Poltronas de Garrafa Pet

PET

É um sigla para polietileno tereftalato, que foi inventado nos anos 40 por químicos britânicos Whinfield e Dickson, é considerado um polímero termoplástico muito utilizado para diversas embalagens e para algumas fibras de tecelagem. Formado por reações entre ácido tereftálico e o etileno glicol.

Apenas depois da Segunda Guerra mundial que os países passavam por problemas de abastecimento com a lã, o algodão e o linho que o poliéster utilizando o PET começou a ser utilizado,  já que muitas ideias durante a guerra tinham sido totalmente destruídas.

Depois de ver algumas propriedades de resistência mecânica o PET também começou a ser utilizado na década de 60 para a indústria de pneus.

Esse polímero se tornou muito popular devido a sua característica principal de ser possível reutilizar eles diversas vezes, passando pelos processos de fabricação iniciais ou então por outras formas. Eles possuem grande facilidade de amaciar, derreter e serem moldados novamente dependendo da temperatura utilizada.

A garrafa PET como conhecemos hoje só começou a ser fabricada na década de 70, com muita pesquisa sobre seus efeitos na natureza. Depois de perceber como seria fácil reciclar e reutilizá-la, dez anos depois da sua criação, países como Estados Unidos e Canadá começaram a fazer maior propaganda sobre a importância da coleta para outros fins.

No Brasil a produção desse material chegou somente em 1988, e chegou aos poucos, por isso muitos ainda conhecem a famosa garrafa de vidro nos refrigerantes, pois usar como embalagem ainda demorou alguns anos.

Com o tempo e muito estudo, foram dadas novas utilizações para o PET, como em lâminas . Antes não era permitido embalagens com materiais recicláveis para alimentos, pois podiam possuir alguma impureza que passaria para o alimento e o contaminaria, apenas nos anos 90 que isso foi permitido.

Quimicamente falando, o polímero faz parte de um grupo de poliéster que possui éster, e devido a formação dessa cadeia, consegue se estruturar para apresentarem a característica principal que é ser termoplástico.

Os produtos feitos a partir do PET precisam ser moldadas por injeção, sendo necessário algumas técnicas diferentes para melhor fabricação dependendo da propriedade especificada. Para as garrafas o planejamento foi muito bem feito, pois era necessário recipientes que fossem leves, resistentes, de certa maneira até inquebráveis e que suportassem as bebidas carbonatadas (refrigerantes) que poderiam precisar de maiores exigências.

Pelo PET possuir também a transparência ideal para ver o que tem do lado de dentro e se está apresentável. Possui também propriedade anti-corrosão, anti-desgaste. Por isso começou a ser usada para simples água, até chegar em produtos farmacêuticos que precisam de cuidado.

Outras características importantes do PET são a boa resistência a forças trativas e a baixa absorção de água que ele possui. No processo de queima do PET ele libera uma chama amarelada que se não for bem cuidado pode até explodir. Na fundição ele irá simplesmente ficar liquido se for colocado em temperatura adequada, assim é possível comprimir e moldar. Caso seja descartado na natureza, ele chega a levar 800 anos para decompor.

Mesmo sendo tão fácil e econômica, a quantidade PET produzida no mundo aumentou tanto que a reciclagem não acompanhou, e por isso hoje em dia essas embalagens são grandes problemas pro meio ambiente, poluindo diversos lugares.

As pessoas precisam de conscientização sobre como a reciclagem é extremamente importante e gera diversas vantagens para muitas pessoas. Economiza energia para produção de mais plástico, economiza também o petróleo que é utilizado em sua produção e que sabemos que é um recurso finito.

Produtos com embalagens recicladas normalmente saem mais barato, lembrando que o processo de reciclagem ajuda a gerar empregos e consequentemente renda para muitas pessoas. Além de reduzir extremamente a quantidade de lixo que fica nos aterros sanitários, como é um material que não se decompõe, prejudica a impermeabilidade do lixo, impedindo a circulação de gases e líquidos e devido a isso não pode ser transformado em adubo.

Pode ser usado até como combustível, mesmo gerando não tantos Joules, outro ponto é que ele gera gases muito uteis em indústrias químicas.

Artesanato com Garrafa PET

Ultimamente tem se usado muito os materiais recicláveis para fazer artesanato. A garrafa PET é uma delas, pois possui diversas utilidades, é resistente e ótimo para cortar e modelar. Pode ser feito porta lápis, recados, talhares. Também é possível fazer brinquedos e poltronas.

Todos eles podem ser feitos facilmente com poucos utensílios e bem personalizado se for decorado. A poltrona se torna um pouco mais difícil por necessitar de muitas garrafas, que sejam de preferência iguais para quando for juntar.

Para fazê-la é necessário que possua uma tesoura e uma fita ou barbante para uni-las. Para reforçar para uma pessoa sentar. São cortadas as garrafas no meio e colocadas a parte da boca da garrafa dentro da parte inferior e logo em seguida é colocada outra garrafa dentro, assim a PET inteira fica preenchida e mais segura. É interessante amarrar de dois em dois também para que elas não se soltem. A parte do encosto tem ser cortada também para conseguir empilhar sem muita dificuldade e depois apenas passar a fita ou barbante por segurança.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Garrafa Pet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Achei muito interasante o cesto de colocar roupa, mas não encontrei como fazer. Se for possivél gostaria que vcs me enviassem um Email de como faze-lo.
    Desde já lhe agradeço.

    rosangela 27 de abril de 2011 23:37 Responder
  • gostaria que voces me enviassem como posso formar essas poltronas de garrafas

    joelma 26 de maio de 2011 17:21 Responder
  • ola boa noite eu quero saber se tem a posibilidade de vc mandar para o meu email como fazer as poltronas de pet a minha mãe tem probema de saúde e ela faz artesanato para ajudar na renda mensal

    rosangela 16 de janeiro de 2012 21:45 Responder
  • oi gostei mt das fotos da poltronas mais não encontre como fazer
    gostaria mt que me enviase com fazer. obrigado

    marilu 10 de fevereiro de 2012 18:02 Responder
  • por que voces nao ensina fazer

    carolina augusta de freitas 28 de setembro de 2012 0:56 Responder
  • Olá….gostaria de saber o passo a passo para montar as poltronas arredondadas.
    Obrigada!

    Vanessa 7 de novembro de 2012 21:52 Responder
  • GOSTARIA DE APRENDER A FAZER AS POLTRONAS, QUADRADAS TEM COMO ENSINAR ?

    GRAZY VIANA 11 de setembro de 2013 16:10 Responder
  • Gostaria de aprender a fazer as poltronas, tem como ensinar?

    jussara monica tavare 26 de dezembro de 2013 22:19 Responder
  • se for possível queria que voceis um email de com fazer

    cintia 18 de janeiro de 2014 8:06 Responder
  • boa noite.,

    por favor passar no meu e-mail, como fazer as poltronas mirim
    criança ate 6 anos

    roseli coelho 11 de abril de 2014 4:02 Responder
  • bom dia me mande se de o passp a passo de como fazer um sofá e cama por favor
    preciso de uma cama pra mim

    alice r.o.g.ekermann 1 de maio de 2014 11:24 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *