O ponto russo é uma técnica de bordado muito interessante, que dá a impressão de ter uma figura em alto relevo após finalizado. Pode ser usado para diversas finalidades. E pode ser feito com vários materiais diferentes, inclusive com linha de crochê, pois não possui uma linha específica.
Para quem gosta de trabalhar com o ponto russo, pode ter nessa tarefa uma excelente forma de distração e uma verdadeira terapia. Ou, pode apostar no ponto russo como uma fonte de renda também, pois os trabalhos ficam lindos, e podem ser vendidos por preços bem interessantes. Assim, você se distrai e ganhar dinheiro ao mesmo tempo.
Dicas Para Bordar Ponto Russo
Se você se interessou pelo ponto russo, é preciso conhecer algumas características e ficar atento à algumas dicas antes de iniciar os trabalhos. Para começar, vamos conhecer os principais materiais necessários para o ponto russo. Confira abaixo:
- Linha: com dissemos, não há uma linha específica para bordar o ponto russo. Para tecidos mais finos, você pode usar linha de crochê ou linha para bordado. E, para os tecidos mais grossos, pode usar a lã.
- Bastidor: uma dica importante sobre o bastidor é que ele sempre deve ser maior do que do que o desenho que deseja bordar na peça. Além do mais, o tecido deve ser esticado muito bem esticado, para que o bordado fique bem preciso.
- Agulha de ponto russo: existe uma agulha de uso específico dessa técnica. E o seu tamanho varia conforme a espessura escolhida para a linha.
- Termolina leitosa: é preciso aplicar a termolina no avesso da peça. Mas é preciso tomar bastante cuidado para ela não passar para a frente da peça.
- Tesoura: a mais comumente usada é a de arremate. Ela é pequena e com pontas. Ideal para fazer o acabamento nas linhas.
- Tecido: que também varia conforme a finalidade do bordado. Normalmente, usa-se cetim grosso, linho tergalizado, tergal, jeans, oxford, algodão fechado, brim, cânhamo grosso, gabardine grosso, toalhas e étamine.
- Stencil: o material mais usado para desenhar moldes no tecido diretamente.
- Gráficos: servem para guiar o bordado. Eles contam apenas com o contorno, e podem ter os mais variados tipos de desenhos, dos mais simples até os mais complexos.
De posse desses materiais, já é possível iniciar os trabalhos e produzir as mais lindas peças. E uma das maiores vantagens do ponto russo é que ele pode ser aplicado nos mais variados tipos de peças possível, como tapetes, fraldas de criança, toalhas, capas de almofadas, e muito mais…
Basta usar a criatividade para dar vida às mais lindas peças em ponto russo.
O artesanato é uma forma incrível de distração, e que proporciona uma série de benefícios. Assim como as demais formas de artes também. E o ponto russo, como os demais tipos de bordado, exige muita paciência, pois é bem minucioso.
Trata-se de uma espécie de terapia, que ajuda a aliviar o estresse, estimular a memória, melhora a concentração, e até evita a depressão. Além de proporcionar mais uma série de benefícios para a saúde física e mental.
É uma forma bem interessante e gostosa de passar o tempo e de ganhar dinheiro também.