O Que São Artes Manuais? Para Que Servem?

As artes manuais também conhecidas como artesanato tem como base a criação de peças por processos completamente manuais sem a interferência de máquinas. Algo bastante interessante é o fato de que mesmo que um artesão tenha a intenção de replicar uma peça não terá cópias exatamente iguais. O processo manual atribui particularidades a cada item produzido.

É possível se valer das mais distintas técnicas para a criação de artes manuais como pintura, uso de EVA, entrelaçamento de fibras, cola quente, trabalho com MDF entre outras. A técnica escolhida fica por conta do gosto do artesão e deve ser pensada para atender a demanda. Para algumas pessoas o artesanato representa uma terapia para relaxar enquanto que para outros é uma fonte de renda.

A Magia do Artesanato

O artesanato acompanha o ser humano desde sempre sendo o próprio trabalho manual que permite confeccionar as mais distintas peças de uso pessoal ou para sobrevivência. Artes manuais podem ter um viés mágico no sentido de transformar algo presente na imaginação das pessoas em peças concretas. O artesão pode seguir por uma linha de expressão pessoal assim como pode apostar mais na funcionalidade. De maneira geral as peças de artesanato tem alguma funcionalidade além da decorativa.

As caixas decoradas podem se tornar lindo porta objetos, quadros podem receber ganchinhos para se tornar porta chaves, caixotes de madeira podem ser trabalhados para se transformar em móveis decorativos entre outros. É válido mencionar ainda a finalidade ritual que o artesanato pode ter em algumas culturas através da confecção de máscaras e outros objetos, por exemplo. O mais legal é que os artesãos podem fazer do seu trabalho uma fonte de renda permitindo melhorar o seu padrão de vida.

Expressão Cultural

O artesanato tem uma função cultural muito importante em muitas localidades como uma ferramenta de expressão dos costumes locais. Quantas vezes você comprou souvenires artesanais durante uma viagem? De cidades pequeninas a grandes centros urbanos é possível encontrar peças representativas do povo local. O mais curioso é que ainda que exista alguma semelhança entre os trabalhos manuais desses povos eles sempre têm as suas próprias particularidades.

O uso das habilidades manuais e as peças resultantes guardam algo particular que sempre te farão lembrar do local em questão. O artesanato é uma das melhores opções de peças para adquirir numa viagem para se lembrar da experiência intensiva de contato cultural com outro povo. Uma peça manual carrega em si a energia do indivíduo que dedicou seu tempo para o fabrico da mesma.

Terapia e Fonte de Renda

O artesanato pode ser uma ótima terapia para quem se sente estressado ou tem problemas comuns ao cotidiano. Dedicar-se a trabalhar algum material com as mãos permite relaxar e refletir sobre os problemas de maneira a encontrar boas soluções para os mesmos. Além desse viés terapêutico o artesanato tem grande valor para aqueles que estão em busca de melhorar as suas condições de vida.

As peças de artesanato podem se tornar uma fonte de renda extra ou até mesmo a principal fonte de sustento. Há muitos exemplos de artesãos que conquistaram reconhecimento por sua dedicação a criação de peças com forte apelo no mercado. A venda pode ser feita através de feiras, eventos focados em artesanato, lojas de segmentos variados e até pela internet. A criatividade para encontrar novos pontos de venda ajuda a impulsionar o trabalho artesanal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *