Podendo ser conhecida como Bordado de Lunéville, Crochet de Lunéville, Tambour Embroidery, Bordado de Alta Costura ou Bordado em Bastidor, a técnica que usa um bastidor de grande porte e uma agulha com ganchinho é bastante utilizada para a confecção de peças de alta costura. Essa técnica tem origem francesa, provavelmente no século 14 quando ainda não utilizava nem agulha e nem bastidor.
O nome se deve ao local em que a técnica foi criada, a região de Lunéville. Passados alguns séculos o método de bordado se tornou popular em Lorraine. Bordadeiras experientes foram desenvolvendo truques que ajudavam a imitar a aparência de rendas sofisticadas como a de Bruges e Valeenciennes apenas com fios. Que tal conhecer mais sobre a evolução dessa técnica tão relevante para a alta costura?
Imperatriz Josefina
A esposa do imperador Napoleão foi uma das responsáveis pelo fortalecimento da técnica de bordado de Lunéville, que na época da Revolução Francesa, já era conhecida por esse nome. Contudo, foi somente em torno de 1865 que Louis-Bonnechaux Ferry, empresário e artesão, adicionou a técnica de bordados pérolas e lantejoulas com uma agulha com ponta de gancho. O processo era feito totalmente na parte de trás do bastidor.
Essa técnica de bordado com grande capacidade de enriquecer roupas e outros itens se espalhou por toda a França enfrentando altos e baixos em períodos controversos da história como a grande crise financeira de 1929 e as duas grandes guerras mundiais. Mesmo com todas as mudanças do universo fashion a técnica se mantém como uma das mais relevantes da alta costura.
Diversificação
Algo bastante interessante a respeito do bordado de Lunéville é o fato de que ao longo do tempo passou a utilizar elementos diferenciados, além das tradicionais pedras também pode ser feito com plumas, paetês, miçangas, flores engomadas, fios de metal e muito mais. Pode ser um interessante segmento para se aperfeiçoar enquanto artista da técnica de bordado, as peças com adição de pedrarias costumam ter grande valor agregado.
Como Fazer Bastidor Para Bordado Com Pedrarias
Se você gostou de conhecer mais sobre o bordado de Lunéville e está se perguntando como começar vai gostar das dicas que listaremos a seguir de como fazer seu bastidor para esse tipo de bordado. Abaixo segue lista de materiais e o passo a passo.
Materiais Necessários
- 1 moldura (você mesmo pode fazer parafusando os pedaços de madeira ou encomendar de um marceneiro)
- 4 pedaços de madeira (para fazer os pezinhos)
- Caixa de percevejos
- Fita barrado inglês
- Martelo
Como Fazer
Passo 1 – Com a moldura devidamente feita, todos os quatro lados parafusados, chega o momento de adicionar os pezinhos a sua moldura. A altura dos pezinhos depende da finalidade para a qual você deseja o bastidor, uma boa média é 18 centímetros. A fixação pode ser feita parafusando com o auxílio de uma furadeira. Centralize o pezinho na lateral do bastidor, faça dois furos e adicione os parafusos, parafuse usando uma chave Philips.
Passo 2 – Com os pezinhos fixados é necessário fixar o tecido em cima do bastidor. Estenda a fita barrado inglês sobre a moldura fixando com percevejos (você pode dar leves batidas com o martelo para aprofundar mais). No final você deve dobrar o tecido formando um ângulo.
Se tiver dúvidas confira o passo a passo no vídeo abaixo:
Depois é só esticar o tecido sobre o bastidor e iniciar seu trabalho de bordado.