Vestidos de noiva e vestidos de festa ganham muito mais valor agregado com o uso da técnica de bordado de renda com pérola e outras pedrarias. Essas peças ganham um aspecto de riqueza que outros acabamentos não são capazes de criar. Quem aprende a realizar esse tipo de trabalho tem a chance de ter uma boa renda extra haja vista que é uma atividade bastante valorizada.
Boa parte das noivas quer que seu vestido seja totalmente bordado com renda e pérolas. A seguir você poderá entender um pouco melhor como a técnica pode ser desenvolvida e como dar início ao seu treinamento.
Entendendo o Bordado de Renda Com Pérola
Trata-se de um trabalho artesanal que exige muita paciência uma vez que se deve costurar pedrinha por pedrinha. Vale ressaltar que não são somente pérolas que podem ser usadas para ornamentar vestidos de noiva. Dentre as pedrarias possíveis também estão canutilhos, paetês, vidrilhos entre outros. A técnica para o bordado com esses elementos é a mesma.
Para a realização desse tipo de tarefa artesanal é necessário contar com uma agulha bem fina que é própria para isso, pode ser facilmente encontrada em lojas de itens para costura. Nessas lojas também é possível ter acesso a uma grande variedade de itens decorativos para com padrões e cores diferenciados. Reflita a respeito do trabalho a ser realizado e quais são os itens que mais combinam.
Tipos de Renda Para Bordar Vestidos de Noiva
Existem diferentes tipos de renda para bordar vestidos de noiva sendo que destacamos as mais utilizadas abaixo:
Soutache
Trata-se de uma renda mais pesada devido ao fato de ser rebordada com o fio soutache, apresenta menos caimento.
Guipure
Uma das rendas mais tradicionais para vestidos de noiva também se destaca por ser pesada, o ideal é combiná-la com tecidos mais estruturados.
Chantilly Francesa
O nome dessa renda se deve ao fato de ter sido desenvolvida região de Chantilly, na França. Perfeita para peças que demandam mais fluidez e movimento é a renda mais cara desse mercado.
Tipo Italiana
Uma alternativa mais barata que a renda Chantilly é também uma opção nobre para seu vestido de renda.
Tipo Francesa
Considera-se como uma cópia da Chantilly, mas sem o mesmo toque macio e caimento perfeito. Ideal para quem deseja um vestido rendado mais fluido e com movimento, mas que não tem um orçamento tão amplo.
Bordada
Finalmente chegamos ao modelo de renda que mais interessa para quem deseja trabalhar com bordados de pérolas, recebe o nome de renda bordada qualquer tipo de renda que tenha o trabalho de aplicação de miçangas, canutilhos, vidrilhos, pérolas entre outros.
O Trabalho
Com a escolha do tipo de renda a ser utilizado na peça é necessário preparar a sua base, o forro, e alfinetar a renda por cima para poder dar início ao processo de colocar, uma a uma, as pedrinhas no vestido com o auxílio de uma agulha de miçanga. A pedraria escolhida pode ser aplicada alternadamente entre os desenhos que são formados pelos desenhos das rendas.
Vídeos
Para te ajudar a entender melhor como bordar renda com pérola selecionamos alguns vídeos a seguir:
Vídeo: Como Bordar Pérolas
Confira na prática como bordar pérolas.
Vídeo: Tule Bordado Com Pérolas
Saiba como bordar tule com pérolas.
Vídeo: Rendas Bordadas Com Pérolas
Confira alguns modelos de rendas bordadas com pérolas.
Gostou de saber como fazer o bordado de renda com pérola!