Existem diversos métodos de fazer crochê, e um dos mais bonitos é o chamado crochê peruano, ou crochê de vassoura. Ele é muito simples e fácil de fazer! Segue abaixo um passo a passo de como fazer esse tipo de crochê – basta seguir as dicas. Ele é para fazer este ponto em linha reta, o que pode ser usado para fazer mantas ou então, se usado em material mais pesado, trilhos para mesa e tapetes.
Primeiramente, faça uma correntinha simples, de um número que seja múltiplo de cinco para que as laçadas deem certo depois. Depois da corrente pronta, você vai tirar uma laçada com a agulha de crochê e passá-la para uma agulha de tricô, segurada pela sua mão esquerda. Faça uma laçada para cada ponto da corrente inicial, passando todos para a agulha de tricô, sem virar o crochê.
Em seguida, você vai passar a agulha de crochê por dentro de quatro das laçadas que estão na agulha de tricô. Dê uma laçada com ela, e faça, então, uma correntinha com estas quatro laçadas, em ponto baixo. Introduza a agulha de crochê nas próximas quatro laçadas e retire-as com mais uma laçada. Você vai ficar, então, com duas laçadas na agulha de crochê.
Passe o fio através destas duas laçadas que sobraram e faça três pontos baixos através das quatro laçadas que estarão na sua agulha. Continue repetindo o processo, sempre retirando as laçadas de quatro em quatro, e, a cada duas, fazendo mais uma carreira de quatro com as laçadas que sobrarem na sua agulha.
Depois de terminar toda a carreira, você irá transferir o fio para a agulha de tricô, fazendo como fez desde a primeira correntinha: retirando laçada por laçada para a nova agulha e repetindo o processo depois, até que o trabalho fique do comprimento que você desejar.
Lembre-se de que é muito importante não virar o trabalho enquanto ele estiver sendo feito ou retirado de uma agulha para a outra: isso pode prejudicar o resultado final, já que o avesso pode ir acabar parando na frente, ou então, por causa dos trabalhos com as laçadas a mais, um dos lados pode ficar mais curto ou mais longo que o outro e acabar interferindo nos pontos, que correm o risco de ficarem soltos desmanchando todo o trabalho que já está feito.
Todo o crochê deve ser feito do mesmo lado, cuidando sempre para que a agulha de tricô sempre tenha os fios colocados nela de maneira que ela fique em sua mão esquerda!