Como Bordar Lantejoulas Em Renda

Definição de Lantejoulas

As mundialmente famosas lantejoulas, nada mais são do que enfeites ou ornamentos cujo formato é de um disquinho cilíndrico, geralmente são usadas em tamanhos menores, com diâmetros muito pequenos, mas podem ter vários tamanhos. Atente-se em tamanhos muito grandes podem não ser lantejoulas, mas sim paetês ou outros.

São fabricadas em diversas cores, na verdade em todas as cores possíveis e algumas vezes até com misturas delas. Apesar de sua grande variação quanto às tonalidades essas pecinhas não variam quanto a sua forma geométrica, mais uma vez entramos no ponto dos paetês pois em casos nos quais as peças tem outros formatos não tenha dúvidas, pois são os paetês que estão em cena.

A lantejoula possui o seu formato muito específico, pois ele está diretamente atrelado ao brilho da peça, para desta forma ela refletir em várias direções, isso ocorre no momento em que bate a luz. Os materiais de sua composição também podem ser variados, mas geralmente, devido ao seu baixo preço de venda e revenda são feitas de plástico, afinal quem procura por estas peças geralmente quer produzir alguma forma de artesanato ou de arte em roupas, sem gastar um dinheiro absurdo.

Origem

Segundo se conhece, a origem da palavra está atrelada a palavra conhecida lentejeula que é um diminutivo da palavra de lenteja, que por sua vez significa lentilha em espanhol, as origens podem ainda vir do latim, onde encontram-se as origens da citada lenteja.

Geralmente a escolha do nome está atrelada ao seu formato circular, pois de uma grande distância, são pequenas e podem ser confundidas com pedrinhas redondas, tais como as conhecidas lentilhas. Também eram feitas antigamente em materiais brilhosos, tais como o ouro e neste ponto elas eram pequenas peças de grande brilho.

Nos tempos antigos eram usadas para mostrar poder e dinheiro, pois quanto mais brilho, mais metais preciosos e, portanto, mais brilho, mais posses uma família possuía, tinham formato de pequenas moedas nesta época.

História Recente

Mais recentemente, nos últimos 100 anos, passou a se popularizar de uma maneira nunca vista antes. E essa estrada para a cultura popular teve início nos Estados Unidos e somente depois foi mais difundida no mundo, principalmente na França.

O Estados Unidos foram as portas de entrada para as lantejoulas pois muitas das produções da famosa Broadway utilizavam as lantejoulas em grande abundancia, afinal muitas das peças de teatro precisam de brilho em abundância e de prender a atenção do espectador, além disso com essas peças pode se fazer um lindo jogo de luzes.

A partir de então começou a ganhar a população em massa e consequentemente claro, passou a chamar a atenção dos empresários, por esse motivo foram inauguradas muitas fábricas em território norte americano, onde eram produzidas quantidades de chegam a cerca de milhões de unidades em níveis diários.

Lantejoulas no Brinquedo

Lantejoulas no Brinquedo

Na França como citado acima ela ganhou o coração das damas e elegantes francesas somente quando apareceu em peças da marca Chanel, na época comandada pela própria Coco Chanel. Já mais recentemente, nos anos 90 e nos anos 2000, foram muito usadas por artistas pop, além de terem sido febre em diversas fases da moda, alguns dos ícones que ajudaram as lantejoulas a se consolidar novamente no mercado foram a Madonna, Michael Jackson e as garotas do Spice Girls.

Brasil

O Brasil, país multirracial, multicolorido e completamente plural é o lugar exato para peças como as lantejoulas entrarem na moda. Elas são altamente democráticas, tem para todos os tamanhos e são vendidas a baixíssimos custos, além disso podem ter os mais variados usos. Não se esqueçam que o Brasil é afinal o país do carnaval e carnaval pede brilho, carnaval pede cor, carnaval pede fantasias e a história do carnaval se mistura com a história das fantasias.

As vendas dessas pecinhas sempre aumentam próximo às festividades de carnaval e ano novo, neste caso principalmente nas cores prata e dourada. Algumas escolas de samba da Sapucaí, no Rio de Janeiro e em outras cidades chegam a comprar até toneladas desta peça tão brilhante.

Como Bordar Lantejoulas Em Renda

Lantejoulas Em Renda Branca

Lantejoulas Em Renda Branca

A princípio as lantejoulas podem parecer não combinar com os tecidos de renda e com as rendas em si, mas acontece que elas são um ótimo complemento para um vestido ou outra roupa que precise de um destaque especial, como os vestidos de noiva, os vestidos de formatura, os vestidos de madrinha, entre outros.

As lantejoulas dão um destaque único e especial para as produções e com elas você pode inclusive formar desenhos ou formas geométricas na sua peça de roupa. No entanto, para fazer o bordado em renda o cuidado deve ser redobrado quando comparado aos outros tipos de tecidos, isso porque é uma peça delicada e sensível, portanto tenha muito zelo ao manusear suas rendas.

Você pode comprar o tecido rendado com brilhos e lantejoulas já prontos, nos principais centros urbanos do Brasil vendem opções para todos os gostos, mas nem sempre para todos os bolsos. Os preços de rendas bordadas com lantejoulas são altíssimos, não há limite para o preço encontrado, o que pode variar tanto com o tipo de renda, quanto com o tipo de adornos que estão nele, mas tem alguns que podem passar de 2000 reais o metro, os menores valores encontrados podem ser de 400 ou 500 reais para cada metro de tecido. É claro que aqui falamos de itens de qualidade e não peças que vão soltar as pedras antes mesmo de serem usadas.

No entanto, para quem está com o dinheiro contado há a opção de comprar a renda lisa e fazer os bordados em casa. Neste caso você precisará de uma costureira experiente ou se for você mesmo a costureira e não tiver experiência com renda é muito aconselhável treinar bastante antes de se arriscar com a renda final, treine em rendas mais baratas ou mesmo em tecidos parecidos, pois uma vez que se erra um ponto pode ser perder toda a peça.

Como Fazer

Materiais:

  • Papel.
  • Lantejoula.
  • Lápis.
  • Borracha.
  • Agulha fina.
  • Linha da cor mais adequada ao vestido.
  • Papel carbono.
  • Tesoura.

    Lantejoula Aplicada na Renda

    Lantejoula Aplicada na Renda

Modo de Fazer:

É indicado você imprimir ou desenhar o desenho que deseja bordar e defina em qual parte da peça irá realizar a costura. Em seguida pegue o papel carbono e o lápis e desenhe suavemente na peça onde deverá costurar.

Passe a linha na agulha de maneira que ela faça um ponto duplo, ou seja passe dois, dobre a linha duplicada. Inicie o seu bordado a partir da base ou inferior da peça até que se chegue na parte de cima. Passe a linha bem ao meio da lantejoula, não deixe que aparece, certifique-se que o lado do brilho está voltado para o lado de fora do vestido.

Todos os passos devem ser feitos com muita atenção e calma para que não rasguem a renda. Trate de não deixar a linha transparecer e no final corte-a e de um nó bem firme para que ela permaneça no lugar.

Você pode fazer lindíssimas peças com a renda e a lantejoula, basta ter calma e um pouco de imaginação, a diferença do trabalho em renda para os outros tecidos é apenas de que a renda requer mais delicadeza pois rasga e se rompe com certa facilidade. Agora é só pôr em prática o que você aprendeu.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *