Bonecas em Feltro

O artesanato é uma ótima opção para quem deseja ter uma fonte de renda extra e também para quem gosta de relaxar nos momentos de folga. Um dos materiais mais interessantes para incluir nos seus trabalhos manuais é o feltro. Para quem não conhece o feltro é um papel que é feito a partir de lã ou pelos de animais.

Com o uso do processo de calandragem as fibras passam a ficar unidas. Quando o material escolhido para fazer o feltro é pelo de animal as espécies preferidas são carneiro, lebre, camelo, coelho e castor. Como a calandra não tece somente faz a compactação temos um TNT (Tecido Não Tecido).

O uso desse material é bastante amplo podendo ser usado na composição de chapéus e casacos bem como no revestimento de caldeiras a vapor ou outros equipamentos. Além disso, o feltro é um material ótimo para ser usado em trabalhos artesanais, fitas de patrulha ou tapetes. A seguir vamos dar dicas de como usar o feltro para fazer bonecas.

Tutorial de Como Fazer Bonecas de Feltro

Materiais Necessários

  • Feltro de várias cores
  • Tesoura
  • Linha e agulha
  • Fita
  • Computador/Impressora
  • Algodão
  • Caneta

Como Fazer

O tutorial abaixo explica como fazer bonecas de letras com feltro, por isso vamos criar nosso molde no computador.

Passo 1 – Devemos começar digitando no computador as letras que desejamos usar para fazer bonecas. Você está livre para escolher a fonte que desejar. Em seguida imprima a palavra que você deseja criar e recorte as letras que serão o molde.

Passo 2 – A partir desse molde marque duas vezes cada letra sobre o feltro. Uma dica para deixar o resultado final mais interessante é usar feltros de cores diferentes para fazer as letras. Em seguida recorte as letras do feltro.

Passo 3 – Em seguida posicione uma letra em cima da outra e costure as mesmas, enquanto você vai fazendo essa costura coloque o algodão no meio fazendo então o recheio.

Passo 4 – Assim que tiver feito a costura de todas as letras você deve fazer a costura delas num pedaço de fita. Com essa fita você poderá prender o nome formado na parede. Você pode usar um prego em cada ponta.

Dicas Para Fazer Bonecas de Feltro com Molde

Molde –  http://3.bp.blogspot.com/-0fWUO6zQjEg/UmV4K3FDvmI/AAAAAAAAET4/WI5r4ttBYZk/s640/Boneca+6.png

Como Fazer

O molde é bastante autoexplicativo garantindo que você irá entender de maneira simples como fazer o recorte das partes e depois montar. Basicamente se trata de cortar duas vezes um mesmo pedaço e rechear com algodão ou outro material fofo. Assim você garante tridimensionalidade para a sua boneca. Para fazer esse tipo de peça é interessante saber costurar.

Vídeos

Para te ajudar a fazer as suas bonecas de feltro selecionamos alguns vídeos bem interessantes:

São vídeos em que são apresentados os passos para fazer as suas bonecas de feltro. Pode ser bom para quem ainda tem dúvidas sobre como juntar as partes do molde e fazer o recheio. Os resultados desse tipo de artesanato são ótimos então vale a pena praticar, suas bonecas podem ser bem criativas então mãos ao feltro e comece a praticar.

Dicas

Desenhe

Para garantir que as suas peças fiquem mais fiéis ao molde é bom fazer o desenho das formas no feltro antes de recortar. Com o risco do lápis ficará mais fácil para você saber onde cortar. Lembre-se ainda que é necessário cortar duas vezes os pedaços, para fazer a parte da frente e a de trás. Com o passar do tempo você adquire a prática necessária e suas bonecas irão ficar mais bonitas com certeza.

Enfeite

Para quem deseja fazer as bonecas de feltro para vender a dica é lhes acrescentar mais valor enfeitando as peças com laços e afins. Quanto mais bonitas forem as suas bonecas você conseguirá vender por um preço melhor. Pense ainda em fazer bonecas temáticas de clubes de futebol, de princesas, cantoras pop e afins, pois assim poderá atingir outros públicos além das crianças.

Opções

Para que as suas bonecas tenham ainda mais saída é interessante não se restringir somente as bonecas convencionais, ou seja, você pode investir em fazer bonecas para colocar na ponta do lápis, por exemplo. Algumas das suas bonecas de feltro podem ser transformadas em pingentes de acessórios ou aplicações em roupas e bolsas. Faça umas bonecas no estilo toy art que com certeza conseguirá uma boa saída.

Prática

O artesanato é um trabalho que exige alguma paciência e muita prática então antes de pensar que você simplesmente não tem jeito para essas tarefas vale a pena tirar um tempinho para treinar. Saiba que até mesmo os melhores artesãos precisam de um tempo para entender de forma completa como realizar cada procedimento para chegar as peças perfeitas. O feltro é um material bastante simples de trabalhar o que pode facilitar para o começo.

Renda Extra

O artesanato representa uma ótima maneira de obter uma fonte de renda extra para garantir o seu dia a dia. Um tipo de trabalho que permite ficar mais perto dos filhos uma vez que pode ser feito em casa. Basta aprender com um passo a passo e começar a fazer as suas peças para vender.

Com uma boa variedade de estilos de bonecas temos certeza que você conseguirá dar aquele reforço aos seus ganhos mensais. O mais interessante a respeito desse trabalho é que não é necessário fazer um grande investimento para começar a produção e ter os resultados esperados. Ganhar um dinheiro a mais é muito importante para muitas famílias e o artesanato pode ser a oportunidade que se esperava.

Selecionando os Materiais

Uma das fases mais importantes para desenvolver um bom trabalho artesanal é a escolha de materiais. A dica é saber como selecionar o que pode ser usado com mais assertividade para produzir peças com mais qualidade e bonitas. A sua dedicação também fará toda a diferença para conseguir uma extensa produção de peças de qualidade e com bom gosto para conquistar mais compradores. Comece a testar as suas habilidades e quem sabe encontre um novo caminho profissional.

O feltro é feito de lã, ele é um “tecido não tecido” (TNT) bastante delicado e macio, conhecido pelas lindas peças artesanais que são produzidas com o material.  Além de ser usado artesanalmente, ele é também usado em indústrias. O trabalho artesanal mais conhecido por ser feito com esse material são as Bonecas em Feltro, que são adoradas pelas garotas de todas as idades.As bonecas podem ser usadas apenas como um objeto de decoração de um quarto, por exemplo, ou como uma boneca para que a menina possa brincar.

Além da boneca, podem ser feitas as roupinhas delas com esse mesmo material, deixando a brincadeira das crianças ainda mais divertida.O modo de fazer essas bonecas é muito fácil e os modelos são diversos. Na internet, existem vários sites de artesanato que mostram o passo a passo de como você pode fazer uma boneca em feltro e os modelos que podem ser feitos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Feltro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Boa noite gostaria que me envia-se os moldes das bonecas para o meu email se poderem,obrigada 😉

    Márcia 26 de outubro de 2013 23:05 Responder
  • adorei..

    gilda mota 7 de Abril de 2014 21:28 Responder
  • Gostaria de receber os moldes das bonecas se puderem …

    vanessa pires 3 de setembro de 2014 20:17 Responder
  • Gostaria de receber os moldes das bonecas pois adorei os modelos ficaram lindas .

    vanessa pires 3 de setembro de 2014 20:18 Responder
  • Gostava que me enviasse os moldes pode ser? Bjs e Obrigada

    Ana Agostinho 17 de setembro de 2014 20:01 Responder
  • Tem como me enviar o molde a bonequinha de feltro da abelhinha?

    Glazieli Fernanda Cardoso Lírio 2 de outubro de 2016 0:28 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *