Almofada Em Formato De Cachorro: Aprenda Como Fazer

Você está querendo fazer um objeto de decoração divertido para o quarto da criançada e bem original. Que tal experimentar almofadas em forma de cachorro? Elas podem ser usadas para enfeitar a cama da criançada ou até mesmo para serem colocadas sobre o tapete de borracha e não só fazerem parte da decoração como do jogo dos seus filhos. Veja o passo a passo para fazer uma almofada em formato de cachorro!

Etapas Para Fazer Uma Almofada Em Formato De Cachorro

  • Primeiro passo: trabalhando com os moldes

Para fazer qualquer objeto artesanal você precisa de um molde, principalmente, quando se trata de uma almofada e se torna mais importante ainda se quiser dar uma forma especial a ela. Então, comece escolhe qual será o “padrão” da sua almofada. Pode parecer que para fazer um formato de cachorro você deve limitar-se a determinada forma, mas não é bem assim, para esse tipo de desenho dá para escolher entre circular, quadrado, oval ou pode brincar com o formato de um osso.

O segundo ponto é pensar no tamanho, qual será aquele que você gostaria de fazer para o seu cão.

Agora que você já tem o padrão siga para o passo dois, criando o molde.

  • Segundo passo: criando o molde

Se você não é uma desenhista de mão cheia é melhor usar o velho e bom método de procurar um desenho e reproduzi-lo no tecido. Se a almofada não será muito grande, dá para imprimir um desenho da internet, mas se for bem maior do que a sua impressora possa ajudar, busque essa figura em outro lugar. O importante é ter exatamente o desenho do seu cão. Em primeiro lugar, coloque em um papel com o lápis para depois transferir a figura para o tecido. Nessa fase da confecção da almofada em formato de cachorro, faça esse molde sempre do lado avesso do tecido.

  • Terceiro passo: escolhendo e preparando o tecido para costura

Depois que você passar o desenho do cachorro para o tecido, que deve ser escolhido levando em consideração a realidade que você quer dar para o seu bichinho artesanato, não deixe de lembrar das costuras e por isso, reserve 1,2 centímetros em toda dimensão do desenho, onde será cortado com a tesoura. Esse ponto é essencial para que o desenho final não sofra alterações quando você fizer o molde do cachorro.

Vale ressaltar que o tecido deve ser resistente, para que você não fique sem a sua almofada rapidamente e que se trate de uma capa que possa ser retirada para lavagem e depois recolocada no lugar.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=M7qf6IbWwhc[/youtube]

  • Quarto passo: trabalhando o tecido

Uma vez que você tem o molde e a forma do seu cachorro está formada é hora de deixá-lo com “cara” de cão e para isso basta usar a imaginação e alguns adereços decorativos, como por exemplo, miçangas, botões velhos, etc.

O importante é que o “rosto” do seu cachorro, assim como qualquer detalhe, seja feito enquanto a almofada ainda não foi costurada. Use restos de tecidos, faça uma roupinha para o cachorro, se quiser uma cadela, capriche no lacinho. Enfim, existem várias maneiras de deixar a sua almofada de cachorro ainda mais charmosa e original.

Uma vez que o cachorro tem olhos, boca e focinho dá para partir para a fase final do artesanato.

  • Quinto passo: hora da costura e de encher a almofada

Considere que a parte do cachorro é a capa da almofada, então, você deverá fazer a mesma forma uma outra parte interna, onde usará espuma para encher e deixá-la fofa. Essa parte depois entrará na almofada e aí sim, poderá ser feita uma costura.

A costura deve ser reforçada e feita pelo lado avesso, em praticamente todo o contorno do formato do cachorro, porém, deve ser deixado um pedaço, que deverá ser costurado a mão, que sirva para enfiar e retirar o “recheio” da almofada. Essa parte também servirá para facilitar a sua vida na hora de retirar a capa para lavá-la.

Faça a costura e encha a almofada começando pelas as bordas do objeto. Em seguida, una os lados direitos do tecido, mas não esqueça de deixar os centímetros reservados sem nenhuma costura. E  Em seguida, vire a almofada e pode enchê-la.

O ideal é usar como recheio a espuma macia, mas outros materiais também podem ser usados, restos de tecido, por exemplo, ou recheio de travesseiros usados. O importante é não enchê-la com muita coisa e depois é só fechar a parte que ficou aberta usando linha e agulha.

Dicas Para Fazer Sua Almofada Em Formato De Cachorro

  • Você pode fazer a sua almofada em formato de cachorro usando retalhos e fazendo com que ela fique mais divertida. Ao invés, de comprar um tecido único, pegue pedaços, restos e comece a emendar um no outro até ter um pedaço inteiro grande e suficiente para cortar a forma do cachorro que você escolheu. 
  • Use produtos recicláveis também para fazer os detalhes do rosto do cachorro. Os tecidos em texturas diferentes daquele que você escolheu para fazer a almofada podem servir para criar boca, focinho, orelha e etc. A colagem sobre o tecido dá mais originalidade ao trabalho artesanal.
  • Você também pode optar por fazer uma almofada somente no formato de cachorro sem dar um “rosto” a ele. Neste caso, é interessante que seja feito todo o contorno do corpo do bichinho, com orelha e até mesmo o rabo, para que fique mais original.
  • Se você optar por fazer somente a cabeça do cachorro, para que a almofada fique bem divertida, faça as orelhas com um outro tecido e costure somente parte dele e deixe a outra solta.
  • Se optar por um tecido de cor neutra uma outra opção para dar mais originalidade a forma de cão da sua almofada é pintando o “rosto” do cachorro usando tinta de tecido apropriada para esse tipo de trabalho artesanal.
  • A mistura de técnicas artesanais em uma único objeto sempre rendem um bom resultado, original e com cara de peça única. Sem falar que dá para ser mais criativo.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *