Cortinas de Origami

O Que É Origami?

O origami é o nome dado à arte de transformar pequenos pedaços de papéis em representações das mais diversas naturezas. Ele pode ser transformado em uma imagem de animal, de uma flor, de objetos, etc. Para que o origami seja válido o papel não deve ser cortado ou colado e as dobras devem ter proporções geométricas. Em 1876, esta arte passou a fazer parte do currículo escolar japonês.

História Do Origami

A origem desta tradição é japonesa, pelo menos é o que a maioria das fontes dizem, no entanto, há controvérsias sobre o seu surgimento ser chinês. De qualquer forma apareceu a mais de mil anos, onde registros históricos indicam que nas antigas cortes reais, essa arte era praticada como uma forma de passatempo, uma brincadeira engraçada e estimulante. De qualquer forma foi no Japão que cresceu e ganhou a notoriedade que tem hoje.

Inicialmente não era uma tradição popular, apenas praticado pelos que viviam na corte, mas com o passar do tempo foi sendo descoberto e espalhado pelo território japonês. Ganhou o gosto da população e muitas pessoas passaram a levar a brincadeira muito a sério, assim aprimorando a sua complexidade e lançando desafios cada vez mais difíceis de serem batidos. Hoje é praticamente um esporte para os japoneses.

Papel Espiritual

As pessoas especializadas em origamis são também conhecidas como origamistas e para elas o origami é muito mais que a arte de dobrar papéis, pois existe um significado por trás de tudo isso. A partir do momento que você está realizando a transformação, você precisa estar consciente de que para que exista aquele papel um dia uma árvore teve de germinar e isso aconteceu a partir de uma semente. Portanto um paralelo pode ser feito com a própria transformação da vida e os ciclos de uma arvore, até que chegue ao ponto em que conhecemos. Um pedaço de papel quadrado pode ser a origem das mais diversas formas e elementos.

Dia Do Origami

Dia Do Origami

Dia Do Origami

No Japão esta cultura é tão importante que existe o Dia Mundial do Origami, esse dia é celebrado em 11 de novembro e essa data foi escolhida por ser o dia que o tsuru, um tipo especifico de origami que simboliza a paz foi reconhecido com este significado.

Há comunidades de origami ao redor de todo o mundo, sempre que há uma colônia japonesa encontra-se também grupos que mantêm essa cultura. Ao longo do planeta as datas podem da celebração podem ser variadas, indo do final do mês de outubro até o dia 11 de novembro. Nesses dias são promovidos eventos para a população, oficinas de confecção e outras atividades que possam transmitir a cultura e levá-la para pessoas.

Simbolismo Das Figuras De Origami

O famoso tsuru (uma ave comum e sagrada no Japão, equivalente à cegonha) é o símbolo da paz, da calma e da serenidade, tal como a pomba branca nas culturas ocidentais, alguns ainda atribuem o tsuru a boa sorte e uma longa vida. O sapo simboliza tanto o amor quanto a felicidade. A tartaruga é o símbolo da longevidade tanto física quanto da alma. A borboleta representa o renascimento e a união. Todas os animais possuem alguma mensagem especial, portanto essa lista é bem extensa, escolha o seu favorito e mãos à obra.

Tsuru

Tsuru

Tsuru

O tsuru que segundo a lenda japonesa vive mais de 1000 anos, sempre foi muito bem vindo nos templos japoneses. É a ave companheira dos religiosos e eremitas e por isso a população acreditava que ele trazia uma longa vida de paz. O origami de tsuru inicialmente era dado como presente, mas depois passou a significar algo mais profundo com uma conotação sagrada, sendo oferecido durante as orações com a intenção de alcançar alguma graça.

A Lenda Do Tsuru

O origami de tsuru tornou-se mais popular do que já era, por causa de uma menina chamada Sadako. A garotinha sofria com uma leucemia bem avançada, a leucemia que era conhecida como a doença da bomba atômica, pois atingiu a muitas pessoas após o lançamento das bombas americanas em Hiroshima e Nagasaki.

Quando Sadako estava no hospital, ela recebeu de um amigo vários papéis para fazer origami. Ele à disse que fizesse 1000 exemplares na forma de um tsuru juntamente com um pedido de cura, conforme o seu quadro de saúde piorava ela passou a pedir pela paz mundial.

A menina então começou a produzir os origamis, mas infelizmente faleceu no dia 25 de outubro, um pouco antes de completar os 1000, dizem que chegou ao valor de 960 peças. Apesar do final ser um tanto triste, seus amigos se uniram até que fizessem uma estátua em homenagem à Sadako, na estátua ela está segurando um origami de tsuru e na sua frente está gravado “Este é o nosso grito e a nossa oração para a construção da paz no mundo todo”.

Por fim, a partir deste acontecimento foi atribuído o significado de paz ao origami do pássaro tsuru. Todos os anos no mês de agosto, mais especificamente dia 6 de agosto, dia do bombardeio, realiza-se uma celebração pela paz no mundo e em homenagem às vítimas de Hiroshima.

Como Fazer Um Origami?

  • Primeiramente é necessário um papel cortado em forma de quadrado perfeito.
  • Esteja com as mãos sempre limpas.
  • Faça as dobraduras sobre superfícies lisas.
  • Se for iniciante utilize papéis mais finos.
  • Se for fazer um elemento com muitas dobras utilize papéis mais finos.
  • Sempre siga as medidas informadas.
  • Reforce a região das dobras com a unha ou outro material que faça pressão.
  • A pressa é a inimiga da perfeição, já dizia o ditado, aqui a paciência é fundamental.
  • A prática é o caminho da perfeição, esse é outro ditado que se aplica perfeitamente aqui.
  • Pratique diversas vezes a mesma forma geométrica.
  • Sempre siga o passo a passo de cada forma geométrica.
  • Não se esqueça que antes de qualquer coisa o origami tem a intenção de ser um passatempo divertido, inove, seja curioso, descubra novas formas, mas tudo com muita paciência.

Peças De Decoração

O origami ganha cada vez mais espaço na decoração dos ambientes e assim é possível inovar e produzir diversos elementos temáticos apenas com essa pecinha de papel. Ele varia entre os mais diversos ambientes, desde os mais simples até os mais sofisticados.

Cortinas De Origami

As cortinas e origami são charmosos itens de decoração geralmente pendurados no teto que podem ser feitas exclusivamente de origami ou misturar texturas e utilizar outros itens como as miçangas, pérolas, lantejoulas, etc.

Para a confecção das cortinas geralmente o material utilizado é o nylon, a linha de pesça, ele é barato, é leve e prende as peças e missangas. O origami também fica lindo como decoração de casamento, pode ser feito em formatos de coração e deixar a sua festa ainda mais romântica.

Pode ser disposto de maneira mais espaçada ou mais próxima e do formato e cores que você desejar. Ainda durante a confecção você pode fazer o desafio dos mil tsurus ao mesmo tempo que pede algo que deseja muito.

Fixando Os Origamis Na Linha De Nylon

Após cada origami ser adicionado à linha, através de furinhos no seu meio, é possível colocar uma bolinha ou missanguinha de metal ou de plástico, em seguida deve-se fixar com cola ou dependendo da espessura ela já fixa sozinha. Uma ideia é colocar algum item um pouquinho mais pesado na ponta inferior do fio de nylon, para que assim ele possa permanecer mais estável sem tanta influência dos ventos ou outros intervenientes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Origami

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de comprar cortina de origami. Onde comprar??

    Andreia Caetano 30 de outubro de 2014 16:21 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *