Como Reaproveitar Potes de Papinha

Dá para fazer uma coleção de potinhos de papinha do seu filho, não é mesmo? Mas, no final, o destino mesmo é o lixo. Uma pena! Porque dá para reaproveitar fazendo várias coisas diferentes esses potes de livro. Não acredita? Veja dicas de artesanato para dar outra vida aos potes de papinha!

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=8hxKiVxHVv0[/youtube]

Vamos começar com a ideia de transformar os velhos potes de papinha em lembrança de aniversário. Anote os materiais necessários:

  • Os potes de papinha vazios, lavados e sem o rótulo. Se tiver dificuldade de retirar o papel, coloque os potinhos dentro da água com sabão de molho por algumas horas. Se mesmo assim na hora de lavar ainda ficar um pouco de cola, use um algodão com álcool para retirar e deixar os potes bem limpinhos.
  • Mande fazer rótulos em papel adesivo da sua preferência para colar nos potes de papinha, pode ser com o nome do aniversariante e a data do aniversário. Também dá para personalizar e colocar o nome de cada convidado, o que preferir.
  • Compre tecido estampado ou liso, o que preferir, que siga as cores do tema escolhido para a festa.
  • Também será necessário fitas de gorgorão, sempre da cor ou cores, escolhidas para decorar o aniversário.
  • Cola bastão, caneta, estilete, esquadro, tesoura e um papelão ou alguma coisa bem forte e plana para colocar sobre a mesa onde você irá trabalhar para protegê-la.

Siga o passo a passo e veja como transformar os potes de papinha em lembranças de aniversário!

1- O primeiro passo é recortar os rótulos que foram preparados anteriormente. Eles podem ser impressos em papel comum ou em papel adesivo, esse segundo é bem melhor. Para recortá-los e ter a certeza de que ficarão perfeitos, use o esquadro ou uma régua de metal e o estilete. A tesoura sempre deixa um “dente” aqui outro ali e os ângulos não muito retos. Para cortar com estilete, porém, é necessário ter uma base sólida, no caso a mesa da cozinha, mas não esqueça de protegê-la para evitar arranhões.

Marque bem com a régua onde deverá ser o corte e com a mão firme, o estilete deverá ser passado bem rente a régua ou esquadro.

Depois que cada rótulo estiver cortado, se ele não tiver adesivo, use a cola em bastão para colar na frente do pote de papinha, bem no lugar onde fica o rótulo de produto. Se tiver adesivo, descole e fixe no potinho. Faça essa “operação” com muito cuidado para garantir que fique certo e não torto.

2- Agora é a hora de trabalhar a tampa do pote de papinha. Pegue uma tampinha e use como molde, com a caneta, faça círculos no tecido, na parte avessa. Depois use a tesoura para recortar cada um deles. Com a cola de bastão você irá colar o tecido na parte de cima da tampa. Passe o produto na parte interna do tecido e cole na tampa.

Atenção: quando for recortar os círculos, faça de modo que tenha uma pequena sobra, ela deverá ser dobrada para dentro quando você colar o tecido na tampa.

3- Com a fita gorgorão você fará o acabamento em volta da tampa. Basta retirar a medida, deixando um pedaço suficiente para fazer um laço na frente e pronto.

Os potes de papinha na festa de aniversário podem ser um presente cheio de balas dentro para os convidados.

Outras Dicas do que Fazer com Potes de Papinha

Como qualquer pote de vidro, com os potes de papinha você pode fazer mil e uma coisas, reciclá-los e ganhar objetos para casa, que vão desde enfeites a objetos úteis.

O primeiro passo para o que quer que seja é lavá-los bem e se livrar da cola do rótulo, que é bem comum que fique agarrada nos potinhos. Feito isso, é só soltar a imaginação.

Quem gosta de costura ou bordado, por exemplo, pode usar vários potinhos e transformá-los em locais para guardar objetos desses trabalhos manuais. Pode ter um pote de papinha que vira porta carretéis de linha, um outro para guardar os alfinetes e até mesmo para colocar a linha do bordado. Neste último caso, coloque um único carretel e faça um furo na tampa, deixe o pote fechado, e quando estiver trabalhando, evita que a linha fique “correndo” de um lado para outro.

Na cozinha, os potes de papinha podem ser reaproveitados para guardar condimentos, espécies ou também para plantar algumas ervas, como hortelã, cebolinha, mais como decoração.

Os potes de papinha também podem se transformar em vidros para guardar as coisas do bebê. Faça uma cesta e cada potinho pode servir para guardar uma coisa diferente, como algodão, cotonete, etc.

Porém, para que qualquer dessas ideias fique realmente legal é necessário transformar esses potinhos de papinha. Não é simplesmente lavar e secar e pronto. Não. É preciso dar uma cara nova para cada um deles. A decoração fica por conta da sua imaginação e daquilo que você pretende guardar dentro de cada um dos potes.

O que Você Pode Fazer Para Decorar os Potes de Papinha

  • Os potes podem ser pintados, completamente ou um ou mais desenho pequeno na parte externa do vidro. Faça isso com tinta apropriada para pintura de vidro e respeite o tempo para secagem.
  • Você também pode usar adesivos para decorar os potes de papinha.
  • Os potes de papinha também podem ser cobertos completamente com tecido, que pode ser estampado ou liso com bordado.
  • A tampa dos potes também merecem atenção. Elas podem ser pintadas, também poderá ser usado um papel adesivo para cobri-las ou ainda, tecido para encapá-las. Neste último caso, é sempre bom colocar uma espuma entre o tecido e a tampa, fica mais bonito o acabamento.
  • As fitas e as bordas em crochê também sempre garantem um acabamento diferente para os seus potes de papinha.

Como dá para perceber não tem mistério, é bem simples transformar um pote de papinha em um objeeto novo. E o mais legal é que são dicas fáceis de fazer e objetos que são úteis para o uso cotidiano da casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *