Certamente você já ouviu falar das guirlandas quando assunto é enfeite natalino. Poucas pessoas sabem ou conhecem pelo nome o que é uma guirlanda, mas pode ter certeza de que quando veem uma ficam impressionados com a beleza que esse enfeite natalino tão tradicional tem.
Outra coisa que poucos sabem é que as guirlandas em sua maioria é fruto da prática artesanal, grande parte dessas peças são feitas por pessoas a partir do manuseio de uma matéria prima, principalmente materiais que já tiveram uma vida útil, como por exemplo cabides de metais e bolas natalinas do ano anterior, e sua mão-de-obra. Acredite o resultado é magnifico.
É bastante comum ver as guirlandas penduradas em portas, sempre na chegada das casas. Essa característica não é por acaso, tudo sobre as guirlandas tem um significado, a peça em si tem um significado muito bonito e será mostrado logo abaixo no texto. Outra coisa que muitas pessoas relacionam é que as guirlandas são uma decoração de “gente rica”, o que não é verdade. Mas isso se dá pelo fato de que quando compradas já prontas possuem um valor mais elevado.
No entanto, para tudo tem um jeito, não se desespere se tem o sonho de ter uma guirlanda natalina em sua porta. Graças ao artesanato você pode produzir a sua guirlanda do jeitinho que sempre sonhou e gastando bem pouco. Como dito anteriormente, essas peças podem ser feitas com materiais que já possui em casa, como cabides de metais e bolas natalinas de anos anteriores.
Existe uma infinidade de maneiras de se produzir guirlandas natalinas. Afim de ajudar vocês, o texto irá contar um pouco mais sobre o significado que as guirlandas trazem e vários passo a passo de como vocês, dentro de suas casas, juntamente com os membros de sua família podem produzir suas peças e unir um pouco mais a família sobre o espirito natalino.
Artesanato E Decoração Natalina
O artesanato está presente em tudo em nossas vidas, essa prática nos acompanha desde o período da pré-história, isso por volta dos anos 6000 a. C. dessa maneira, podemos dizer que tudo o que foi criado pelos homens da caverna e que deu origem a basicamente todos os itens que utilizamos hoje no dia-a-dia é fruto do artesanato.
Artesanato consiste na fabricação de novas peças a partir do uso de uma matéria-prima inicial juntamente com a mão-de-obra, onde desde a preparação até o acabamento final da peça é feita apenas por uma pessoa ou uma família. O artesanato no período neolítico surgiu como forma de suprir as necessidades do povo daquela época, produziam principalmente ferramentas, roupas e com o passar dos anos foram se especializando mais na produção de variados produtos.
Nos dias atuais, o artesanato além de ser fonte de renda de diversas famílias pelo mundo todo, também é uma maneira de se conhecer um pouco mais sobre a cultura de um país. Vocês agora devem estar se perguntando como isso é possível. E é simples, o artesanato é feito em sua grande maioria com as matérias-primas que se encontram em abundancia naquele local, e com elas são feitas peças que traduzem um pouco mais da cultura daquele lugar.
No Brasil, por exemplo, o barro é uma das principais matérias-primas utilizadas na fabricação de produtos artesanais, dele surge a cerâmica e os famosos bonecos de barro, que em sua maioria representam figuras importantes na cultura nordestina, como os grandes cangaceiros, as baianas entre outros. E essas peças são expostas em feiras culturais que são constantemente visitadas pelos turistas, dessa maneira eles conhecem um pouco mais da cultura do país.
Agora falando um pouco mais sobre o artesanato e a decoração natalina, como dito acima, o artesanato está presente por toda parte. E o lugar em que mais encontramos peças artesanais, sem dúvidas é na decoração. Os objetos artesanais juntamente com uma bela pegada de estilo, mudam completamente a decoração de um ambiente, e o melhor é que você mesmo pode produzir suas peças e decorar seu lugar.
Como muitos sabem, as peças de decoração natalinas não são algo que possuem um valor muito acessível a todos, mas elas são fáceis de serem produzidas em casa. E é nesse momento que o artesanato entra em ação. Além de as peças ficarem um espetáculo de lindas, o artesanato natalino tem um outro benefício.
O momento de produção das peças natalinas e a decoração da casa pode se tornar um momento que envolverá toda a família, de forma que aquele trabalho se torne algo agradável e sirva como meio de reunir os membros daquela casa e torna-los próximos no período natalino, a família é um bem muito precioso e o Natal é o momento de estar próximo aqueles que amam, a produção dos itens decorativos e a decoração da casa pode tornar isso realidade.
Guirlandas De Natal: Significado
Antes de entender o significado é importante sabre o que é uma guirlanda, o nome pode não ser muito familiar, mas garanto que já viu várias durante sua vida. Guirlanda é uma espécie de circulo feitos com galhos, geralmente secos e são entrelaçados juntamente com flores e folhas também, para dar um embelezamento a esses arranjos.
As guirlandas são um dos objetos decorativos natalinos mais tradicionais e detém muitos significados, principalmente religiosos. Essa peça decorativa antecede até mesmo o nascimento do salvador, Jesus Cristo. Há registros que mostram que as guirlandas eram um dos principais adornos usados pelos pagãos.
As guirlandas natalinas são colocadas geralmente nas portas das casas, como uma maneira de dar boas-vindas aos Deuses. Atualmente, com a presença do Cristianismo as guirlandas tomaram novos significados na decoração natalina.
Outra coisa que poucos sabem é que a guirlanda ultrapassa o rotulo de ser apenas uma decoração natalina. Essa peça é utilizada por representar uma série de coisas e benefícios para as casas em que são colocadas, um desses benefícios é a garantia de prosperidade, muita paz e um novo recomeço.
Dessa maneira, o uso delas no Natal e nos períodos de fim de ano são muitos comum, além de um item decorativo ela serve quase que uma amuleto que garante coisas boas para o novo ano que vai se iniciar, e esse ano será cheio de alegria, tranquilidade, paz, saúde e bençãos.
Agora que tal você mesmo produzir sua própria guirlanda para decorar sua casa e garantir todas essas coisas boas para o seu ano? A seguir serão apresentados passo a passo de fabricação de guirlandas em casa, fáceis, rápido e o melhor de tudo: gastando pouco.
Guirlanda De Natal Com Bolas: Passo A Passo
Nesse passo a passo iremos te ensinar como fazer as famosas guirlandas natalinas gastando bem pouco e utilizando aquelas bolas que foram utilizadas no ano anterior. Para isso, irão precisar dos seguintes materiais:
Bolas natalinas vermelhas e douradas com tamanhos variados (a quantidade vai depender do tamanho do seu arco);
- Fio de arame;
- Alicate comum ou de corte;
- Festão de natal (ou folhagem também serve);
- Fio de nylon;
- Cola quente;
- Laços de fita (tons vermelhos, de preferência).
Passo a Passo
A primeira coisa a se fazer é moldar o fio de arame, ele deve ter a forma redonda, como um arco. Em sua ponta final, em apenas uma delas, arremate-a com um circulo pequeno (irá torcer o arame até formar uma bolinha).
Depois disso, faça pequenos arranjos com o auxilio do fio de nylon entre as bolas menores e as bolinhas médias. E reserve.
Agora, no terceiro passo, você irá colocar as bolas soltas (as maiores) no arame e os arranjos com as bolinhas menores, intercalando as duas sempre. No entanto, só irão ser colocadas as bolas em ¾ do arame, uma parte ficará sem.
A parte que ficou sem bolas, ¼ do arame, você irá encapar com a fita. E depois faça laços bem bonitos e pomposos para colocar sobre essa parte, cole com a cola quente. Você pode também colocar uma folhagem nessa parte, deixando a guirlanda com as cores tradicionais natalinas vermelha (bolas) e verde (folhagem).
No lugar do arame pode se usar cabides de arame também.
E está pronta sua guirlanda natalina, que a magia do Natal preencha seu lar de boas novas.