Moldes de Feltro

O artesanato com feltro é uma das muitas espécies de artesanato existentes e que são fáceis de fazer e com potencial para grandes criações. São muitas as peças que podem ser feitas utilizando o feltro como material base, que se destinam para a decoração da casa, e também para peças úteis para toda a família.

Gatinho de Feltro

Gatinho de Feltro

Conhecendo um pouco o Feltro

O feltro tem uma textura diferente dos demais tecidos, ele não desfia, é macio e se amolda facilmente a diferentes bases, por isso fomos pesquisar a sua origem e descobrimos que o feltro na verdade não é um tecido, antes ele é considerado um papel, pois não é feito através da trama das fibras assim como o tecido. O feltro é considerado um papel ou um TNT – Tecido não tecido, porque na sua fabricação as fibras não são tecidas e sim apenas compactadas através de um processo chamado de calandragem. Dessa forma explica-se porque o feltro não se desfia quando cortado, o que possibilita o seu uso no artesanato e também com outros fins como a fabricação de casacos, chapéus, e até no revestimento de caldeiras e outros tipos de equipamentos industriais.

Itens de Feltro

Itens de Feltro

Trabalhando com Feltro

Segundo as artesãs que trabalham com o feltro, ele é um material muito bom de manusear, maleável e firme ao mesmo tempo, facilitando a tarefa de dar formato às criações, assim é comum que quem experimente fazer uma ou duas peças com feltro tome gosto pela arte que acaba se tornando um vício, o que é facilitado pelas diferentes formas de trabalhar com feltro que existem. Há diferentes tipos de artesanato com feltro, com ele pode-se fazer bonequinhos, bichinhos, utensílios de cozinha, capas de livros e cadernos, enfeites de natal, objetos de decoração, brinquedos, marcadores de livros, etc. Trabalhar com feltro é fácil, não exige nenhuma habilidade especial, apenas o gosto por aprender e produzir peças totalmente feitas por você e o cuidado e a paciência para produzir peças com bom arremate, fundamentais quando falamos de artesanato.

Moldes

Moldes

Os Moldes para a Fabricação das Peças

O material básico para a fabricação das peças artesanais em feltro é o próprio feltro nas cores necessárias, o ideal é que se tenha cortes em todas as cores possíveis, o que estimula nossa criatividade, tesoura, linha, agulha, botões e moldes. Os moldes de feltro são feitos em tecido comum e depois passados com carbono simples para as peças de feltro. Os moldes podem ser encontrados na internet e também em revistas especializadas, porém é importante salientar que qualquer molde que lhe agrade pode ser usado para fazer as peças de feltro, basta que o desenho tenha o tamanho desejado, e o ideal é que ele não possua muitos recortes e sim tenha as beiradas mais lisas. Nesse caso vale a imaginação e você mesma em pouco tempo estará fazendo ou transformando seus próprios moldes.


Categoria(s) do artigo:
Feltro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Adorei todos, mas preciso saber de vc tem apostila de bebe, com mldes de bichinhos e bonecas, mobiles tb obrigado.

    Maria Elvira Lippert 4 de maio de 2011 22:49 Responder
  • Adoro trabalhar com feltro, gostaria de sebar de voce tem passo a passo dos anjos, bruxinha,ginomo, com molde. e como posso adequirir.
    marta

    marta santana 8 de agosto de 2011 17:02 Responder
  • Como consigo os moldes das coisas que vi.

    JULIANA 9 de novembro de 2011 1:50 Responder
  • gostaria de saber se voce tem molde de notas musicais p adolescente,obrigada.

    alda maria 10 de março de 2012 15:05 Responder
  • Agorei os bichinhos.
    Gostarias de ter os milde,pode mandar pelo meu e-mail?
    Obrigada

    Ana 5 de maio de 2012 20:26 Responder
  • gostaria que mandasem os moldes dose bichinhos para omeu mail obg

    vaneide portela 26 de maio de 2012 7:08 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *