Caixa Com Transfer Envelhecida
Materiais:
- caixa de mdf
- tinta acrilica branca ,ou qualquer cor clara
- Transfer print
- Foto copia a laser
Passo a Passo:
Pintar toda caixa de branco lixar e pintar novamente. Passar o transfer print na tampa e na imagem a ser imprimida. Colocar a imagem na tampa e com um plástico alisar para tiras as bolhas de ar ..aguardar 4 horas para total secagem.
Passar uma esponjinha úmida em todo verso do papel, e ir esfregando com os dedos ate total retirada da camada de papel sulfite. Envernizar.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0nrf72q7hPw[/youtube]
Caixa Com Pátina Envelhecida
Texto Helena Morelli
Com a onda do MDF, nem sempre é fácil encontrar peças de madeira para artesanato.
Mas esta caixa não apenas parece de madeira de verdade como parece ter saído de algum antiquário.
A técnica é rápida e fácil de fazer: o segredo está no uso da lixa e do betume.
Material Necessário
- Caixa de MDF
- Tinta acrílica fosca Decorfix nas cores: rosa antigo, rosa ciclame e vinho
- Tinta acrílica branca Corfix
- Tinta acrílica branca PVA
- Pincéis Tigre chatos n⁰s 181/22, 181/16 e 494/4
- Pincel Tigre redondo n⁰ 308/1
- Lixa para madeira A220
- Betume da Judéia Corfix
- Paleta para misturar tintas
- Pano de limpeza
- Lápis preto
- Cera
- Régua
- Aguarrás
Modo De Fazer Passo a Passo
– Sempre Começar Com Uma Base:
Comece passando pelo menos duas camadas de base por toda a caixa com a tinta PVA, que é mais mole que as tintas acrílicas comuns. Não se esqueça de deixar secar depois de cada aplicação. Use a tinta acrílica branca comum para a última camada, aplicando com um pincel chato e largo (181/22, por exemplo).
Como essa tinta é mais consistente que a PVA, deixará uma textura, por isso aplique as pinceladas sempre no mesmo sentido. Se você quiser ainda mais rústico, pode substituir a tinta por gesso acrílico e texturizar com um garfo ou pente fino. Deixe secar bem.
– Primeira Demão De Pintura
Numa paleta, misture o equivalente a uma colher de chá de tinta acrílica cor vinho, a mesma porção de tinta PVA branca, metade dessa porção de rosa ciclame e um pouco menos de rosa antigo. Com essa mistura, pinte a caixa e as laterais da tampa, dando pinceladas horizontais. Use o pincel seco e não pinte muito as bordas, para dar o aspecto “esfarrapado” da foto.
Importante: deixe o alto da tampa branco. Isto porque, em nosso caso, resolvemos deixar a parte de cima da caixa com um colorido diferente.
– 2ª Demão Da Pátina
Depois de seco, passe no centro de cada lateral da caixa uma camada ou duas de tinta vinho, sem mistura. O tampo da caixa em xadrez. Para o xadrezinho no tampo da caixa, marque com régua e lápis espaços de 2,5 cm ao longo das bordas.
Faça novamente a mistura de vinho, branco, rosa ciclame e rosa antigo, só que desta vez diminua o vinho e acrescente mais rosa ciclame. Com um pincel chato fino e a régua, faça listras de um lado. Obs: para não borrar, faça as listras a partir da direita, e limpe a régua depois de cada pincelada.
Antes que a tinta seque, retire o excesso com um pano úmido. Aproveite para corrigir se a tinta estiver borrada ou saído das marcas. Deixe as listras secarem e complete o xadrez. Passe novamente o pano sobre as novas listras.
O xadrez deverá ficar com uma aparência ligeiramente transparente.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GurusPLil6c[/youtube]
– Pintura De Flores Na Caixa.
Agora vamos começar o envelhecimento. Passe a lixa nas partes pintadas de vinho, concentrando-se mais nas bordas. Se tirar um pouco da tinta, branca, ótimo, faz parte. A caixinha ainda parece meio sem graça.
Vamos incrementar com umas florezinhas, usando a tinta PVA branca. Com o pincel fino redondo, faça um “c” numa das laterais da caixa. Faça uma curva com a mão, de modo que o “c” fique com as pontas finas e mais grossas no centro.
Faça mais quatro “cês” para completar a florzinha. Decore o miolo com pequenos pontos. Faça as folhas com linhas em “S” e acrescente mais flores. O ramo de flores pronto. Não usamos cores aqui para não “brigarem” com o fundo vinho.
Faça as flores em torno da caixa, mas não se preocupe em deixá-las iguais umas às outras. A graça aqui é justamente o toque da pintura artesanal.
– Como Envelhecer a Pátina
Depois que a pintura secou bem, passe ligeiramente a lixa sobre as flores, apenas para que não destoem do resto da caixa. Se as flores tivessem sido pintadas antes da caixa ser desgastada, estariam quase completamente apagadas agora.
Mas a caixa ainda não está envelhecida o suficiente. Dissolva o equivalente a meia colher de chá de betume em pelo menos uma colher de sopa de aguarrás, ou mais. Pincele a caixa com o betume dissolvido. Em seguida, remova o excesso com um pano seco.
O ideal é pintar e limpar um lado de cada vez, para que não fique difícil demais de tirar betume. Se as partes brancas ficarem escuras demais, pingue um pouco de aguarrás no pano. Dá pena, mas vamos ter de envelhecer o tampo da caixa em xadrezinho também. Use o pano com aguarrás.
– Acabamento Da Caixa – Forro Com Papel
Para forrar a caixa, optamos aqui por um papel de seda em motivo floral, para dar aquele toque de caixa da vovó. Você pode usar as técnicas apresentadas aqui em objetos de MDF ou madeira. Que tal dar uma cara nova àquele armário da cozinha?
O Charme Do Envelhecido
Muita gente vê trabalhos manuais e não imagina o que está por trás de belas peças. O trabalho final pode parecer complicado aos olhos de quem não está acostumado a desenvolver esse tipo de trabalho. Mas, pensando nisso, o Portal ACESSA.com, juntamente com o artesão Luciano Eccard, preparou dicas de confecção de uma caixa em MDF, que pode ser usada como porta-joias ou outros tipos de materiais.
A ideia, a partir do uso de materiais diversos, é confeccionar uma peça com aspecto de madeira envelhecida, com um detalhe em alumínio escovado, que confere o ar de ouro envelhecido ao desenho.
ola!!tudo bem?eu tenho uma duvida depois de todo o processo de envelhecimento eu posso envernizar a peça ou não e necessário?