O Tear Liço é Ideal para Iniciantes na Arte de Tear
Comumente usado por aprendizes de tecelão, o tear pente–liço, ou tear alemão, como também é conhecido, permite a produção de uma enorme gama de produtos, entre eles mantas, tapetes e bolsas.
Os tipos de material utilizados para a produção das peças também são vastos, dependem do que o tecelão deseja fabricar. Pode-se usar algodão, seda, lã, entre outros, misturados ou separados. E também é possível adicionar a estes materiais arames, metais prateados ou dourados, para marcar detalhes da peça.
Onde Comprar
O tear liço pode ser encontrado em lojas especializadas do setor e não custa muito caro. Os modelos mais simples estão na faixa de R$ 200, mas dependendo do tamanho e da marca os preços podem ser maiores. Esse modelo pode ser bem pequeno, medindo apenas 40 cm de largura, mas também existem maiores, que chegam a mais de dois metros de largura.
Os modelos mais largos são usados por artesãos para a confecção de mantas. Quando o tear é muito alto, no caso dos modelos maiores, é necessário que um cavalete seja usado, e este normalmente vem junto com o produto.
Tear Alemão
O tear alemão é composto por oito peças principais. Urdidura são os fios de tecido que ficam esticados antes de iniciar o trabalho. Ela é desenrolada à medida que a peça vai ficando pronta e vai dando o resultado final do trabalho. É separada em dois conjuntos, sendo que o espaço entre eles se denomina cala, e é por onde se desloca o fio da trama. Já a trama é quem compõe os fios que se deslocam de um lado ao outro do tear, entrelaçando-se com os fios da urdidura.
As outras cinco peças básicas do tear alemão são os rolos de tecido e o urdidor, as laterais, os protetores e o pente. No rolo urdidor fica enrolada a peça bruta e no rolo de tecido a peça pronta vai se formando. As laterais dão sustentação às peças internas do tear.
Os protetores protegem os fios e a peça em formação dos dentes de fixação existente nos rolos urdidor e de tecido. Por fim, o pente é a uma das peças mais importantes do tear, é constituído por fendas por onde passam os fios da urdidura, superiores e inferiores, dando origem aos processos da tecelagem.
O tamanho do pente define o tipo de peça que será produzida. O pente fino é indicado para a produção de peças finas e compõe quatro fios por centímetro do tecido.
O pente médio é usado na fabricação de panos e tapetes, possui dois fios por centímetro de tecido. Enfim, o pente grande tem 1 fio por centímetro de tecido e é indicado para tecer mantas e cobertores.
por favor, gostaria me passa-se o passo a passo do tear de pente liço, muito obrigado.
Seu trabalho é muito bonito e caprichado. Tenho um igual. Agora tenho de encontrar quem vende pente para tear de pedal. Vc poderia me ajudar?
e o breço barato para mim eu estou estou pricizado porfavor
porfavor mais rapido pocivio para mim eu morro em angra doos reis
olá
sou iniciante em materia de tear pente liço, quanto o sr cobra para fazer um de 1.00 metro? mande a resposta e passo a passo de montagem
obrigada!
gostaria de saber onde comprar.