Découpage é uma técnica que usa papel, cola e verniz para aplicação de imagens e padrões em peças de artesanato, como madeira, vidro, e até mesmo tecido. As peças ganham um toque único, personalizado exatamente de acordo com o seu estilo, e são, ao contrário do que se pensa, muito fáceis de fazer.
Usar a découpage em madeira é uma das maneiras mais fáceis de aplicar, já que a superfície é naturalmente lisa e de fácil aderência. Para aplicá-la em madeira, você vai precisar de:
- Lixa de madeira fina
- Pincel
- Recortes de papel para a aplicação (jornais, revistas, papéis coloridos, ou papel específico para découpage)
- Cola branca ou cola específica para découpage
- Esmalte selante
Primeiro, você precisa lixar a superfície onde a découpage vai ser feita, observando que não fiquem partes desniveladas – é necessário, para que a técnica funcione, que a superfície seja completamente lisa. Depois, limpe bem a peça, garantindo que ela esteja completamente livre de pó ou sujeira.
Caso a superfície escolhida seja madeira, sempre é bom passar duas mãos finas de tinta para dar fundo ao trabalho, e não correr o risco de deixar a peça com um ar de acabamento mal feito – caso queira que o fundo seja a própria madeira, use verniz fosco ou brilhante, dependendo do efeito final que deseja. Depois de seca, escolha o material que deseja ocupar para a técnica – e é aqui que a variedade começa! Para a découpage você pode escolher usar desenhos tirados de moldes, papel especial para a aplicação de découpage (que é uma espécie de papel de presente um pouco mais resistente), jornais, revistas, ou desenhos de sua escolha – qualquer papel é válido. Monte a aplicação em cima da peça sem colá-la, apenas para ver qual a melhor maneira de encaixar todos os recortes.
Em seguida, aplique, com o auxílio de um pincel, cola branca ou cola específica para découpage na superfície onde vai aplicar a técnica. Depois, aplique a cola também no verso da primeira aplicação. Deposite o papel sobre a madeira, e tire todas as bolhas com os dedos, cuidadosamente, até que o papel esteja completamente aderido à madeira, sem bolhas, ou espaços onde a cola não tenha pegado. Repita o processo com todos os papéis desejados.
Depois de terminar a aplicação, passe uma camada de cola em cima de todo o trabalho. Faça isso, pelo menos, duas vezes, para que a cola penetre no papel por todos os lados, e não vá desgrudar depois de algum tempo. Para garantir a durabilidade da aplicação, passe uma camada de esmalte selante por cima da peça já pronta e com a cola seca – isso faz com que a aplicação fique protegida da umidade – e pronto! Uma peça única, fácil de fazer, e muito bonita!
parabéns!!!!!!!!!!! são otimas opções para ser trabalhadas com prazer e satisfazer o cliente.