Artesanato com Conchas do Mar

Com a chegada do verão o que mais se vê são peças artesanais inspiradas no look praiano, que eleva especialmente palha e conchas, lembrando muito o mar e todo o fresco e beleza que ele traz. Quem tem um pouco de jeito e imaginação, certamente já tentou montar pulseira e tornozeleiras com as conchinhas encontradas à beira mar.

Acontece que até pegar algumas conchinhas é simples, dependendo da área em que esteja, o problema é conseguir inserir nas mesmas correntinhas e outras coisas mais, sem que as mesmas se quebrem com o manuseio  e ainda remover das mesmas o cheiro forte que muitas tem. Mas, ainda há a alternativa de já comprar, em lojas especializadas, as conchinhas limpas e cheirosas e prontas para serem usadas em qualquer forma de artesanato.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=4Ec3x3DO8aY[/youtube]

Artesanato com Conchas do Mar

O artesanato feito a partir do uso das conchas do mar é uma beleza, além de ser muito gostoso de ser feito. O resultado obtido ao final fica tão surpreendente que vale muito a pena toda a paciência empregada ao colar ou aplicar cada uma das peças.

Hoje vamos aprender como decorar uma simples moldura que servirá tanto para espelho como para quadro, e deixá-la tão bonita e diferente, que todos prestarão a atenção mais na moldura do que no que está por dentro. Mas é preciso que se tenha bastante cuidado, senão, com o passar do tempo as conchas podem se soltar e colocarão a perder o trabalho.

Como Fazer uma Moldura com Conchas do Mar

Claro que quem mora distante do mar deve encontrar certa dificuldade em encontrar as conchas para o artesanato. Aquelas menores são bem simples de serem compradas em praias, e à beira mar as lojas que vendem artesanato quase sempre oferecem pacotes fechados com muitas delas, de vários tamanhos e estilos.

Porém, o problema maior está nas conchas grandes, que são bem mais complicadas de serem encontradas, o que pode ser resolvido através da internet, já que há varias lojas online que vendem essas peças.

Decorando Moldura com Conchinhas

Passo a Passo

A primeira coisa que você deve fazer é encontrar o material adequado para fazer o artesanato, ou seja, uma bonita moldura, em formato retangular, oval ou quadrado, como achar melhor, que pode ser em MDF ou madeira, tanto faz. Depois é só limpar bem usando um pano seco. É importante preencher a parte do espelho usando papel Kraft ou jornal

Agora, com o espelho já bem protegido, passe duas demãos de tinta na moldura, usando para isso a cor desejada, desde que seja tinta PVA ou látex. Entretanto, se a moldura já estiver bonita, não é preciso que seja cumprida essa etapa do artesanato, mas ainda é importante proteger o espelho. Separe bem as conchas e deixe que as mesmas sequem um pouco no sol, assim, se tiver alguma umidade, logo a mesma será totalmente removida.

Para fazer a colagem das conchas você poderá usar cola branca ou cola epoxi, que proporciona maior durabilidade da colagem na peça. E, para começar, inicie todo o processo a partir das conchas pequenas, as miudinhas mesmo, fazendo com que elas cubram toda a extensão da moldura, sem deixar nenhum espaço em branco. Como as conchas são bem diferentes, procure seguir um padrão, para isso, separe as conchas parecidas e depois as iguais.

Para passar a cola epoxi na moldura você pode usar um pincel ou uma espátula e para colar a concha, pressione uma a uma com delicadeza e aguarde alguns segundos até que ela se fixe bem. Esse processo de colagem deve ser efetuado a partir da parte de dentro da moldura.

Usando ainda o mesmo tipo de cola epóxi, com o auxilio de uma pequena espátula, aplique diretamente sobre a região da concha que será colada. Coloque sobre a moldura e segure por um determinado tempo.

Depois de ter usado as conchas pequenas, cubra toda a borda de fora da moldura com as conchas maiores. Lembre-se de procurar fazer uma composição mais harmoniosa e equilibrada. Deixe, por enquanto, os espaços vazios e espere a secagem total antes de proceder com o restante do trabalho.

Assim que as conchas maiores já tiverem sido coladas, preencha os espaços que ficaram entre as conchas pequenas e grandes com as conchas médias, e também as menores que possam ter sobrado. Não deixe que fique nenhuma parte em branco da moldura. Espere até que seque completamente antes de pendurar a moldura na parede.

Dica Importante

A cola utilizada para fazer a fixação das conchas é uma cola chamada de epóxi, que é vendida em dois recipientes separados, dois tubos, sendo um do catalisador e o outro da resina epoxi. É necessária que se faça a mistura das duas partes de acordo com as instruções fornecidas pelo fabricante para depois aplicar na moldura. Esse tipo de cola pode ser encontrado em lojas especializadas em artesanato e em outras que vendam produtos para lazer. Há inúmeras marcas a venda no mercado, você poderá optar por aquela que mais lhe agradar, ainda que seja a melhor para o seu bolso.

Pronto, agora você já tem uma linda moldura para enfeitar qualquer ambiente de sua casa.

Lembrando que o segredo desse tipo de artesanato é a utilização correta da cola e ainda de grande variedade de conchas, de todos os tamanhos e cores, especialmente aquelas de tamanho grande. Não fique regulando a quantidade de conchas a ser usada, se realmente quiser que o efeito da moldura seja bastante surpreendente.

Esta técnica de artesanato poderá ser usada em diversas outras superfícies, como vasos e caixas. O que importa é usar ao máximo a criatividade.

Passo a Passo:

http://artesanatoehumordemulher.wordpress.com/moldura-com-conchas-do-mar/

Como Furar as Conchinhas sem Erro

Material a ser Usado:

  • Detergente neutro
  • Água limpa
  • Balde
  • Furadeira

Primeiro coloque as conchas num balde com água morna misturada a um pouco de detergente e deixe ali por no máximo 30 minutos. Enxague muito bem para retirar a sujeira que possa haver nela e, caso seja necessário, use uma escova  macia para essa etapa.  Depois de limpa é só deixar secar ao ar livre.

Usando uma caneta de ponta fina ou marcador, faça uma marcação no local onde pretende furar a concha.

Com bastante cuidado e atenção, prenda a concha utilizando um grampo ou um torno. É necessário que seja presa para que não se mova quando for furada.

Para furar use somente uma broca própria para ser usada em cerâmica. Inicie o processo pela menor delas e firme sua furadeira de maneira que fique na vertical. Faça o furo devagar e vá aumentando de maneira gradativa. Pare de furar quando ela esquenta e aguarde até esfriar e começar novamente, isso impedirá que haja quebradura na concha.

Dicas Importantes:

  • O pó das conchas é um produto totalmente tóxico. Por isso, somente faça o manuseio das peças em ambiente ventilado e utilize sempre, durante o trabalho, uma máscara de proteção.
  • Além disso, use óculos de proteção para que pedaços de concha não firam seus olhos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Enfeites

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *