A Mandala e Seus Significados
A palavra “Mandala” vem do sânscrito e significa círculo, basicamente uma representação geométrica de uma relação dinâmica entre o homem e o cosmo. Em algumas sociedades primitivas o ciclo cósmico era representado como uma trajetória circular, ou seja, uma circunferência. Esse círculo era identificado como sendo o ano, podemos observar que esse simbolismo de santidade e eternidade aparece de forma clara na estrutura de mandala dos santuários de várias civilizações e épocas.
A mandala pode representar para o homem o seu abrigo interior em que é possível ter um reencontro com Deus. Além de tudo isso as mandalas são lindas peças que podem ser usadas na decoração de ambientes, arquitetura e ainda como instrumento para o desenvolvimento espiritual e pessoal. Alguns acreditam que as mandalas restabelecem a saúde interior e exterior, ela poderia ser usada para a cura emocional que seria um fator decisivo para a cura do estado físico.
As Mandalas e a Arte
A arte tem várias formas de retratar as mandalas, por exemplo, nas grandes abobadas das catedrais europeias é possível observar lindas mandalas nos vitrais de Chartres. Também é possível encontrar mandalas em pratos e porcelanas chinesas e gregas, auréolas dos santos e na arte indígena e rupestre. Nos dias de hoje muitos artistas trabalham com mandalas em sua arte, pintam e desenham opções decorativas que serão usadas posteriormente para compor ambientes. O objetivo atual das mandalas é somente decorativo sem aquela aura mística e espiritual que citamos acima.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=WcFXKv3T7-c[/youtube]
As Mandalas e a Astrologia
A astrologia também utiliza as mandalas para fazer a diagramação do zodíaco. O diagrama astrológico conta com 12 setores de 30 graus cada um nos quais estrão os signos do zodíaco que correspondem as doze constelações de estrelas fixas. Uma curiosidade é que essas constelações possuem os mesmos nomes que tinham na Antiguidade: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.
Fazendo Suas Próprias Mandalas
Depois de conhecer tão afundo as mandalas e descobrir que elas têm um toque espiritual e estão presentes na arte desde muito cedo chegou a hora de confeccionar as suas próprias mandalas. Você pode usar diferentes bases e materiais para ter lindos resultados.
Tutorial De Mandala Com Textura Criativa e Crystal Cola
Materiais Necessários
- Base circular de isopor
- Textura criativa dourada
- Tinta Acrílica fosca preta
- Crystal cola prata
- Lápis
- Tesoura
- Cartolina
- Espátula
Como Fazer
Passo 1: Comece pintando a base circular de isopor com usando a Tinta Acrílica fosca.
Passo 2: Corte um círculo de cartolina do mesmo tamanho da base de isopor.
Passo 3: Depois dobre a cartolina ao meio e ao meio de novo e mais uma vez. Você irá dobrar a sua cartolina 3 vezes ao meio.
Passo 4: Em seguida risque nas laterais as formas circulares ou retas e recorte.
Passo 5: Quando abrir você terá na cartolina um tipo de “toalha vazada”. Coloque em cima da base de isopor que foi pintada.
Passo 6: Use a espátula para espalhar a Textura Criativa dourada para preencher todas as formas que estão vazadas.
Passo 7: Retire a cartolina de cima e espere que seque.
Passo 8: Decore usando a Crystal cola prateada. Você ainda pode enfeitar com lantejoulas, contas ou pérolas.
Tutorial De Como Fazer Mandala
Você precisará dos mesmos materiais citados no tutorial acima. Passo 1: Recorte num papelão um círculo de base igual ao da base de isopor da mandala anterior. Passo 2: Em seguida corte um círculo de papelão que seja de cor diferente e maior que o primeiro (cerca de 1,5 cm). Passo 3: Cole o menor sobre o maior. Passo 4: Depois cole a cartolina que você usou para fazer a primeira mandala, a que está pintada com Textura Criativa dourada sobre os círculos feitos de papelão. Passo 5: Com a cola Crystal prateado você pode decorar a sua mandala. Centralize.
Tutorial De Mandala Com CD Com Crystal Cola
Materiais Necessários
- CD
- Crystal cola
- Papel
- Tesoura
- Lápis
Como Fazer
Passo 1: Comece riscando num papel ou numa cartolina um círculo no tamanho do CD. Recorte. Passo 2: Faça desenhos simétricos para criar a sua mandala. Passo 3: Depois transfira com lápis o desenho para o CD. Passo 4: Com Crystal cola você deverá ir fazendo as formas, os círculos que irão fazer com que a mandala esteja pronta. Passo 5: Quem quiser pode decorar com pérolas, vidrilhos, lantejoulas e outros itens.
Tutorial De Mandala Em Prato Prateado
Materiais Necessários
- Prato plástico prateado
- Crystal cola
Como Fazer
Passo 1: Corte um círculo em papel do mesmo tamanho que o prato. Passo 2: Depois faça um esboço de uma mandala e pinte. Passo 3: Com a Crystal cola você deverá fazer a mandala sobre o prato de plástico prateado.
Tutorial De Mandalas Feitas Com Lápis De Cor e Guache
Materiais Necessários
- Cartolina ou papel de boa gramatura para desenhar a mandala
- Lápis de Cor e Tinta Guache
- Lápis HB
- Régua e Transferidor
- Tesoura
Como Fazer
Passo 1: Esse tutorial é mais livre que os anteriores e permite que você use a sua criatividade para criar a sua mandala. Para começa defina se você prefere usar lápis de cor, tinta guache ou os dois. Tanto faz, tudo depende do que você quer trabalhar na sua mandala.
Passo 2: Esboce com o lápis HB os desenhos da sua mandala, quem não tem muita experiência com desenho ou deseja ter mais segurança no traço pode fazer o desenho num outro papel antes e repassá-lo para a cartolina. Também é possível usar a técnica de “toalha vazada” apresentada no primeiro tutorial.
Passo 3: Depois que o desenho estiver devidamente feito na sua mandala você pode começar a pintar usando o lápis de cor ou tinta guache. Quem escolher a tinta guache pode usar um pincel para aplica-la ou mesmo os dedos.
Passo 4: Finalize a sua mandala como preferir, ou seja, decorando com outros elementos ou não. Você pode recortar o círculo da mandala do papel se desejar.
Dica: Quem gostar de colagem pode apostar em criar uma mandala de mosaico, a dica é pensar no desenho que se pretende criar e em seguida cortar pequenos papéis de revistas ou papéis coloridos. Depois é só colar sobre a mandala e formar o desenho desejado.
Posts Relacionados
Como Fazer Mandalas Passo A Passo
Existem várias formas de se fazer um mandala e claro infinitos materiais que você pode usar para fazer do seu jeito, seja sozinho ou com os amigos.
Um exemplo são as mandalas de tecidos, você pode fazer de vários tamanhos, cores e estampas. Separamos o material utilizado e alguns passos a passos.
Material:
• Isopor
• Termolina
• Tecido
• Cola (própria para isopor)
• Tesoura e estilete
• Pincel
• Lixa
O primeiro passo é cortar o tecido do tamanho de sua preferência. Em seguida use a termolina, com a ajuda do pincel espalhe por todo o tecido e aguarde secar. O próximo passo é cortar o isopor no tamanho desejado, caso precisa passe a lixa para ajustar algum tipo de rebarba. Depois passe a cola e coloque o tecido em cima, aguarde até secar completamente. Logo quando estiver todo seco, com a ajuda da tesoura, corte as sobras do tecido. Pronto, sua mandala esta pronta.
nao consi entende nds cm isso , q merda
eu tmb não entendi nada disso, eles não explica direito não tem nem fotos
eu não interdi como se faz uma mandala