Origami Em Toalhas: Passo a Passo

Você já ouviu falar de origamis de animais ou pelo menos já viu um? Quem está sempre viajando e costuma se hospedar em hotéis, com certeza, já se deparou com um origami em toalha. É isso mesmo que você está imaginando, são os desenhos formados com as toalhas e colocados sobra a cama, que pode ser desde animais a formas, como flores e outros objetos simpáticos.

O origami em toalhas de animais é o mais comum deles, pode ser porque seja tão simpático que ficou tão popular. Essa técnica, surgiu em um cruzeiro marítimo. Isso mesmo, os comissários de bordo resolveram incrementar as toalhas transformando-as em bichinhos para alegrar os passageiros.

A ideia fez tanto sucesso e foi tão bem acolhida pelos passageiros que não demorou muito para que virasse “rotina” nos hotéis e como tudo hoje tem internet no meio, para virar febre na rede. Se você procura por um vídeo ensinando como fazer um origami em toalha, certamente ficará com dificuldade de escolher qual seguir, pela grande quantidade que pode ser encontrada.

Agora chega de blá, blá, blá e aprenda o passo a passo de alguns animais que podem ser feitos usando as toalhas de banho e com criatividade e paciência. Você verá que é bem mais simples de fazer os “bichinhos” quanto possa parecer. Com certeza, as crianças e as suas visitas adorarão a novidade.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=9g5fftYN420[/youtube]

Anote o Material Necessário Para Fazer o Origami Em Toalha:

  • Um lenço (branco) ou uma toalha de mão
  • Uma toalha de rosto
  • Uma toalha de banho
  • Para os olhos você poderá comprá-los em lojas de artesanato ou usar velhos botões para fazê-los, o mesmo serve para o nariz. Você poderá usar qualquer material reciclado que possa fazer os detalhes do seu bichinho. Siga a sua criatividade!

Como Fazer o Origami Em Toalha De Banho: Passo a Passo

Você deverá fazer o seu origami em toalha em um lugar firme, de preferência uma mesa com espaço suficiente para abrir toda a toalha.

Comece estendendo a toalha sobre a mesa, em seguida, partindo das bordas menores da roupa de banho, siga enrolando ao mesmo tempo, ambas em direção ao centro. Quando chegar neste ponto, e os dois rolos se encontrarem no centro, você terá um “rolo duplo”.

Esse rolo duplo é importante porque ele serve para fazer a grande maioria dos bichos de origami em toalha, digamos que é a base para começar.

Vamos Fazer Agora o Primeiro Bicho Usando o Rolo Duplo: Uma Arraia

A arraia pode ser considerada o origami em toalha mais fácil de executar. Se essa for a sua primeira vez, vale a pena começar pelo mais fácil para pegar o jeito e fazer com mais facilidade os bichinhos um pouco mais complexos de executar. Tendo a base em mãos, o rolo duplo, mãos a obra!

  • Gire o lado com os rolos, aquele parte que você levou até o centro até formar o rolo duplo, para baixo (de cara para mesa). Feito isso, dobre uma pequena parte de uma das pontas para baixo e volte a posição original.
  • Já com a toalha na posição inicial, isto é, com o “vão” do rolo duplo para cima, abra o rolo do lado que não foi dobrado na passagem anterior. A abertura partirá dali em toda o comprimento restante. 
  • Faça isso até que a sua arraia tenha o corpo formado, que é bem simples, basta ir abrindo sem deixar que a parte dobrada se desfaça.
  • Para que a cabeça fique em evidência, ajeite bem a parte que foi dobrada embaixo. O corpo da sua arraia está pronto, vamos a cauda.
  • Nesta passagem, será necessário usar a segunda toalha, aquela de rosto. Estenda ela sobre a mesa e partindo de um dos cantos da lateral faça o rolo, porém, em sentido diagonal. Porém, atenção, esse segundo rolo deve ter uma ponta que deve ser mais fina do que a outra ponta, elas não poderão ser iguais como largura. 
  • Feita a cauda é hora de montar com o corpo. A cauda deverá ser colocada sob o corpo da arraia, sendo que a parte mais fina deve ficar para fora. Já os olhos, que podem ser de qualquer material que você escolheu devem ser colocados na cabeça, mas faça isso já sobre a cama onde o origami em toalha ficará.
  • Uma opção é trocar os olhos por um par de óculos de sol, fica ainda mais divertido e original.

Uma dica: o ideal é que os origami em toalhas sejam sempre feitos com toalhas brancas, todas elas. Caso você não tenha toalhas da mesma cor, procure escolher de cores bem próximas para ficar mais original e bonito.

Veja Agora o Passo a Passo De Como Fazer Um Cisne Com a Técnica De Origami Em Toalha

Você poderá fazer usando uma toalha de rosto. É bem mais fácil do que possa parecer!

  • Abra uma toalha de rosto sobre uma mesa.
  • Parta com as duas pontas de cima da toalha e ao mesmo tempo enrole-as em direção ao centro. Você deverá enrolar até que as duas partes se encontre, exatamente na parte central.
  • A toalha ficará com o formato de uma espécie de seta, com a ponta fina e a parte debaixo bem mais larga. (a mesma forma poderá ser usada para fazer um coelho)
  • Depois vire a toalha para baixo. A parte que foi dobrada e que podemos ver o encontro dos dois lados da toalha deverá ser girada para baixo, ficar de cara para mesa.
  • Em seguida, dobre as duas pontas sobre o triângulo formando a letra “V”. Faça uma segunda dobra na toalha e coloque uma ponta (enfiando) do outro lado do rolo. Bem no meio, na fenda que foi formada quando você enrolou a toalha no início do origami. 
  • Faça a mesma dobradura também do outro lado, sempre fixando a ponta do lado oposto.
  • Vire mais uma vez a tolha para trás e levante aquela ponta que não foi usada.
  • Ela deverá ser dobrada para cima para fazer a cabeça do cisne.
  • Agora faça a cauda usando uma toalha de mão, dobrada uma e  duas vezes no sentido do comprimento.
  • Depois faça algumas pregas na toalha dobrada como se fosse uma sanfona.
  • Em seguida, monte o cisne, a parte sanfonada da toalha de mão deve ficar para cima e ser encaixada na parte do corpo do origami já pronto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Origami

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *