Como Fazer Uma Cortina Original

A decoração da casa é um elemento que ajuda a deixar os ambientes com um visual mais personalizado. Uma forma de fazer uma decoração que fique ainda mais pessoal é fazer com as próprias mãos os elementos decorativos como cortinas, por exemplo.

Se você gosta de fugir do tradicional e apostar em elementos únicos para a decoração da sua casa nada melhor do que aprender algumas técnicas de artesanato. A seguir vamos ensinar tutoriais de como fazer cortina original, com um pouco de dedicação é possível chegar a um resultado incrível. A decoração da sua casa vai ficar ainda mais bonita e diversificada.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Uwg60EdoKDw[/youtube]

Tutorial de Como Fazer Cortina de Bambu

As cortinas feitas de bambu são ótimas para dar um ar rústico-chique para os seus ambientes. Num espaço em que não seja uma prioridade a privacidade esse tipo de cortina é uma excelente alternativa. Uma cortina de bambu pode ser usada como divisão entre dois ambientes, por exemplo.

É possível usar as cortinas de bambu também em janelas para evitar a luz do sol entre em todo o cômodo. Outra forma interessante de usar as cortinas de bambu é somente pendurá-las em ambientes que não tenham janelas para dar a impressão de que elas existem. Fazer uma cortina de bambu pode ser bem simples, porém, será necessário tirar um bom tempo para isso.

Materiais Necessários

  • Furadeira
  • Fita métrica
  • Tesouras
  • Linha de náilon
  • Marcador Cola de contato
  • Varão para cortinas
  • Tiras de bambu
  • Broca pequena

Como Fazer

Passo 1

Comece medindo o tamanho do umbral ou da área em que você pretende colocar a sua cortina. É importante adicionar mais 15 cm, essa medida será o tamanho da cortina.

Passo 2

Em seguida você deverá cortar a linha de náilon no dobro do tamanho da medida que foi obtida no passo 1.

Passo 3

Depois você deverá fazer um furo pequenos nos lados das duas tiras de bambu e por esse buraco deverá passar a ponta das varetas.

Passo 4

Uma das tiras deverá ser passada até a metade da linha, tenha certeza de que as pontas da linha estão juntas. Em seguida amarre as pontas dando um nó duplo, deixe que a tira fique bem na dobra da linha. Você obterá uma linha dupla que será mais ou menos uns 30 cm menor do que aquela sua primeira medida original. Desenhe uma marca a 25 cm do nó.

Passo 5

As tiras de bambu deverão ser passadas pela linha dupla, deixe que elas deslizem acima do nó até que cheguem a primeira que foi colocada. Vá acrescentando as tiras até perceber que elas alcançaram a marca de 25 cm. Em seguida coloque a segunda tira que foi furada por fim, fique atento que o furo deve estar voltado para cima.

Passo 6

Nesse passo será necessário cortar uma peça de linha de náilon de mais ou menos uns 15 cm de comprimento. Metade dessa linha deverá ser passada por meio do furo que foi criado na tira de cima. O fio deverá ser amarrado em torno da linha dupla que foi criada originalmente. Dê um nó triplo. A linha extra deverá ser amarrada por toda a tira e em seguida acrescente um pingo de cola de contato nesse nó.

Passo 7

O lado livre da linha deverá ser amarrado usando as tiras num varão de cortine. Para que fique no lugar será necessário usar um nó triplo, passe um pingo de cola no nó, corte o que ficar de excesso.

Passo 8

O procedimento deverá ser repetido com mais linhas de tiras até que se chegue a completar a largura do varão de cortinas. Quanto será necessário depende do tamanho das suas tiras e também de quão densa você deseja que seja a sua cortina.

 

Tutorial de Como Fazer Cortina Psicodélica

Materiais Necessários

  • Cortina
  • Fixacor Guarany
  • Barbante ou elástico
  • Linha nº 10
  • Agulha de costura
  • Color Evolution Guarany nas cores amarelo, maravilha e turquesa (sugestões de cores, você pode escolher outras)
  • Grelha usada
  • Carbomexilcelulose (CMC)
  • 3 pincéis com cerdas firmes e grossas
  • Caneta mágica
  • Sacos plásticos
  • Tesoura
  • Varão branco
  • Alfinete
  • Luva
  • Bandeja plástica

 

Como Fazer

Passo 1

Usando uma caneta mágica faça a marcação do pedaço desejado da cortina, marque seis vezes um X de forma que fique um no centro e os outros ao seu redor. As bolinhas de gude deverão ser posicionadas abaixo das marcações e presas com a ajuda de um elástico.

Usando uma grelha e uma bandeja plástica você deverá apoiar o tecido. Use o corante pink previamente diluído de acordo com as instruções que vem na embalagem para molhar as suas bolinhas de gude. Continue enrolando o saco plástico e espere que seque, leva em média umas quatro horas. Depois desenrole o saco e espere que seque de forma natural.

Passo 2

Em seguida determine em que parte da cortina você irá criar o efeito e dobre de forma que crie um quadrado e em seguida dobre ao meio de novo com uma forma que lembre um avião e dobre de novo. Com a ajuda da caneta mágica você deverá marcar o avião por três vezes, para prender use o elástico.

Passo 3

Usando corantes laranja, verde e rosa previamente diluídos você deverá pintar os pedaços que estão presos de forma que preferir. Depois coloque num saco de plástico e aguarde por um período de umas quatro horas. Em seguida retire do saco e espere que seque de forma natural.

Passo 4

Numa outra parte do tecido que você queira use a caneta mágica para criar um detalhe a sua escolha e com agulha e linha alinhave o mesmo.

Passo 5

Usando uma grelha e uma bandeja plástica você deverá posicionar o tecido e pintá-lo com a ajuda de um corante laranja e rosa. Deixe dentro do saco por quatro horas, em seguida retire e espere que seque de forma natural. Depois que tiver secado corte os fios com a tesoura.

Passo 6

Determine outra parte do tecido e enrole a mesma dando um nó, na ponta faça mais um nó. O procedimento do passo 5 deverá ser repetido com as mesmas cores, porém, aplique o corante somente nas partes dos nós.

Passo 7

Pegue outra parte do tecido e comece a franzir com os dedos, prenda as suas pontas com a ajuda de elástico. Use o corante com as cores que preferir, em seguida coloque no saco plástico e de novo deixe por quatro horas e depois deixe secar naturalmente.

Passo 8

Usando as três cores de corante e com a ajuda da grelha e da bandeja você deverá fazer pequenas bolas de acordo com o que deseja para o final. Deixe secar por quatro horas no saco plástico e depois naturalmente.

Passo 9

Usando o CMC diluído goteje o corante da cor que preferir e misture bem até perceber que ficou no ponto de mel. É necessário fazer isso com as três cores no godê, use os pinceis para fazer os detalhes onde não tem desenho.

Passo 10

A peça deverá ser passada com ferro bem quente e depois lavada. Aplique o fixador e deixe que seque.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bambu

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá Heloisa.
    Estas cortinas feitas de bambu são realmente ótimas para decorar quartos e salas em casa de praia. Agora as outras cortinas são maravilhosas também, que trabalho lindo que fica.
    Gostei do tutorial.
    Abraços.
    ClaraSol

    ClaraSol 6 de Abril de 2014 4:18 Responder
  • voces vendem? queria comprar pronta.se sim quanto custa a decima de cima pra baixo??? qual a media de preço? como faço pra comprar???
    suely

    SUELY DAMASCENO 5 de outubro de 2014 19:38 Responder
  • Bom dia! Tenho procurado na net onde comprar as tiras de bambu para fazer a cortina, sem sucesso. Saberiam, por favor, me indicar onde achar?
    Agradeço e aproveito para parabenizar pelo site!!!

    Renata Taioli 20 de novembro de 2014 13:09 Responder
  • Bom dia! Tenho procurado na net onde comprar as tiras de bambu, sem sucesso. Seria possível indicar onde achar?
    Agradeço e aproveito para parabenizar o site, cheio de ideias bárbaras!

    Renata Taioli 20 de novembro de 2014 13:16 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *