Como Fazer Quadro Com Pôster

A decoração da casa é o que ajuda a deixar os ambientes mais pessoais e com um visual mais criativo. Antigamente as pessoas optavam por quadros clássicos para deixar a parede da sala ou do quarto ornamentada. Porém, com o passar do tempo os pôsteres foram se tornando os novos queridinhos para a decoração das paredes.

A única possível dificuldade em escolher usar pôster na decoração da casa é como colocá-lo na parede. Para evitar que o pôster estrague com o passar do tempo e para que ele fique bem preso a parede é interessante criar para ele um suporte. A seguir vamos te dar ideias como fazer um quadro com um pôster e assim ter mais possibilidades para decorar a sua parede.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=R16-jlimIDE[/youtube]

Tutorial de Como Montar Um Quadro Retrô Com Um Pôster

Nesse tutorial vamos te ensinar a como montar um pôster colado num painel de madeira como era moda nos anos 80. Fica muito legal e você pode decorar a sua casa de um jeito mais criativo.

Materiais Necessários

  • Pôster (pode ser qualquer um a sua escolha, para esse tutorial estamos usando de base um pôster que mede 60 x 90 cm)
  • Chapa do tipo Eucatex (deve ter 3 mm de espessura) – é necessário cortar a chapa no formato do seu pôster.
  • 4 ripas de pínus (é importante fazer o cálculo das extensões para que possa fazer o contorno do painel)
  • Tinta PVA para artesanato
  • Cola reposicionável em spray
  • Lixas grossa e fina para madeira
  • Pincel
  • Cola para madeira
  • Martelo

Como Fazer

Passo 1

Para começar o trabalho de fazer o quadro com pôster é necessário lixar bem as ripas de pínus. Comece com a lixa grossa e depois use a lixa fina, as ripas devem ficar bem lisas e sem farpas. Cuidado para não se machucar no processo.

Passo 2

Em seguida passe a cole para madeira sobre a ripa, espalhe bem. Fixe a ripa sobre uma das bordas da parte de trás da chapa.

Passo 3

Aguarde até que a cola esteja seca e usando um martelo você deverá pregar a chapa na ripa que foi colada. É importante deixar uns 10 cm de distância entre os pregos usados. Os procedimentos 2 e 3 deverão ser repetidos para fixar as demais ripas, elas serão usadas no entorno do quadro. A melhor forma de reforçar a estrutura é pregar uma ripa na outra, faça isso a partir das quinas para ficar mais firme.

Passo 4

As laterais deverão ser pintadas usando tinta para artesanato, a cor fica a sua escolha.

Passo 5

Em seguida na parte branca da chapa você deverá passar a cola em spray, faça isso de cima para baixo. Crie uma faixa horizontal com uns 20 cm.

Passo 6

Desenrole o pôster e comece a colá-lo na superfície, com delicadeza você deverá ir alisando. Isso evitará que se formem bolhas no pôster. Por isso é importante usar a cola reposicionável, pois se você colar errado pode simplesmente soltar e fazer de novo.

Passo 7

Uma forma de evitar que o pôster fique com imperfeições e bolhas depois de colado é esfregar um pano pelo lado de dentro para fora. Os procedimentos 5, 6 e 7 deverão ser repetidos até que esteja terminada a aplicação.

Confira no vídeo abaixo mais dicas de como fazer um quadro usando um pôster:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GfE4KCIdmC4[/youtube]

Posteres – Opção Criativa e Barata Para a Decoração

A ideia de usar pôsteres para decorar as suas paredes pode ser além de muito criativa e legal uma forma de contornar a falta de orçamento para ter um quadro. Quem gosta de arte e não quer deixar as suas paredes ‘nuas’ pode encontrar nos pôsteres emoldurados uma excelente maneira de ornamentar os ambientes.

O mais interessante é perceber quanto os projetos decorativos podem ganhar valor e aquele toque de arte que é necessário para a vida de todo mundo. Existem versões em pôsteres de obras famosas como, por exemplo, as gravuras que o artista pop Andy Warhol fez da estrela de cinema Marilyn Monroe. Uma sala ou mesmo uma sala de jantar com essas gravuras na parede ganha um ar totalmente novo e ajuda a modernizar a casa.

Decoração Com Personalidade

O mais legal de usar um pôster como quadro é que é possível fazer uma decoração que vai muito mais além da ideia simplista de ornamentar. É possível deixar claro nas paredes da sua casa um pensamento ou mesmo um gosto pessoal.

Se é difícil encontrar um quadro que traga essa síntese de quem se é para pendurar na parede o mesmo não acontece com um pôster que tem uma mensagem mais divertida e direta. O preço dos pôsteres também atrai bastante quem gosta de decoração a preço justo, pois se os quadros de pintores famosos custam verdadeiras fortunas é possível encontrar lindos pôsteres na internet por valores a partir de R$ 30,00.

Decoração Temática

Não podemos deixar de destacar ainda a possibilidade de encontrar pôsteres temáticos. Na internet você encontra uma grande variedade de lojas virtuais e pode encontrar em lojas físicas também pôsteres com temáticas particulares de forma que todo mundo encontra algo que gostaria de pendurar em sua parede.

Procure Você Mesmo

Quem opta por pôsteres em geral gosta de procurar por si mesmo as peças que irá colocar nas paredes de casa. Esse é um dos pontos mais legais, ou seja, não é necessário ter o intermédio de arquitetos ou decoradores, por exemplo. Trata-se de um tipo de decoração e arte que é mais interessante ser escolhida pelo dono da casa.

Sem Regras

Os pôsteres usados como quadros podem ficar bem em qualquer parte da casa, não há regras de como usá-los. Para se ter uma ideia se você usar de forma criativa pode encontrar espaço até mesmo no banheiro para os pôsteres. Claro que o local em que você vai colocar o pôster exige cuidados diferenciados para emoldurar.

Se colocar um quadro/pôster no banheiro precisará de uma proteção adequada para que a umidade não cause problemas para o mesmo. Os pôsteres podem ser excelentes toques de arte para a sua decoração. Com criatividade a sua decoração ganha muito mais personalidade.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Enfeites

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Muito cuidado com a cola reposicionável em spray, pois, a 3M, por exemplo, não indica nenhum de seus produtos para serem usados com esta finalidade – estas colas não são livres de ácido e podem danificar o poster.

    Samuel 4 de Janeiro de 2016 14:51 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *