Convivemos com tantas histórias, muitas das vezes nem reparamos nas quais realmente fazem sentido para nós. Muitas delas poderiam alterar nossa forma de vida se não fosse do jeito que aconteceram. A história da arte é uma delas, que com muitos detalhes conquista milhares de admiradores e que transformou muitas culturas nas formas que são atualmente.
O homem sempre gostou de se expressar, mas no começo não existia muitas maneiras que pudessem ser feitas. Inicialmente a fala era a principal ferramenta, mas sabemos que até nos dias atuais existem muitas pessoas que não possuem nenhuma habilidade para se expressar com palavras faladas, mas conseguem botar seus sentimentos no papel, em pinturas, em esculturas e outras diversas manifestações.
Durante toda a história humana, inovações artísticas estiveram presentes buscando melhorar a conexão do homem com arte. E para isso muito foi se passado de geração em geração, se modificando de acordo com as tendências do momento e ainda sim sendo misturadas entre povos, participando efetivamente da cultura de muitos deles.
Dentro desse viés artísticos, que sabemos que a maioria das coisas são todas feitas a mão para realmente conseguir tornar algo que está em mente através do próprio trabalho, existe o artesanato que busca desde sempre ajudar a melhorar a vida das pessoas, com ferramentas simples, materiais totalmente retirados da natureza e feitos somente por uma única pessoa.
Diferentemente de como conhecemos hoje, os processos de fabricação foram durante muito tempo voltados para o artesanato e isso fez com que eles se sentissem bem valorizados e sempre quisessem inventar coisas novas. Mas tudo isso era totalmente familiar, com produções nas próprias casas e muita coisa ainda primitiva.
O artesanato atual traz coisas diferentes do que costumamos ver nas lojas de 1,99, nelas muitos dos produtos são padronizados e conseguem por isso um preço bem mais abaixo do que você compraria nas mãos de um artesão. Com toda a beleza dos produtos feitos por eles, foram reconhecido também como artistas, pois o trabalho detalhado, criativo e trabalhoso são muito semelhantes com a confecção de um quadro, com a confecção de um poema.
História Da Arte
Hoje em dia há muitos especialistas sobre o assunto que sabem de trás pra frente todos os períodos artísticos, muitas vezes estudamos juntamente com a disciplina história na escola um pouco sobre a arte, já que como já foi dito ela está totalmente vinculada ao restante da nossa história. As marcas são realmente as manifestações que fizeram diferença no decorrer do tempo..
Com o tempo sabemos que não somente comunicação se tornou a arte, mas também de um viés estético que sabemos que serviria de decoração para algum ambiente. A sociedade primitiva se comunicava totalmente por símbolos que ao analisados são desenhos rupestres que representam a arte na suas primeiras formas. Como o marco das primeiras artes também um marco muito importante para a humanidade, todo o restante foi baseado de acordo com o desenvolvimento que tivemos.
Podemos entender assim que a história da arte ainda não acabou, pois sabemos que o ser humano ainda irá se desenvolver extremamente, cada uma das ferramentas tecnológicas que cria a cada dia e que isso irá influenciar no modelo de produzir a arte.
Em uma ordem cronológica podemos dividir a história da arte em Pré-história, Antiguidade, Idade Média, Moderna, Contemporânea e Atual.
Pré História Artística
Com certeza a mais básica das épocas, mas ainda sim o momento de marco onde o homem começa a demonstrar evolução e também ser um símbolo do início da escrita. Com isso lembramos com clareza das aulas de história sobre as pinturas rupestres, onde os homens das cavernas registram seus hábitos nas paredes de onde passavam. Hoje em dia os arqueólogos tentam decifrar a maioria desses desenhos. Com tamanha importância, já vemos que esses lugares se tornam lugares de preservação. Outros tipos de arte encontradas datadas neste período são esculturas e artefatos em ossos, madeira e pedra.
Antiguidade
Durante esse período alguns povos se destacaram como os egípcios com seus sinais hieróglifos e outras artes cultuando a religião e os faraós. Com isso eram feitos adornos para as pessoas usarem, pinturas para representar o que eles realmente acreditavam. Os túmulos e estátuas eram todo enfeitados e existia diversos artefatos para todas essa representação.
Na antiguidade outra civilização que fez muito impacto no futuro do mundo foi a Grécia, que possuía muitas esculturas, pinturas, monumentos e também edificações, sendo muito marcante as características que eles tiveram na época, sendo reconhecidas até os dias atuais. Outro grande marco nesse período é realmente o surgimento da escrita que possibilitou grandes mudanças no mundo todo.
Idade Média
Quando pensamos em Idade Média logo lembramos do filmes épicos, com guerras entre soldados com rainhas e reis, dentro de seus castelos e todos seus vassalos cumprindo seus papéis. Foi muito marcada pela presença da Igreja nas decisões, além de um grande ar romântico e gótico.
A grande Roma foi destaque nesse período até a formação dos feudos, aprimorando muito as edificações gregas e conseguindo criar grandes Igrejas no período Bizantino, sem contas das diversas artes em telas.
Idade Moderna
Período das navegações marítimas, descobertas de novos lugares e principalmente de novas culturas que se integraram com as já existentes na Europa e trouxeram mudanças novamente no jeito de fazer arte. Dando muito valor a natureza, a emoção e outros sentimentos presentes na época.
Contemporânea
Durante o século XX muitas reviravoltas foram bem significativas para as artes, expressando cada acontecimento de uma forma diferente como as Guerras Mundiais e a Guerra Fria. durante esse tempo tudo se tornou confuso e alguns movimentos antigos voltaram à tona como o romantismo, o impressionismo e novo modelo de classicismo.
Arte Atual
Atualmente é muito fácil ver arte em todos os cantos, seja por um grafite em paredes, ou então algo na tela do celular. A arte se difundiu muito, se misturando pelo mundo todo, no Brasil temos diversas artes orientais, seja artefatos ou até mesmo culturais. Há também diversas referências europeias, todas elas formando uma nova era de arte muito ampla, seja ela concreta ou abstrata.
Arte Francesa
Quando falamos da arte francesa, lembramos logo de tempos coloniais e artefatos bem antigos, por incrível que pareça, ainda há muitas pessoas que acham aquele tipo de arte muito agradável e procuram aplicar na decoração de sua própria casa.
Algumas outras especificam essa decoração para banheiros, dando preferência para gesso, aquelas banheiras de filme redondas e ainda por quadros, que em sua maioria são constituídos de flores, bem simbólico da França.