebarbas do papel, retire com uma lixa de unha. O acabamento fica muito bom.
Agora, é hora de recortar o papel que será usado na parte externa da caixa. Confira abaixo:
• Um pedaço na medida 18 x 22 cm, que será usado na tampa;
• Um pedaço na medida 5,5 x 23 cm, que será usado na parte d frente, na parte superior;
• Dois pedaços medindo 5,5 x 23 cm, que serão usados na frente, na parte inferior (lembrar de fazer o recorte das dobradiças – 2,5 cm);
• Dois pedaços na medida 2,5 x 19 cm, que serão usados na lateral da caixa, nos lados, na parte inferior;
• Um pedaço na medida 19 x 23 cm, que será usado no fundo da caixa;
• Um pedaço na medida 2,5 x 23 cm, que será usado no fundo, na parte superior (não se esquecer do recorte para as dobradiças – 2,5 cm);
• Dois pedaços na medida 5,5 x 19 cm que serão usados na lateral, nos lados da caixinha, na parte superior,
• Um pedaço na medida 2,5 x 23 cm, que será usado na parte da frente, na parte superior.
Para revestir as divisórias, use o mesmo papel que foi utilizado na parte de dentro, para que o visual fique contínuo. Você vai precisar das seguintes medidas:
• Dois pedaços de papel medindo 4,5 x 21 cm. Essa medida é para a madeira maior, que acomodará as duas menores.
• Quatro pedaços de papel medindo 4,5 x 17 cm, para usar nas duas madeiras menores.
Na hora da colagem, dê muita atenção para os recortes das divisões, onde as madeiras se encaixam. Se não for bem-feito, o acabamento não fica legal. Use a lixa de unha para dar o acabamento nessa área.
Use a fita de cetim para passar por toda a caixinha, nos cantos. Além de ficar bem bonito, também esconde alguma imperfeição que possa ter ficado na colagem.
Cole os quatro puxadores, um em cada canto da parte de baixo da caixinha, para servirem como pezinhos. Depois, cole o último puxador na parte superior da frente da tampa. Esse terá a função de puxador mesmo.
Para colar os puxadores, use uma boa quantidade de cola, mas não em excesso, para que não escorra. Quando já estiverem bem colados, e a cola já tiver secado bem, pinte-os com uma demão de tinta PVA preta. E está pronta a sua linda caixinha de chá tipo Twinings.
A Origem de Twinings
A história de Twinings teve início em 1706, quando o seu criador, Thomas Twining resolveu desafiar as convenções, e passou a vender chá. Na ocasião, só se bebia café. Por aí já dá para imaginarmos tamanha a ousadia desse visionário. Na ocasião, ele comprou a cafeteria de nome MasterTom’s Coffee House, que era bem localizada por sinal. Ela se encontrava entre a Cidade de Londres e Westminster.
Na época, as coffee houses eram lugares populares, onde pessoas se reuniam para conversar, para beber socialmente e até para uma reunião de negócios. Como a concorrência, na época, entre as coffee houses era bem acirrada, Thomas acabou se destacando ao comercializar chá, que era algo incomum na ocasião.
Além do mais, ele tinha amplo conhecimento sobre chás. Por isso, ele oferecia um produto de qualidade aos clientes. Naquela ocasião, as pessoas consideravam o chá um produto muito sofisticado e raro.
A reputação de Thomas Twining não demorou muito para crescer. E, como ele era conhecido por vender os chás mais finos, a alta sociedade londrina logo se interessou em servi-los nas salas de estar de suas casas.
Devido ao enorme sucesso, a marca logo começou a se expandir. No ano de 1717, Thomas comprou a casa da Rua Strand, número 216, que se tornou a loja famosa Twinings. Inclusive, ela existe até hoje. Certamente, essa loja foi a primeira a vender chás secos e também café no mundo.
A Rainha Vitória, em 1837, concedeu a primeira Autorização Real para chás à Twinings. E fez com que a marca se tornasse a fornecedora oficial da Família Real até os dias de hoje.
A Twinings pertence, hoje, à Associated British Foods. Hoje, mais de 300 anos depois da criação dessa famosa marca de chás, ela continua oferecendo produtos de alta qualidade e com um sabor inesquecível.
Conselhos de Stephen Twining Pra Um Chá de Qualidade
Abaixo, listamos alguns conselhos do herdeiro da 10º geração dos Twining, Stephen Twining, para que você possa tomar um chá ainda mais saboroso. Acompanhe abaixo:
- 1º – O chá: deve ser conservado em local seco, e longe de odores que possam atrapalhar o seu aroma e o seu sabor.
- 2º – A água: na hora de preparar o seu chá, use água fresca. Quando a gente ferve a mesma água mais de uma vez, ela acaba perdendo oxigênio, e isso compromete o sabor do chá.
- 3º – A temperatura: esse é outro ponto importante. No caso de chás pretos, a temperatura da água pode chegar até o ponto de ebulição, entre 95 a 100°C. No caso de chás verdes, depois que a água ferver, o aconselhado é esperar até que ela esfrie antes de começar a infusão do chá.
- 4º – A xícara ou chaleira: o ideal é que sejam de cerâmica ou porcelana. Não podem ser de metal, pois altera o sabor do chá.
- 5º – A quantidade: nos sachês de chás da Twinings estão a quantidade certa para uma xícara de chá. Dessa forma, para cada xícara a ser preparada, é preciso usar um sachê.
- 6º – O tempo: outro ponto muito importante. O tempo certo para cada sabor de chá está indicado na embalagem do produto. O tempo pode variar de 2 a 5 minutos.
- 7º – Servir: o chá deve ser servido assim que for preparado. O mesmo não deve ser deixado mais de 10 minutos no recipiente onde foi preparado.
- 8º – Leite ou açúcar: antes, era comum adicionar leite nas porcelanas antes de receberem o chá, para que não fossem danificadas. Porém, os chás puros são ótimos para serem apreciados sem a necessidade de adicionar açúcar ou leite. No entanto, essa é uma questão particular, e cada pessoa deve consumir da forma que mais lhe agrada.
- 9º – Quando beber: todos os chás e infusões da Twinings podem ser consumidos a qualquer hora do dia. Porém, os chás pretos e verdes contém cafeína. Por isso, o seu consumo durante o dia é mais indicado. Um exemplo de infusão para tomar à noite é de Camomila, Mel e Baunilha.