Bolsinha de Mão em Cartonagem

Um dos ramos do artesanato mais lucrativos é a cartonagem, pois usando materiais simples como papelão ou papel cartão é possível criar peças incríveis como bolsas de mão, por exemplo. Para se ter uma ideia com essa técnica de trabalhar com papel ou papelão é possível fazer bolsas de mão, clutch, porta moedas entre outros.

O grande segredo dessas peças é ter um forro de tecido de maneira que são seguras para os seus pertences. Essas peças de cartonagem tem ganhado cada vez mais fama e podem representar uma boa fonte de lucro para você. A seguir vamos ensinar como fazer uma bolsa de mão com essa técnica.

Tutorial de Como Fazer Bolsa de Mão em Cartonagem

Materiais Necessários

  • Cola branca
  • Cola de silicone líquida
  • Cola descola
  • Kit de cartonagem
  • Fita crepe
  • Fita de strass para decorar
  • Pinceis
  • Tecido com cor e estampa a sua escolha
  • Espátula decoradora
  • Rolinho de espuma

Como Fazer

Passo 1 – A primeira coisa que devemos fazer é cortar os tecidos que serão usados para fazer a capa interna da bolsa, deixe 2 cm de sobra em cada lado. O fole da bolsa será feito com duas tiras que devem ser cortadas do tecido com medida de 26 x 11 cm. As peças deverão então ser coladas na parte central do tecido que você cortou para elas. Uma dica para ter resultados melhores é usar a cola branca para fixar.

Passo 2 – Passe a cola descola no fole e espere 5 minutos para fazer a dobra do mesmo ao meio sempre seguindo o sentido do comprimento. Para a peça capa deveremos virar as sobras de tecido para o avesso, faremos isso cortando triângulos pequenos nas quinas e atentando para deixar uma distância de cerca de 2 mm do papelão.

Passo 3 – Em seguida faça piques de 1 em 1 cm na parte com forma redonda da tampa. Na sequência aplique a cola deixando uma margem de 1 cm do papelão e então nos lados opostos você deverá colar o tecido que sobrou, use a espátula para te ajudar. O procedimento deverá ser repetido nas margens.

Passo 4 – O lado então deverá ser colado pela parte externa da capa de maneira que fique uma abertura interna de 6 cm. A formas correta de encontrar o local certo para colar é marcar o meio do lado e então medir 3 cm para cada lado, marque um ponto. A beirada da capa deverá combinar com a marcação, repita o procedimento do outro lado, observe que se criará um formato de sanfona.

Passo 5 – Nesse passo deveremos inserir as duas partes do botão de imã, isso deverá ser feito prendendo a parte mais fina na capa interna. A fixação do imã deverá ser feita abrindo as suas duas pontas com a ajuda de uma chave de fenda.

Passo 6 – Coloque então a outra parte no imã que já foi fixado e feche a bolsa de maneira que aconteça a marcação do imã na capa externa. Então prenda a capa externa no seu lugar usando uma fita crepe e em seguida coloque o imã.

Passo 7 – O local que ficou marcado deverá ser furado e então coloque a outra parte do imã da mesma maneira que você fez com a outra. Finalize colando a capa externa por fora da parte interna e então comece pela beirada em que o imã se encontra.

Tutorial de Como Fazer Bolsa de Mão em Cartonagem

Materiais Necessários

  • Kit de cartonagem
  • Tecidos Estilotex
  • Fita crepe
  • Termocolante
  • Pincel de cerdas duras
  • Rolinho de espuma
  • Espátula
  • Estilete de precisão
  • Cola Branca Amazonas
  • Enfeite de metal
  • Réguas de cartonagem
  • Base de corte
  • Carretilha (opcional)
  • Tesouras

Como Fazer

Passo 1 – Com a ajuda de um pincel deveremos colar as partes do papel roller. Use então uma folha de kraft com um espaço medido de régua com 6 mm e faça a colagem das sobras de papel kraft.

Passo 2 – Em seguida cole o tecido deixando uma margem de 2 cm de cada lado. A cola deverá ser aplicada com a ajuda de um rolinho, aplique no primeiro retângulo e então posicione o papelão em cima do tecido. Vire e passe a mão ou a espátula para alisar.

Passo 3 – A cola deverá então ser passada no papel kraft e o tecido deverá ser colado. Repita esse procedimento até terminar.

Passo 4 – Usando a régua de cartonagem você deverá deixar todos os lados do seu tecido iguais. Use o fio de cabelo nas quinas para eliminar as sobras.

Passo 4 – Aplique cola então nas laterais maiores e cole para dentro, repita o procedimento nas partes que são menores e guarde.

Passo 5 – Deveremos então repetir os passos acima com o papel cartão.

Passo 6 – Pegue o papel cartão já revestido e faça a marcação de 2 cm no sentido de cima para baixo, isso na aba. Faça de maneira que fique centralizado e com o gabarito do fecho você deverá fazer a marcação com lápis e cortar então com a ajuda do estilete.

Passo 7 – O fecho macho deve ser colocado na parte direita do tecido e no avesso coloque o gabarito e abra as perninhas.

Passo 8 – A partir desse passo vamos trabalhar com a colagem do fole, para isso corte dois pedaços de tecido com a medida de 26×9 cm e então dobre ao meio na vertical criando um tipo de vinco e guarde.

Passo 9 – O termocolante cortado com medida de 11,5 x 6 cm deverá ser colado abaixo do vinco do tecido, centralize.

Passo 10 – As laterais deverão ser feitas pegando o tecido que foi dobrado com o termocolante e posicionando então no primeiro vinco da aba menor. Observe que deverá deixar uma sobra para dentro com 1,5 cm e então colar as sobras laterais. O procedimento deverá ser feito novamente para a outra lateral.

Passo 11 – Você deverá colar a aba externa junto com o avesso da parte interna de maneira que suas junções se encontrem e então com fita crepe ajude na fixação. A parte que sobrou deverá ser dobrada de forma a criar um “U” até encontrar a parte que faz junção com a aba.

Passo 12 – Passe um pouco de cola no fecho macho e então faça pressão para marcar no ponto em que colocará o outro fecho. Repita o procedimento de aplicação do fecho. Passe cola na parte de dentro e junto com a parte de fora e lembre de fixar com a fita crepe para ajudar na secagem. Espere secar por umas três horas.

Essas bolsas são lindas e fáceis de fazer. Você pode fazer de dia e usar à noite para combinar com seu vestido. Para fazer uma bolsa dessas de alça vazada, você vai precisar de uma folha de papelão couro de dramatura 70; cola branca; rolinho; tecido para forrar; dois botões de imãs;

Você vai cortar as folhas do tamanho desejado para fazer a bolsa, lembre-se que a parte de dentro é um pouco menor que a parte de fora, corte o espaço para as mãos. Espalhe a cola branca com o rolinho sobre a peça de papelão, sem excessos, estique o tecido na mesa e coloque o papelão sobre o tecido, cole bem e depois cole as pontas para dentro. Depois, corte o tecido das alças, dobre para dentro e cole. Meça com a régua o meio da alça, coloque um botão de cada lado, com dois centímetros de distância da alça. Corte dois pedaços de tecido de 32cmx32cm e dobre ao meio, passe cola na metade e junte, corte em U. Passe cole na lateral interna da bolsa e cole esse tecido, firme com fita crepe. Depois junte as duas partes com cola branca e espere secar.


Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *