Um mundo sustentável: é tudo aquilo que os seres humanos precisam hoje em dia. Por isso, medidas de sustentabilidade foram adotadas em prol do salvamento planetário. Bolsas plásticas foram proibidas em alguns mercados para dar lugar as ecobags. Uma ecobag, hoje em cia, pode ser encontrada em diversos lugares, inclusive dentro dos mercados. Mas, se você quer produzir a sua própria ecobag, existe um jeito ainda mais sustentável de se fazer isso. Por que não criar uma sacola super ambiental usando um guarda chuva quebrado que facilmente pararia na lata de lixo? É o que nós vamos ensinar neste artigo!
Vamos Começar Falando Delas…
Sim, vamos começar o artigo dando todos os detalhes sobre as queridinhas ecobags. Para iniciar o projeto sustentabilidade, vamos deixar que os especialistas expliquem o porquê das ecobags terem ganhado tanta fama assim no meio de uma galera que ainda continua jogando lixo no chão: “Desde que as sacolas plásticas começaram a ser banidas dos supermercados, as ecobags, ou sacolas ecológicas, passaram a ser o centro das atenções”.
Não Descartáveis
As ecobags estão no grupo dos não descartáveis. Ela pode ser usada durante anos para carregar compras sem que haja a apelação pelos plásticos que poluem tanto o meio ambiente. Como o próprio nome já diz, elas são ecologicamente corretas e por isso, são tão famosas para os ambientalistas de plantão, ou pelo menos para aquelas que estão engajados na salvação do planeta.
As ecobags podem ser produzidas com muitos materiais: “os materiais mais comuns de encontrar são algodão, lona, juta, TNT (tecido não tecido, ou seja, é um tipo de tecido classificado “não tecido”, pois é feito a partir de fibras que são fixadas e não passam pelos processos tradicionais de confecção de tecidos, como fiação e tecelagem. Ele não precisa passar pela fase de “tecer”, como os outros, pois é através do calor que suas fibras são unidas), garrafas PET recicladas, ráfia (as fibras da palmeira) e até palha de seda” explicam os especialistas. Lembrando que todos esses materiais usados são ecologicamente corretos.
O Guarda Chuva Quebrou
Pois é, no meio de tanta chuva que vem atingindo o Brasil, o seu guarda chuva quebrou e já não vai te servir para mais nada. Engano seu! É claro que vai servir… e para uma ideia muito inusitada, mas que vai contribuir para um mundo melhor e livre de poluição por plásticos e outros derivados. Que tal criar a sua própria ecobag usando este tal guarda chuva quebrado? Confira abaixo o passo a passo
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=mqqiD4AsO3o[/youtube]
Material Necessário
- Tecido de 1 sombrinha estampada
- Tecido de forro preto ou sombrinha preta
- Giz de costura de cor clara
- Agulha grossa
- Tesourinha de bordar
- Tesoura para tecido
- Dois pauzinhos de 39 cm de comprimento
Passo a Passo
- Deixe o tecido solto e lave-o bem, Sabemos que as chuvas não são águas totalmente limpas e não custa nada higienizar o seu trabalho antes de começar. Desmanche a costura do seu guarda chuva com a ajuda de uma agulha para soltar o tecido.
- Faça triângulos com o tecido de modo que uma ponta coincida com a outra. Prenda os triângulos com alfinete e deixe o centro virado para baixo com duas laterais voltadas para cima. Alinhave tudo e costure. Junte bem mais três triângulos e costure da mesma forma que fez com os anteriores.
- Agora chegou a hora de definir o tamanho da sua ecobag. Com a ajuda do giz de costura e uma régua, risque linhas retas sobre o tecido já trabalhado nos passos acima, de modo a formar mais uma figura geométrica e dessa vez será um retângulo! As partes marcadas com o giz serão cortadas fora.
- Neste momento, você estará com os dois lados da sacola. Juntes os dois retângulos produzidos pelo lado avesso, de modo que as costuras dos retângulos estejam para fora, e costure deixando apenas um lado aberto, no sentido do comprimento do tecido. Deixe a sacola virada do avesso, por enquanto.
- Use o forro preto de um outro tecido e corte duas tiras: uma no comprimento da sacola mais uns 2 cme com no mínimo 8 cm de largura. Prenda as tiras com alfinetes na borda da sacola pelo lado avesso. Alinhave e costure tudo
- Vire a sacola do lado direito para realizar o próximo passo. Faça uma bainha nas extremidades das duas tiras que você já havia recortado anteriormente. Cuidado com as medidas! Como o tecido de forro tem uma leve tendência a desfiar é bom fazer antes um ziguezague nas bordas com a sua máquina de costura.
- Dobre as duas tiras pretas no meio, vire as bordas para dentro e alinhave na borda da sua ecobag que já já estará pronta para umas comprinhas no mercado. Costure à máquina. A sacola ficará com dois “rolotês” abertos.
- Agora, chegou a hora de fazer as alças da sua ecobag! Para começar, costure os pedaços de tecido juntos que restaram e risque duas tiras medindo mais ou menos 8 cm X 50 cm. Dobre cada tirinha no meio e costure ao longo da borda. Depois vire do outro lado usando um pauzinho para realizar o mesmo processo.
- Nesta hora, basta criar o forro da sua sacola para ficar tudo pronto. No início do processo, dobre o tecido de forro e coloque a ecobag sobre ele. Risque e corte em torno do tecido de forro com uma sobra de uns 2 cm na bordinha. Dobre o tecido de forro e costure os lados usando a sua amiga máquina de costurar. Guarde para o próximo passo. Uma dica: Prenda as alças usando alguns alfinetes dos lados de dentro da sacola, antes de costurar o forro para não atrapalhar o trabalho.
- Costure as alças usando a sua muy amiga máquina de costura bem em cima da costura dos rolotês pretos para que eles não possam ser vistos do lado de fora.
- Coloque o forro dentro da sacola e costure os pontos invisíveis. Para finalizar, coloque os pauzinhos nos rolotês para deixar a sacola mais firme ainda.