O Que Se Passa Antes Do Verniz?

Artesanato

O artesanato pode ser considerado um hobbie para muitas pessoas, uma atividade talvez até mais secundária, no entanto, quando olhamos para a realidade do nosso país, fica muito claro que o artesanato é uma parte muito importante da economia brasileira. Um exemplo disso, são as milhares de feirinhas de artesanato que existem nas mais diversas regiões do Brasil, por mais que muitas pessoas talvez esteja passando por ali apenas no papel de turista, a partir daquele trabalho, daquela venda saem o sustento de muitas famílias, inclusive deveria até ser mais discutido como incluir a classe dos artesãos como um dos pilares econômicos do nosso país. Nesse momento muitas pessoas poderiam dizer que peças artesanais não são muito caras e que por isso talvez elas não gerem uma alta circulação monetária, no entanto, essa afirmação não está correta, uma vez que existe sim muitos segmentos do artesanato que possuem preços mais elevados, um ótimo exemplo disso é o trabalho com madeiras, principalmente o trabalho com madeiras para a confecção e produção de móveis, de esculturas, entre outros tipos de trabalho.

Artesanato é Arte

Artesanato é Arte

Esse artesanato com madeira tem um custo mais elevado, pois além do alto nível de conhecimento e dedicação que é exigido do artesão, os materiais também têm o seu custo que é alto. Devemos nos lembrar que a madeira é um produto que requer certificação, pois caso contrário não há como provar se a madeira é de fonte legal ou ilegal, as fontes ilegais são aquelas que causam desequilíbrio natural, devastação da natureza sem nenhum tipo de cuidado entre outras questões que são terríveis para o desenvolvimento sustentável. Além da madeira já ser um produto caro, é importante que o trabalho seja finalizado com materiais de qualidade, pois a vitalidade e a durabilidade da peça final dependem disso, não é mesmo? Por esses motivos esses trabalhos tem um custo superior. É preciso ainda fazer mais um adendo, pois o povo brasileiro tem um costume muito injusto de não valorizar o trabalho do artesão, considerar algo sem valor ou que não deveria ser cobrado, isso acontece também com outras profissionais, quem nunca viu uma pessoa reclamando do preço da mão de obra profissional? Vamos nos lembrar que por trás daquele trabalho bem feito tem uma pessoa que muitas vezes investiu em cursos, em profissionalizações, mas principalmente investiu seu tempo de vida e seus dias e noites em se aperfeiçoar no trabalho que ela está executando, então temos de valorizar sim, o preço da mão de obra é sim justo de ser pago.

Artesanato em Madeira

Já que entramos na questão do artesanato de madeira, saiba que essa é uma das mais trabalhosas modalidades do artesanato e que requer muito tempo, dedicação e atenção do profissional, por isso falamos tanto em valorização por aqui, mas não é só isso, há muitos detalhes a serem aprendidos. Uma coisa boa que podemos dizer é que o estilo boho chic ou o rústico chique (que seria um equivalente em português), está cada vez mais em evidência, está cada vez mais chamando atenção das pessoas, dos arquitetos, de todo mundo que trabalha com decoração e design de interiores, por esse motivo muitos artesãos vêm trabalhando bastante nessa área nos últimos anos, para você que talvez esteja começando nesse mercado, é interessante estudar um pouco como é esse setor na sua cidade e região, se há oportunidades dentro dessa linha de trabalho e claro, é importante buscar fazer contatos, você pode primeiramente divulgar o seu trabalho, faça algumas peças (ainda que sejam peças menores) tire algumas fotos, tenha um portfólio para mostrar aos possíveis clientes, se possível faça divulgações na internet e pessoalmente (se tiver cartões deixe eles em locais com muito fluxo de pessoas, em escritórios de arquiteturas), use e abuse da gratuidade das redes sociais para fazer o seu marketing e mãos à obra.

O Que Se Passa Antes do Verniz?

Para quem está ainda bem no começo do seu trabalho com o artesanato em madeira e pode ter dúvidas de quais são os passos que se deve trabalhar a peça, vamos aqui deixar algumas sugestões e indicações, a começar falando dos produtos que podem e que devem ser usados principalmente em relação a parte de finalização e acabamento do seu produto. Primeiramente vamos falar aqui sobre o verniz, que provavelmente todo mundo já escutou falar sobre ele, mas nem todo mundo sabe o que é exatamente esse produto tão importante. O verniz é um produto de revestimento, é um produto de acabamento, ele forma uma espécie de película de proteção ao redor da madeira. Obviamente o verniz não dura para sempre, de tempos em tempos ele dever ser devidamente reaplicado, quando o verniz é de boa qualidade esse tempo pode ser bem grande, o importante é saber que enquanto ele estiver funcionando, o verniz estará protegendo o seu trabalho de algumas coisas como o contato com a água, com o pó, o contato com a graxa e com outros materiais que poderiam ser prejudiciais e causar o processo de envelhecimento da madeira, além e tudo isso, a madeira fica mais bonita após a aplicação do verniz, pois a sua coloração e os seus traços são exaltados e valorizados.

Peças Para Envernizar

Peças Para Envernizar

É importante saber que antes de se passar o verniz, é muito importante passar um material previamente, esse material é conhecido como seladora, e como o seu próprio nome já sugere ela tem a função de selar e proteger a peça. Basicamente, a seladora é aplicada para fechar os poros que existem na madeira, dessa forma o seu trabalho ficará mais bonito, terá um melhor acabamento e o mais importante de tudo é que ele terá uma maior duração. A duração da peça de madeira aumenta após a aplicação da seladora, porque com os poros das madeiras fechados não há uma absorção muito grande de verniz pela madeira, aumentando assim a sua beleza final e aumentando também a quantidade de produto a proteger a peça, com isso ela dura mais. Uma outra informação fundamental e que a maioria das pessoas que estão começando ainda não sabem, é que existem diversos tipos de verniz, não somente um que deixa a cor da madeira mais escura e brilhante, além da diferença em relação a sua qualidade, há também diferença em relação a tonalidade final que ele confere a peça, ao nível de proteção, ao nível de brilho deixado, entre outras questões, portanto, antes de comprar o verniz, é muito importante pesquisar tudo isso, para que você não compre algo que não era o esperando, assim desperdiçando o seu dinheiro, fique ligado e sempre pergunte detalhes também aos vendedores da loja sobre o produto que irá adquirir, aproveite e compre materiais de segurança como luvas, pois o verniz pode ser altamente toxico, se cuide.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Madeira

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *