Reciclagem Artesanal

Todos os dias, nós utilizamos materiais que vão direto para o lixo depois de usados, por não terem mais utilidade nenhuma para nós: guardanapos de papel, garrafas descartáveis, potes, copos – a lista continua quase sem fim, pequenos objetos que saem do nosso pensamento assim que saem das nossas mãos.

No entanto, sabemos que esses materiais são de difícil decomposição, e acabam poluindo o meio-ambiente, podendo agravar desastres naturais e prejudicar a natureza.

Reciclar

Por isso, nada melhor do que algumas dicas de como reutilizar estes materiais, dando uma nova vida a eles, tornando-os úteis, bonitos e ajudando o meio-ambiente no processo.

Nessa matéria, seguem algumas dicas de como fazer uma lixeira de mesa de potes de sorvete.

Você vai Precisar de:

• Pote de sorvete vazio e limpo (de 1kg ou 500g)
• Tesoura
• Artigos para a decoração do pote

Pegue a tampa do pote, e recorte três lados de um retângulo bem ao centro. Este recorte servirá como uma tampa que fica parcialmente fechada para a lixeirinha. Amoleça um pouco a tampa, dobrando-a algumas vezes, flexionando para cima e para baixo, até que ela esteja amolecida.

Decorar

Separe o material que você preferir para decoração do corpo do pote – você pode usar decupagem (a aplicação de imagens de papel para outra superfície – você pode encontrar boas dicas dessa técnica no youtube), se tiver um pouco mais de prática; tintas para plástico ou colas coloridas, apliques de papel ou EVA (o que requer aplicação com cola quente, e uma certa prática no recorte do material); ou simplesmente encapar o pote com um material da sua preferência: tecido, papel crepom trabalhado em cola, fitas de cetim e similares – o mais aconselhável para estas técnicas é, também, a fixação com cola quente, o que evita que parte do material descole, e prejudique o efeito final do trabalho.

Decore o pote e a tampa no mesmo padrão, ou padrões complementares, e aguarde a secagem, caso seja necessário. Para ter mais praticidade e evitar acidentes, sempre é bom colocar um saquinho de lixo dentro do pote antes de utilizá-lo.

Agora, é só recolocar a tampa, com a tampinha móvel feita com a tesoura, e usar sua nova lixeira!

Dependendo do material usado para decoração, a lixeira de pote de sorvete pode ser usada em mesinhas de estudo, escrivaninhas, quartos, ou mesmo como lixeira para a pia.

Presente

Outra forma de usar esses potinhos são como vasinhos para plantas – mas, nesse caso, a decoração deve ser mais resistente: dê preferência a materiais duráveis, ou tintas aplicadas diretamente no pote.

Uma dica de reciclagem que ajuda na organização da casa!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • LINDAS, LINDAS, LINDAS, AMEI, NA CRECHE DA MINHA PEQUENA TERÁ A FESTA DO SORVETE E O QUE VAI SOBRAR DE POTES!!!!!!!!!!!!DEPOIS DESTA DICA………..ADIVINHA O QUE VAMOS FAZER?

    TANIA 9 de setembro de 2011 23:28 Responder
  • lega eu gostei

    wiliana ferreira de oliveira 30 de novembro de 2011 0:20 Responder
  • nossa que lindas essas lixeirinhas bem decoradas ameii. vou fazer uma dessas vou arrasar vou caprixar na minha todos vao gostar!!!!

    Nomecintia barbosa tuppan 5 de outubro de 2012 18:14 Responder
  • Adorei o pote de sorvete, gostaria de comprar, como posso. Lindos seus trabalhos. Deus a abençõe.Grata.

    Nome Virginia Santiago 17 de agosto de 2013 3:20 Responder
  • Adorei !!!! de um extremo bom gosto , gostaria de receber outras ideias…
    bjs

    Regina 8 de Abril de 2014 15:17 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *