Como Fazer Mini Embalagens De Origami

As técnicas de recorte e colagem já são antigas no ramo do artesanato, assim como as de dobraduras. As crianças por exemplo, começam a aprender a fazer usando trais métodos e um deles é o origami. Este nome com certeza é muito familiar, para os artistas mais velhos e até mesmo para os calouros. É que o origami é uma técnica usada para dobrar papel e criar peças artísticas, você tendo as maiores habilidades ou se quiser apenar aprender. Para começar a aprender como esta técnica funciona e aplica-la na fabricação de mini embalagens, não deixe de ler este artigo!

O Origami

Que bonito ver aquelas dobraduras em papel colorido colocadas nas portas das casas, dentro dos cômodos da casa ou até nos jardins. Essas dobraduras foram possíveis depois que descobriu-se o origami. O origami nada mais é do que a arte de dobrar papel e criar figuras a partir de uma certa técnica. Começou a surgir nos países asiáticos, tendo como berço as mãos japonesas para tal arte. É um método secular surgido no Japão e até hoje é emprego em diversas partes do mundo, considerado até mesmo uma terapia para a alma.

A técnica do origami consiste em criar partes geométricas inventando com um papel seres e objetos, sem precisar ter que recortar ou cola-los. O método do origami utiliza-se de diversos tipos de dobras diferentes, no qual o trabalho se inicia com um pedaço de papel quadrado, de estampas e cores diferentes.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=AiZxHXINu5U[/youtube]

Com o passar do tempo, o origami foi se popularizando, até porque, no início de seu surgimento eram os mais pobres que praticavam esta arte sem saber que mais tarde ela se tornaria tão admirada no mundo inteiro. No começo, o papel era barato na maioria dos países asiáticos e assim, os que tinham menos recursos poderiam criar as artes a partir de papel.

Muitos preferem usar a técnica tradicional do origami onde o papel não é cortado e parte d euma base quadrada. Porém, com a popularização da técnica, o papel ganhou diversas bases geométrica e em alguns países, se permite cortar o papel para criar as estruturas de animais e objetos.

Uma curiosidade e também um fato que faz parte da história do Origami no Japão é que quem conseguissem fazer os mil grous (Tsuru) de origami, ganharia um pedido a ser realizado. Esta crença acabou sendo popularizada em alguns países da ásia, através da história de Sadako Sasaki, uma vítima da bomba atômica que devastou Hiroshima e também Nagasaki.

Passo a Passo: Embalagens De Origami

Depois que a arte do origami se popularizou pelo mundo afora, muitos artitsas resolveram inovar nos objetos, a fim de utilizar as peças feitas para alguma utilidade. Neste caso, alguns criaram as chamadas mini embalagens de papel, onde o origami predomina, até mesmo para criar um design super diferente! Para aprender a fazer essas lindas e pequenas embalagens de origami, não deixe de conferir o passo a passo logo abaixo:

Material Necessário

  • Papel para dobradura ou próprio para origami ( escolha estampados ou lisos, depende da sua vontade apenas.)
  • Barbante ou fita

Passo a Passo

  • Para começar, se você não sabe dobrar como origami, peça ajuda a internet e encontre uma forma de moldar a sua embalagem. Logo abaixo está um pequeno passo a passo de como dobrar o seu papel para que ele vire uma embalagem de origami, da maneira mais simples possível, para que você não tenha dúvidas de como se faz cada etapa de dobradura. Depois de organizar o seu material, use um quadrado de 20 centímetros de papel colorido para criar uma mini embalagem 6 x 6.Foto abaixo para ver o desenho de cada passo, ajudando na sua dobradura:
  • Prepare a marcação das dobraduras no seu papel antes de iniciar a prática do origami. Use as retas que sobrarão para guiar o seu passo a passo até o final da produção. Dobre o papel todo até que ele fique recheado de alguns pequenos triangulo, marcando bem cada tracejado deste com uma dobradura bem forte: fixe as diagonais com os dedos. 
  • Dobre assim, o papel ao meio, deixando as diagonais bem marcadas para que você não se perca no meio do passo a passo. Depois, dobre mais uma vez formando dois triângulos bem marcados pelas linhas tracejadas. Coloque o triangulo já feio apontado para baixo, escolha um lado e comece a dobrar a pontinha do mesmo para o lado oposto. Alinhe a mesma pontinha para cima, deixando-a bem fixa. Logo em seguida, incline a ponta dobrada que se projeta para o interior do papel. Repita este mesmo processo desde o início para o outro lado do seu trabalho.
  • Abre a sua dobradura e coloque bem fixa em algum suporte, para começar a ir montado a sua caixa. Abra a dobradura e comece a achatar-la com cuidado para não desmanchar nenhuma das diagonais. 
  • Pegue as duas partes superiores do seu origami, que agora já é uma caixinha e dobre para dentro, como se fosse fecha-la, unindo as duas bordas em uma só.
  • Em cima e dos dois lados faça um furo usando um furador de papel e depois passe um barbante ou uma fita pelos dois furos superiores, afim de fechar a sua caixinha e terminar de vez com o seu trabalho.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6TUml0X1B-4[/youtube]

Dica: Para fazer várias embalagens, tente variar um pouco as cores, combinando cada papel com a fita que é usada para finalizar o trabalho. Até mesmo para fazer um só, invista na combinações de cores. Em caso de um papel estampado, verifique qual é a cor mais predominante e em seguida, compre uma fita da mesma tonalidade.

Use a sua embalagem para colocar um pequena lembrancinha, seja de aniversário, comunhão ou qualquer outra ocasião especial. Fazer arte com origami faz com que a pessoa relaxe, e esvazie a mente, relaxando o corpo e a cabeça. Fazer uma lembrancinha destas não custa muito e é um ótimo presente para alguém muito querido. Boa sorte!

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Origami

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *