Canecas Feitas em Bambu

São poucas as árvores que são nativas em tantos lugares, ou que sejam tão conhecidas como o famoso bambu. Sendo tido como uma árvore que dá praticamente em qualquer lugar, e que se adapta às mais variadas oscilações climáticas, o bambu cresce em praticamente todo o mundo, de maneira nativa – o único continente que não o tem de maneira nativa é a Europa.

Caneca

Não são poucas as opções de artesanato e comércio artesanal de produtos feitos deste tipo de árvore e madeira: desde instrumentos musicais, até móveis, passando por brinquedos e muitas outras opções, o bambu PE largamente utilizado para a fabricação de muitas coisas – e uma dessas peças de artesanato são canecas feitas diretamente na árvore de bambu.

O efeito geral da peça fica realmente muito bonito: a árvore não é cortada e montada para virar caneca – a caneca é esculpida diretamente no tronco do bambu, quanto mais largo ele é naturalmente, maior a caneca resultante será. Uma vez pronto o corpo, são acrescentados um fundo, feito também em bambu serrado, e esculpido para fechar perfeitamente o fundo da caneca, e então uma alça, também cortada de um bambu, em forma de roda, que foca, então, oca.

Fazer

A peça deve ser esculpida quando o bambu está ainda ‘molhado’, ele não pode estar seco, por isso, deve ser fabricada logo depois do corte daquele pedaço de árvore. Uma vez esculpida, e montada – para fazer com que fundo e alça fiquem grudados no corpo principal da caneca pode-se usar cola para o fundo, e pequenas palhinhas entrelaçadas para afixar a alça, o que ainda dá um charme a mais à caneca – a peça deve secar por alguns dias, de preferência ao sol, para que fique seca e pronta para o uso ou venda.

Esse tipo de peça também pode ser decorado facilmente – uma das técnicas mais usadas para esse tipo de madeira é a queima de pequenas regiões, com um instrumento adequado e profissional, ou mesmo com um metal aquecido, permitindo que sejam desenhadas gravuras, ou que a caneca seja personalizada, com nomes e afins. Da mesma maneira, decorá-la com desenhos, pintá-la com verniz ou mesmo deixá-la natural são boas opções – tudo depende muito do gosto da pessoa que a faz, e também daquele que irá consumi-la depois.

Decorado

As peças artesanais em bambu podem alcançar um bom preço de mercado, dependendo muito da qualidade da peça produzida, e do trabalho artesanal feito nela depois de pronta, como decoração e afins. Uma caneca de bambu simples pode ser vendida por R$3,00 reais, podendo alcançar até R$15,00 reais dependendo da região em que será vendida e do tipo de decoração aplicado nela.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bambu

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá! Me interessei muito pela caneca de bambu. Estou procurando produtos ecológicos para comissão de formatura do curso de biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Gostaríamos de uma quantidade grande. Aguardo retorno. Obrigada
    Marília

    Marília 3 de agosto de 2011 2:04 Responder
  • Estou precisando de canecas em bambu Onde posso encontrar?
    Agradeço se puderem me ajudar

    Helena Ferri 15 de Maio de 2012 20:24 Responder
  • gostaria de receber catalogo com modelos e preços dos materiais feitoss em bambu, para revendê-los em minha loja
    aguardo resposta

    NomeEULA DIAS FERREIRA 14 de setembro de 2012 1:34 Responder
  • Olá,Podes me ajudar? fui a uma clinica e ví lá uma planta dentro de um vaso de gesso,me aproximei pra admirála parecia muito natural,lá tinha um senhor muito simpático e disse que a planta é um bambú natural portando o artesão usa um produto que porvisa na planta que fica seca e ñ se destroi portanto depois de uns dias ele pinta de verde,é isso mesmo??? qual produto é esse ??? onde compro ???como faço???quero aprender!desde já fico grata se me ajudares,obrigada!!!

    zelidia maria schulz de oliveira 29 de Janeiro de 2013 11:38 Responder
  • Se existe um site que ensina me passa por favor.obrigada!

    zelidia maria schulz de oliveira 29 de Janeiro de 2013 11:40 Responder
  • Olá , bom dia !

    Onde estão localizados ?

    Possui um contato ?

    Grato ,

    Jorge

    Jorge 1 de dezembro de 2013 14:26 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *