Armazém do Artesanato

“Armazém do Artesanato” é como se chamam diversas pequenas empresas, espalhadas por todos os estados do Brasil, que têm como objetivo a comercialização, distribuição e veiculação de produtos feitos artesanalmente pelos seus afiliados.

Cada estado tem, normalmente, alguma espécie de artesanato que lhe é típica, e esses Armazéns costumam se especializar nelas. Cidades turísticas costumam ser ricas nesta espécie de comércio, que é vantajoso tanto para o expositor, quanto para o próprio armazém.

Empresas

As filiações a estes armazéns dependem muito de lugar para lugar, mas elas costumam representar diversos pequenos comerciantes, que, por um motivo ou outro, não conseguem – ou não desejam – comercializar seus produtos artesanais em grandes lojas, sejam elas em condição de estoque ou por venda pessoal.

É costumeiro que os Armazéns de Artesanato cobrem uma pequena margem de lucro em cima do preço dado ao produto pelo seu fabricante, já que estas redes de representação não compram o produto para a venda – expor em um armazém assim é, na verdade, a chance de mostrar seu produto para diversas pessoas, e, caso eles não sejam comprados, poderão ser levados de volta para casa, depois de um período padrão que varia – em caso de roupas e acessórios, normalmente trocam-se os produtos de acordo com a estação. No caso de bens perecíveis, algumas semanas antes do prazo de validade expirar, e assim por diante.

Vendas

Ma não é só em cidades turísticas que estes armazéns se proliferam, cidades pequenas costumam contar com pelo menos um destes tipos de estabelecimento, baseados, principalmente, em cima de cultivo de bens familiares, produzidos com meios próprios, ou então para a venda de produtos coloniais, não raros, feitos completamente com produtos cultivados pelo próprio artesão.

Além disso, existem sites com esta mesma designação, e que servem aos mesmos propósitos – estes, não raro, são praticamente um “Mercado Livre” de bens artesanais: o fabricante expõe seu produto por uma pequena taxa, a compra é feita inteiramente através do site e o fabricante precisa se preocupar apenas em enviar o produto nas datas combinadas.

Esta opção facilita o pagamento e, é claro, o alcance dos produtos feitos por cada um dos expositores do site, já que não há limites para onde o produto possa ser enviado, ou de onde ele será buscado.

Sites

Um bom exemplo disso é o site Armazém do Artesanato Shop, feito apenas para o comércio virtual de artesanato. Basta se cadastrar, e dar uma amostragem de seu produto, e, uma vez feito, ele ficará disponível para a compra de qualquer interessado, em qualquer lugar do mundo.

Os Armazéns são uma ótima opção para comércio de bens feitos artesanalmente, para todos aqueles que desejam tornar seu artesanato uma fonte de renda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *