Cortina de Garrafa Pet

Uma cortina pode ser bastante útil para a decoração e divisão dos cômodos da casa. Quando se deseja evitar que entre muita luz ou muito vento ou então quando se deseja apenas criar uma divisão física entre os ambientes é possível se valer das cortinas. Tem vários tipos de cortinas que você pode usar, se desejar uma cortina personalizada e com um toque ecológico pode gostar da ideia de fazer a mesma com garrafa pet.

A reciclagem é bastante interessante nesse momento em que o planeta precisa reduzir a produção de lixo. As garrafas pet podem ser usadas para fazer uma grande variedade de peças artesanais e até mesmo aquela cortina que pode trazer mais charme para a sua casa. Então mãos a obra e vamos começar a fazer as cortinas.

Tutorial de Como Fazer Cortina de Garrafa Pet

Materiais Necessários

  • Tesoura
  • Garrafas pet
  • Lixa
  • Fio de náilon
  • Agulha (pode usar um prego fino)

Como Fazer

Passo 1 – Para começar a fazer a sua cortina de garrafas pet escolha garrafas da mesma cor e de preferência da mesma marca para criar uma peça com unidade. As garrafas pet de marcas diferentes apresentam algumas diferenças que podem prejudicar o resultado final. Mesmo que estejamos trabalhando com garrafas pet para fazer a cortina não queremos um resultado improvisado e sim algo profissional.

Passo 2 – Antes de começarmos é importante ter decidido qual o tamanho da cortina que você pretende criar. Quando se tem essa ideia de medida da cortina é mais fácil pensar na quantidade de garrafas que serão usadas. Observe que iremos usar apenas uma parte pequena de cada garrafa.

Passo 3 – Após ter feito a determinação do tamanho da sua cortina você deverá recortar nas garrafas pet a parte inferior com a ajuda da tesoura.

Passo 4 – Depois de fazer isso use uma lixa para dar o acabamento e então corte de maneira a chegar no resultado perfeito. Você deverá lixar para garantir que fique liso sem aquelas rebarbas.

Passo 5 – Após ter cortado e lixado faça quatro furos pequenos em cada um dos fundos com a ajuda da tesoura. Dois desses furos deverão ser feitos na parte de cima e outros dois na parte de baixo.

Passo 6 – Nesse passo deveremos usar o fio de náilon para prender as garrafas e então criar partes da nossa cortina. Você pode usar tanto aquele fio de náilon usado em etiquetas de roupas como o fio de náilon comum, nesse caso faça os furinhos com uma agulha.

Tutorial de Como Fazer Cortinas de Garrafas Pet

Materiais Necessários

  • Garrafas pet – Na hora de escolher as garrafas pense no resultado final da sua cortina. Você pode usar garrafas todas da mesma cor ou então criar composições com diferentes cores.
  • Tachinhas
  • Furador
  • Grampeador
  • 1 bastão de madeira
  • Tesoura
  • Fitas coloridas

Como Fazer

Passo 1 – Para começar você deverá retirar o fundo e a parte do bico da garrafa. A parte do meio da garrafa que sobrou deverá ser cortada em tiras de mais ou menos 2,5 cm x 2,5 cm. Observe que a quantidade de tiras a serem cortadas dependerá do tamanho que você deseja para a sua cortina.

Passo 2 – Nesse passo iremos fazer argolas com cada uma das tiras que foram cortadas na garrafa. Uma a outra com um pequeno furo e com fio de náilon, com essas argolas unidas você deverá criar uma cortina com várias fitas. No final coloque as fitas coloridas para deixar a sua cortina pronta e junte as argolas ao bastão de madeira.

Dica

O fundo das garrafas pet podem ser usadas para fazer outra cortina, contudo, observe que os fundos deverão ser iguais. Nesse caso use a agulha para fazer quatro furos que tenham a mesma distância da beirada. Junte as bases com o fio de náilon transparente e faça a emenda das argolas de maneira que passe pelo varão da cortina.

Tutorial de Como Fazer Cortinas de Garrafa Pet

Materiais Necessários

  • Várias garrafas pet transparentes
  • Tesoura
  • Aplicador de etiquetas em roupas
  • Pinos plásticos transparentes (daqueles de fixar etiquetas em roupas)

Como Fazer

Passo 1 – Começaremos cortando o fundo das garrafas, para que fique bem retinho o corte é importante manter a mão bem firme.

Passo 2 – Em seguida aplique os pinos no aplicador para que possam ser usados para juntar os fundos das garrafas uns aos outros até chegar a cortina com o comprimento e a largura que desejar.

Passo 3 – Usando o mesmo aplicador você deverá fazer os furos nos fundos das garrafas pet. Use os mesmos pinos para fixar a cortina num varão, o começo e o fim devem estar no mesmo fundo. Deverá ser formado um nicho através do qual deverá passar o varão.

Criatividade

As suas cortinas de garrafas pet podem ficar mais interessantes se você usar a sua criatividade. Quanto mais cores você usar para fazer as composições mais divertido ficará o resultado, mas cuidado para que não fique com um visual muito improvisado. O objetivo é criar uma cortina diferente de tudo o que pode encontrar por aí, mas não uma cortina que necessariamente pareça simples de fazer.

Ecologia

Trabalhar com garrafas pet é bastante interessante do ponto de vista ecológico uma vez que esse material é um dos mais difíceis de conseguir ser absorvido pela natureza. Encontrar formas de usar as garrafas para fazer peças pode ser bem interessante e ao mesmo tempo bem divertido então mãos a obra.

Vídeos

Para te ajudar a perceber que é bem fácil fazer as suas cortinas de garrafas pet selecionamos alguns vídeos assim você pode acompanhar o passo a passo através de imagens. A ideia é que você possas ter uma ideia mais visual de como fazer essas belas cortinas e comece a pensar em como essas peças podem integrar a decoração da sua casa.

https://www.youtube.com/watch?v=Fuc2eakZgF8

https://www.youtube.com/watch?v=Mz3PTFUuqx8

Agora você já sabe que pode usar garrafas pet para fazer peças funcionais e práticas para ter casa. Não perca mais tempo e comece desde já a praticar a confecção dessas peças.

Depois da grande conscientização da população quanto a importância da reciclagem para preservarmos o meio-ambiente, diferentes cidades começaram a fazer coleta seletiva. A partir disso muitos artesãos puderam encontrar matéria prima para seus trabalhos em lixos recicláveis.

Entre esses tantos itens encontramos as garrafas pet que podem ser utilizadas em diferentes trabalhos. No meio desses tantos trabalhos encontramos as cortinas feitas de garrafa pet. Essas cortinas podem ser utilizadas em diferentes locais e feitas de diferentes formas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Garrafa Pet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • quero saber como adiquirir a revista ou receita commo desenvolver esses belissimos trabalhos artesanais com garrafa pet

    neide fernandes chaves 6 de Janeiro de 2012 21:36 Responder
  • belissimos. gostaria de comprar manual ou revistas com trabalhos artesanais com garrafa pet

    neide fernandes chaves 6 de Janeiro de 2012 21:39 Responder
  • Quero saber como faço para aprender a fazer estas cortinas lindas obrigada

    daiane mosquetti 6 de Março de 2012 18:54 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *