Bordados Antigos – Passo a Passo
O artesanato é uma atividade muito antiga. Usada desde sempre como uma fonte de renda e também como uma espécie de terapia, para quem gosta de trabalhos manuais.
Os bordados permitem a criação de uma infinidade de tipos e de formas de estampas, valorizando e dando um toque todo especial para as peças, que podem ser usadas como vestuário, decoração, e muito mais.
Assim como acontece com todos os trabalhos, inclusive com os manuais, a tendência é modernizar. Dessa forma, várias outras técnicas de bordados foram surgindo ao longo dos anos, e que servem tanto para facilitar o trabalho, quanto para aumentar a produção, quando for o caso.
No post de hoje, nós vamos relembrar um tipo de bordados mais antigo, e o passo a passo de como é feito. Confira:
Passo a Passo do Bordado Ponto Cheio
O uso desse bordado é mais comum para preencher curvas, para preencher formas circulares e também vários outros tipos de desenhos, como flores, por exemplo. Além de dar um relevo ao desenho, proporcionando um efeito mais atraente e elegante para a peça. De uma forma resumida, o ponto cheio é nada mais do que várias linhas retas próximas umas das outras. É um ponto reto, que pode ser na horizontal, na vertical e até na diagonal. É um tipo de bordado bem simples de fazer. Porém, é importante salientar que esse tipo de bordado não é recomendado para desenhos muito grandes, pois surgirão muitas falhas no desenho.
Segue Abaixo o Passo a Passo:
Materiais:
- Linha de costura na cor que desejar. Podem ser usadas várias cores diferentes, conforme o desenho escolhido.
- Agulha de costura
- Tecido onde será feito o bordado
- Tesoura
Passo a Passo:
- passo: a primeira coisa a se fazer é escolher o desenho que será preenchido. Em seguida, é preciso riscá-lo no tecido onde será bordado. Para isso, pode-se usar um lápis para marcar certinho a posição onde o desenho ficará.
- passo: em seguida, é preciso pegar a linha na cor escolhida, colocar na agulha e fazer um pequeno nó em uma das pontas, para não soltar.
- passo: após fazer o nó na linha, passe-a por debaixo do tecido e puxe bem para ficar bem firme, até sentir que o nó ficou bem encostado no tecido.
- passo: depois, coloque a agulha bem em cima do local que ela sai e volte, de forma que a linha fique junto com o primeiro ponto.
- passo: agora, você deve ir bordando um ponto bem próximo um do outro, até que todo o espaço do desenho que você riscou seja preenchido.
- passo: vá fazendo os pontos até chegar ao final do bordado, e termine arrematando do lado avesso da peça.
Existem vários outros tipos de bordados antigos, porém, o ponto cheio é um dos mais fáceis, e qualquer pessoa consegue fazer, desde crianças até uma pessoa da terceira idade. É bem divertido e ainda dá pra ganhar um dinheiro extra com essa técnica. E o investimento é super baixo também.