Artesanato – Cachecol em Tear

Tear

O tear é uma peça de fazer tecidos, malhas, pode ser também instrumento para a produção de tapetes, entre outras peças, como também peças de lã, tal como casacos e cachecóis. Esse instrumento de trabalho é usado há muitos séculos e foi muito comum durante a época da idade média e durante o período medieval europeu. O tear é manuseado pelos artesãos e esses trabalhadores que o usam para produzir suas peças e o seu trabalho são chamados de tecelões.

Hoje em dia existem muitas outras máquinas bem mais modernas que fazem a produção de tecidos, muitas vezes uma produção em massa, com milhares de tecidos sendo produzidos por hora, essa é a chamada linha de produção industrial, o método mais usado no mundo moderno nos dias de hoje.

Atualmente é bem difícil encontrar grandes produções usando teares, ainda que chamem algumas máquinas de tear, elas são bem diferentes do tear original e que deu origem à história dos tecidos. Os mais usados nas fábricas nos dias atuais são as máquinas de costura ou máquinas de qualquer tipo, que não exijam um trabalho mais manual, mas sim um trabalho que possa ser feito de maneira bem rápida.

O tear é muito pouco usado e da mesma forma é muito pouco conhecido nos dias atuais, principalmente quando se tratam dos jovens. Pouca gente conhece ou sabe sequer como é um tear, pode ter ouvido falar em um filme ou outro que conta histórias de época, mas mal se lembra, por esse motivo vamos explicar melhor o que é exatamente um tear e como ele é.

O tear de se fazer tecido, de maneira artesanal e até mesmo artística, consiste em um quadrado que normalmente é construído de madeira, mas fique atento, não é uma placa inteira de madeira, mas sim um quadrado que conta apenas com as suas beiradas, o seu meio é vazio, é um buraco, o tear é formado pela junção de quatro vigas unidas pelas pontas, como se você pegasse quatro réguas de 30 centímetros de madeira e pregasse umas nas outras pelas pontas fechando o quadrado, não precisa ser 30 cm necessariamente, pode ser de qualquer tamanho.

É válido dizer ainda, que existe um outro tipo de tear que é tão importante quanto esse mencionado acima e tão artesanal quanto, é o tear onde se faz peças menores, como um cachecol. Ele segue os mesmos princípios do tear tradicional, ele tem quatro lados, mas ao invés das junções das suas pontas formarem um quadrado, elas foram um retângulo, pois a intenção é fazer uma peça mais achatada do que os quadrados de tecido, vamos falar melhor sobre o tear com especialidade em cachecóis na próxima seção.

Cachecol em Tear

Uma coisa que não foi mencionada ainda e que é importantíssima, na verdade é a essência de um tear, são os pregos, muita gente pode achar estranho, mas é isso mesmo, os pregos são essências, pois sem eles não há a confecção de nada, são eles que fazem o papel de entrelaçar os fios e produzir as camadas de tecido.

O princípio de funcionamento de um tear é o método de entrelaçar as linhas usando como base os pregos que estão fixados nas madeiras ao lado, você passa as linhas nos pregos para que elas fiquem firmes e fixas e em seguida, entrelaça elas de forma a confeccionar um tecido, esse entrelaçamento acontece na parte central do tear, na parte vazada, mas isso só é possível devido aos pregos ao lado que dão sustentação.

Como Posso Fazer Um Cachecol No Tear?

Muitas pessoas querem produzir os seus próprios acessórios, suas peças de roupas e como está chegando o inverno no Brasil, é claro que o cachecol de lã não poderia ficar de fora da lista de desejos. Muitas dessas pessoas não querem gastar para adquirir novas peças, principalmente quando se considera a situação econômica atual, a qual estamos vivendo, que é incerta e que o mais importante é poupar o valor financeiro que tivermos.

Por esse motivo, muitas pessoas têm se aventurado nas suas próprias casas para produzir novas peças, para aprender artesanato, entre outras formas de arte e de exercer a criatividade, no entanto devemos frisar que o trabalho com o tear se faz muito interessante, pois além de você produzir algo do seu gosto com um baixo custo, você também pode usar como um excelente passamento e até como um calmante, uma vez que para manusear o tear você deve ser paciente, ou se tornar mais paciente.

Além de tudo isso é também uma boa alternativa para quem não gosta de mexer exclusivamente com as famosas e enormes agulhas de tricô e crochê, pois o trabalho no tear com elas é mais secundário. Por todos esses motivos, a seguir daremos um passo a passo sobre como fazer o seu próprio cachecol de lã no tear e o mais importante, você nem sequer precisa sair de casa.

Passo a Passo

Materiais necessários:

  • Um novelo de lã da cor e espessura da sua preferência, no entanto ele deve ser bem grande, com mais ou menos um tamanho mínimo de 200 metros, lembre-se que quanto maior o novelo de lã, maior também será o cachecol.
  • Um tear com os pregos devidamente colocados.
  • Uma régua (30 centímetros é um tamanho bom e é mais fácil de achar).
  • Uma agulha de crochê de número 00.
  • Uma tesoura, de preferência que tenha ponta fina.

    Cachecol No Tear

    Cachecol No Tear

Como Fazer:

Primeiramente você deve pegar a régua e pegar a linha, você vai enrolar na régua as linhas até que você de 17 voltas ao redor da régua, quando terminar corte as partes de baixo dessa linha e também as partes de cima, assim você terá 34 fiozinhos padronizados e praticamente do mesmo tamanho.

Considerando que o seu tear tenha 17 pregos de cada lado, agora vamos pegar as linhas, unir as pontas de cada uma delas, dar um nozinho, assim vai se formar na ponta uma espécie de espaço, o que se você puxasse se pareceria com um lacinho, você vai pegar cada uma dessas duas pontas e encaixar nos pregos ao lado, faça isso com todos os pregos, exceto o último, você pode usar a agulha de crochê para lhe auxiliar.

No último prego você deve juntar as linhas soltas que irá usar para dar o nó, à linha que está vinculada ao novelo de lã, para assim começar de fato o trabalho. A partir da linha ligada ao novelo colocada no ultimo prego, você vai começar o trabalho. Lembre-se de sempre puxar a linha para baixo, para ficar mais certinho o tecido.

Agora é a hora do zigue zague, faça esse zigue zague com a linha ligada ao novelo até chegar no final, quando chegar no final desça intercalando, não se esqueça de sempre puxar embaixo, agora a última parte da sequência é ir com a agulha puxado as linhas mais embaixo nos pregos, mas só elas, depois que puxar todas recomece tudo de novo, faça o zigue zague até o fim e volte, depois puxe a linha mais embaixo, assim na parte inferior do seu tear, aos poucos estará sendo produzido o corpo do cachecol.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Ótima explicação. Consegui fazer um cachecol sem dúvida nenhuma. Obrigada!

    sergia 23 de abril de 2012 14:34 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *