Todos aqueles que se interessam por artesanato, seja para consumo próprio ou para a comercialização, já ouviram falar em “asas do artesão”. Por este nome tradicional são conhecidos aqueles estabelecimentos ou organizações que procuram dar apoio à fabricação, comercialização e especialização de artesanatos em geral, desde bens de consumo perecíveis, a obras de arte.
A maneira mais tradicional de se formar uma dessas casas é, na verdade, alguma espécie de associação entre os próprios artesãos de uma localidade ou região – seja um bairro, cidade ou estado. Depois de fundada, é tradicional que estes estabelecimentos ofereçam apoio à produção de artesanato local em que se especializam – ou mesmo que se busquem novas formas de artesanato para ampliar os negócios ou a quantidade de artesanato produzido.
Nem sempre as casas do artesão têm fins lucrativos, elas podem funcionar apenas como centros de treinamento, oferecendo cursos, dicas e reuniões para todos aqueles que têm interesse em aprender ou aperfeiçoar seu artesanato. No entanto, não é raro que as casas do artesão se tornem um pouco de um ‘faz-tudo’ para os artesãos associados em geral. Nelas, é possível comprar peças para artesanato, fazer cursos para especialização ou aprendizado de uma arte, vender peças feitas, comercializar produtos para artesanato, ministrar cursos e muito mais.
Como praticamente tudo no mundo digitalizado em que vivemos, as casas do artesão já têm, é claro, seus contrapartes virtuais. São sites que se designam como “Casa de Artesão”, e que tem, fundamentalmente, os mesmos princípios de suas contrapartes reais que é apoiar a fabricação de artesanato, de todas as maneiras possíveis.
Ali, nesses ambientes virtuais, que comumente se baseiam em blogs ou fóruns de discussões, artesãos, ou aspirantes a tal trocam histórias e dicas, indicam melhores lugares para se comprar peças para a fabricação de artesanato, mostram maneiras e técnicas diferentes da manufatura de alguma espécie de arte, ensinam e aprendem, em um intercâmbio tão valioso quanto as casas do artesão reais.
Mas não é só para os artesãos já com prática que as casas do artesão são úteis – não há lugar mais indicado para se conhecer e aprender sobre artesanato do que nestes locais. Ali, todos aqueles que aspiram a se tornarem artesãos têm a chance de conviver, trocar informações e tirar dúvidas com pessoas que já praticam artesanato há muito tempo – muitas das quais tornaram a prática do artesanato em fonte de renda alternativa, ou mesmo a principal delas.
Buscar na sua cidade ou mesmo na internet um desses locais não é difícil, e pode ser um grande passo na direção de se tornar um artesão de sucesso.