O artesanato consiste na realização de trabalhos manuais, e que utiliza como matéria-prima, produtos naturais. No entanto, devido à mecanização na indústria, o artesão passou a ser conhecido como aquela pessoa que produz artigos e objetos que pertencem à cultura popular.
Na confecção de um produto de artesanato, não há uma divisão ou especialização do trabalho. O artesanato pode ser classificado em popular, erudito ou folclórico. E pode ser usado para a confecção de vários produtos diferente, como vasos, pinturas, esculturas, bijuterias, peças em crochê, tricô, enfeites, brinquedos, lembrancinhas, e muito mais…
O artesanato do nosso país é considerado como um dos mais ricos que existe no mundo. E também é o responsável por manter o sustento de inúmeras famílias do Brasil. Os índios são os artesãos mais antigos.
Qual o Objetivo do Artesanato?
O artesanato tem diversas finalidades. Ele pode ser usado como uma forma de distração, pode ser uma forma de reproduzir a arte, como uma atividade terapêutica, como uma profissão, e muito mais…
Como uma forma de exercitar o cérebro, o artesanato é muito recomendado pelos médicos, principalmente para pacientes idosos. É uma atividade que ajuda a estimular o cérebro, o que é muito importante para prevenir várias doenças cognitivas.
Hoje em dia, é possível encontrar diversas peças industrializadas que tentam imitar os trabalhos artesanais, com a vantagem de que, no caso das pelas industrializadas, elas são produzidas em série, e o seu custo de fabricação é bem menor por conta disso.
Dicas Para Iniciantes no Artesanato
Para quem se interessa em aprender algum tipo de artesanato, é possível encontrar diversos cursos na internet gratuitos ou pagos, e também presenciais. Além de inúmeras revistas que ensinam o passo a passo detalhado dos mais variados trabalhos artesanais.
Dicas de Como Vender Artesanato
Se você já produz algum tipo de artesanato e gostaria de vender as suas peças para ter uma renda extra, saiba que existem diversas formas. Confira abaixo algumas das principais:
1 – Montar uma lojinha física: apesar do crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos, as vendas em lojas físicas continuam bem expressivas. Por isso, se você tiver muitos produtos para artesanato para vender, talvez valha a pena investir em uma loja física, ou oferecer os seus trabalhos em lojas que tenham alguma afinidade com o tipo de artesanato que você faz.
2 – Lojinha virtual: que está conquistando cada vez mais clientes, devido à inúmeros fatores, como o preço menor, a comodidade de poder efetuar a compra sem sair de casa, e muito mais… Montar uma loja virtual pode ser mais simples do que você imagina. E os custos envolvidos, geralmente, são bem menores do que para montar uma loja física.
3 – Feiras e exposições: há diversas feiras que acontecem de artesanato que acontecem em todo o país. E elas representam uma boa oportunidade para quem trabalha com esse tipo de produto para divulgarem o seu trabalho e fazerem bons negócios. Vale muito a pena participar!
4 – Redes sociais: elas se tornaram grandes aliadas para a venda dos mais variados tipos de produtos e serviços. Se você tem um bom produto de artesanato para vender, divulgue em suas redes sociais e veja como as informações se propagam rapidamente. Em pouco tempo, você terá alcançado um número enorme de pessoas e potenciais clientes.