Aposto que muitos de nós já fomos premiados com manchas diversas de alvejantes em roupas, especialmente aquelas que mais gostamos, que são quase como se fossem peças de estimação. O que muitos não sabem é que o alvejante também pode ser usado para pintar roupas.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=INJCwtIGol8[/youtube]
Como Pintar Com Alvejante
Para quem não sabe, alvejante ou água sanitária é aquele produto de limpeza popularmente conhecido como Qboa (que é uma marca) e tem como principal objetivo alvejar as roupas, ou seja, deixá-los com aspecto mais branco e limpo. Além disso, esse produto ainda é usado na limpeza e na desinfecção de ambientes, como banheiros e cozinhas, já que é capaz de eliminar grande parte dos germes e bactérias.
O problema é que o alvejante, quando não usado somente em roupas brancas, pode manchar e colocar a perder as peças coloridas, e, para isso, não tem salvação, é perda total.
Mas aqui vamos ensinar a usar o alvejante de maneira consciente e criativa, transformando peças simples e sem graça em verdadeiras obras de arte. Para aprender a mudar suas roupas, veja as dicas abaixo.
Aprenda a Pintar Usando Alvejante
As técnicas que customizam peças de roupas são excelentes alternativas para renovar o armário e deixar aquelas peças que já foram bastante usadas com cara nova e tirá-las do fundo do armário. Uma forma simplificada de proporcionar uma cara nova à peça velha é por meio da arte.
A técnica usada nesse caso é bastante simples e, para isso, basta utilizar a criatividade para ter uma camiseta ou blusa descolada e personalizada. Para isso somente é preciso ter em mãos: uma blusa ou camiseta de coloração escura, preferencialmente usada, alvejante, pedaço de papelão, um borrifador, lápis, papel e estilete ou tesoura.
Passo a Passo
A primeira coisa a se fazer é por um tanto de alvejante diretamente no borrifador, completando com a mesma quantia de água limpa. Tome bastante cuidado ao manipular o material, já que o mesmo causa manchas nos tecidos. Portanto, deixe um lugar para confeccionar esse tipo de artesanato e não se esqueça de usar luvas.
- A forma de confecção da camisa é bastante fácil de ser feita.
- Depois de ter escolhido a camiseta de cor escura, recorte um pedaço do papelão em formato de retângulo para fazer a forração, para impedir que o alvejante passe para o lado de baixo da camiseta.
- Assim que você encontrar um desenho para deixar sua camiseta renovada, quer dizer que sua camiseta já pode ser iniciada. Lembrando que o desenho que você escolher deve ser vazado ou com detalhes que possam demonstrar uma maior diferença na gravura.
- Faça uso do borrifador para espirrar o alvejante sobre a peça de roupa. As gotículas que se espalharão proporcionarão um visual especial à coloração e o mais interessante é que as mesmas não têm uniformidade, assim fica um desenho mais descolado.
- Para terminar, não deixe que o alvejante aja demais no tecido, para que isso não comprometa a qualidade da roupa e o trabalho efetuado. Então, depois que a peça estiver na coloração requerida, deixe a camiseta dentro de uma bacia com bastante e lave logo depois. Assim que a peça estiver completamente seca ela estará pronta ser usada.
Mais Técnicas de Pintura em Tecido Usando Alvejante
As técnicas de artesanato podem ser usadas livremente e de acordo com a imaginação de cada um, e o alvejante ajuda bastante nesses momentos. Ele pode ser usado para fazer arte não apenas em camisetas, como aquelas que explicamos acima, como também em toalhas, guardanapos e em outras peças.
Materiais Usados
- Lápis Grafite com ponta de borracha
- Alvejante
- Pedaço de tecido para ser usado como rascunho
- Recipiente
Passo a Passo
- A primeira coisa a se fazer é colocar um pouco de alvejante dentro do recipiente e, usando a ponta de borracha do lápis, ir marcando o tecido de rascunho com alvejante.
- Depois que você achar que sua mão está suficientemente firme, já sabe que desenho fazer, pode passar para o tecido permanente.
- No tecido escolhido, seja ele qual for, procure ter em mente o desenho que vai traçar, sendo que os mais apropriados são aqueles que levam círculos como base, já que a ponta de borracha do lápis é circular.
- Lembre-se de colocar uma folha de papel no meio do tecido para não borrar a parte debaixo.
- Os desenhos feitos devem ter mais ou menos a mesma proporção, senão a imagem do todo não ficará muito boa e a peça toda pode se perder.
- Para que se tenha uma noção melhor de como montar os desenhos das peças, você pode acessar o site abaixo, e assim ver o passo a passo com as respectivas fotos.
http://www.dcoracao.com/2013/05/pintando-com-agua-sanitaria.html
Dica especial: Fique atento, antes de usar o tecido, seja ele camiseta ou pano de copa, lave toda a peça usando água e sabão e, depois, deixe a roupa de molho em água com um pouco de vinagre, para que o desbotamento da peça seja interrompido e assim você tenha uma maior proteção do tecido.
Dando Cara Nova a Seu Jeans
É possível se fazer um jeans ombré com uma peça de roupa colorida ou escura, deixando bastante moderno e lindo e usando, para isso o alvejante. É bem simples e muito prático de ser feito.
Materiais Usados
- Jeans colorido ou escuro, preferencialmente um short ou saia
- Estilete
- Tesoura
- Alvejante
- 01 Lixa para pé
Passo a Passo
- Tome uma peça, no caso em questão, short que tenha um tamanho que você goste, marque e meça usando um giz no lugar onde possa ser cortado. Lembre-se de cortar sempre abaixo do local que foi delimitado.
- Usando o estilete, bem afiado, faça cortes pequenos e um pouco de desgaste no jeans, usando a lixa para conseguir um desgaste divertido na barra. Repita todo o procedimento até conseguir o resultado pretendido.
- Molhe totalmente o short na água limpa. E, num recipiente de plástico ponha o alvejante e deixe que fique de molho somente uma partezinha da barra do short. Como a peça estará molhada com o alvejante, o desbotamento vai subir mais, dando o efeito ombré. Tire do alvejante até que a peça obtenha a coloração adequada.
- Logo que retirar do alvejante, ponha a peça para lavar e remova toda a água sanitária. Não se esqueça de colocar a peça um pouco na água com vinagre para interromper o clareamento.