Artesanato em Madeira

Historico e Características

O artesanato em madeira é uma arte que surgiu há milhares de anos e vem crescendo a cada dia. Seus usos são múltiplos, mas sua função principal é a decoração e a ornamentação. É usado tanto na arquitetura quanto nos objetos de decoração do cotidiano.

Como qualquer arte, o artesanato em madeira tem uma forte característica artística, na qual o escultor ou artesão usa todo o seu talento criativo para criar peças simples, uma obra de arte, e outros objetos.

Isso faz com que as pessoas que não fazem esse tipo de trabalho em madeira, percebam que não é necessário ser um grande artista plástico para fazer as peças, e há artesanatos de diferentes graus de dificuldade. Você começa fazendo peças menores e menos complexas e com o passar do tempo vai lapidando suas técnicas e melhorando seus dotes como artesão de madeira.

Imagem de Amostra do You Tube

A melhor maneira de criar peças em madeiras é pensar que a forma e a estrutura que desejamos fazer estão dentro da madeira bruta, e tudo o que devemos fazer é retirar os pedaços que estão sobrando para então revelar sua obra de arte.

O artesanato em madeira ocupa um lugar significativo na história e na cultura indígena. As peças estão disponíveis em vários tamanhos, formas, acabamentos e cores. O artesanato indiano em madeira é famoso por sua beleza e utilidade. Há muitas técnicas que os artesãos indianos empregam para criar verdadeiras obras-primas. Aqui, vamos traçar a história do artesanato em madeira, aprender mais sobre as técnicas de artesanato, ferramentas usadas para fazer esculturas em madeira e acabamentos.

O termo “artesanato em madeira” engloba habilidades especiais passadas de uma geração para outra. Trata-se de uma vasta gama de artigos de madeira carregando valor utilitário e artístico que são feitos à mão, ou com o uso de ferramentas simples.

É possível encontrar peças que sejam totalmente feitas em madeira, ou também aquelas que são complementadas, como é o caso de um quadro ou um espelho, por exemplo. Pega-se a peça praticamente pronta e o que se faz é um aperfeiçoamento.

Ao longo deste guia iremos abordar os diversos tipos de artesanatos em madeira existentes, desde os mais fáceis até os mais complexos. Fique ligado e se torne um expert nessa arte!

Começando a fazer Artesanato em Madeira

Veja como é simples e fácil fazer artesanato em madeira com o passo a passo para fazer lindas peças

Artesanato em madeira é hoje a última moda no quesito trabalho manual. Isto porque este tipo de arte está sendo bem apreciada em objetos decorativos para diferentes ambientes pela facilidade com que são fabricados, ótimos preços e ainda a facilidade de compor uma decoração em alto estilo sem precisar de muito investimento.

Madeira

Os modelos mais usados em diferentes ambientes são relacionados à caixa. Isso porque também são muito baratas e servem para diversos fins, além de poder servir como lindos objetos de decoração. As caixas podem ser usadas como os famosos porta trecos que ficam em salas, quartos, mesas em corredores e podem ser usados para fins diversos, basta ter bom gosto para decorar.

A madeira é ótima para ser trabalhada em artesanato. Com secagem rápida, dá para fazer muitos apliques em diferentes formas de arte como com tecidos, papel de diferentes texturas e formar belos objetos. Há diversas tintas especificas para trabalho manuais em madeira no mercado por menos de R$ 3 que irão ajudar bastante a quem quer iniciar nesta arte.

Facil

E para quem quer começar a fazer artesanato em madeira, vamos deixar aqui um passo a passo para fazer um dos objetos mais simples e mais vendidos em feiras e lojas, a caixa de madeira par guardar coisas diversas. Elas servem tanto para joias como acessórios nos mais diversos fins, gastando menos de R$ 20.

Carros Antigos de Artesanato em Madeira

Imagem de Amostra do You Tube

Caixa para Bijuterias em Artesanato em Madeira Passo a Passo

Primeiro será preciso uma caixa em madeira. O tamanho será escolhido por você, mas a dica é usar os modelos mais simples para, caso errar, o prejuízo não ser grande. Após aperfeiçoar a técnica é que é importante seguir para caixas maiores.

Em lojas de produtos de artesanato ao estilo faça você mesmo estão à venda caixas de todos os tamanhos, formatos e estilos, basta escolher a que mais lhe agrada. O mais comum são modelos fabricados em madeira MDF, mas há outros materiais também que podem ser trabalhados tranquilamente.

Dicas

Na mesma loja você irá comprar pincéis e tintas próprias para madeira. É importante olhar isso porque o acabamento não será o mesmo em tintas para tecidos. Porém, algumas pessoas usam outras tintas como a óleo e fazem o acabamento com verniz, o que fica bem legal também.

Em casa, escolha o desenho que quer fazer na madeira. Compre cores diversas para poder ousar bem no colorido do material. Desenhe com lápis normal de madeira para caderno, estilo escolar e em seguida pinte. Após a pintura, deixe secar bem, ao menos por 24 horas sem tocar. Caso queira fazer um bom acabamento, passe verniz vendido em armazém tanto em spray como liquido.

Conheça a arte em madeira de demolição

Imagem de Amostra do You Tube

Artesanato em Madeira e Acrílico

Imagem de Amostra do You Tube

Considerações Finais Sobre o Artesanato em Madeira

Ao longo deste artigo vimos diversos tipos de artesanato em madeira, desde peças mais simples de serem feitas que envolvem tintas, madeiras mais leves e outros materiais, até peças mais complexas.

Independente do tipo de artesanato que você faça ou deseja aprender, saiba que o importante é fazer algo que lhe agrade e lhe faça feliz. A arte de trabalhar com as mãos é algo maravilhoso, pois através delas podemos expressar ao mundo toda a nossa sensibilidade.

Caminhão Artesanato em Madeira

Caminhão Artesanato em Madeira

O artesanato em madeira é uma atividade que pode ser exercida por qualquer tipo de pessoa, basta ter um pouco de dedicação, amar o que se faz e ser criativo. E então, mesmo que você não tenha muita desenvoltura com trabalhos manuais certamente irá se desenvolver mais a cada trabalho. Portanto, antes de começar qualquer tipo de trabalho artesanal, saiba que o começo é sempre difícil e por isso nunca se deve desistir. Deu errado na primeira vez? Faça de novo! Somente sendo persistente você conseguirá se tornar um grande artesão.

Desejamos a todos os artesãos e aos que pretendem se iniciar nesta arte a partir de agora que tenham ótimos trabalhos e que as técnicas aqui ensinadas sejam úteis nas tarefas realizadas. Sempre que puder encontre-se com outros artesãos, troquem conhecimentos e esteja sempre aprendendo novas técnicas.

Galeria de Imagens de Arte com Madeira

 

4 comentários

  1. gosaria de saber qual a tecna de pintura,se tem uma
    maquina propria ou é com pincel

  2. Boa tarde.

    Amei seu trabalho. achei fantástico. Gostaria de saber aonde está localizado e como faço para entrar em contato com você. Estou começando no ramo de artesanto e estou montando uma lojinha no extremo sul da bahia, Fiquei bastante interessada.
    Se puder me retornar agradeço

    Abraço

  3. Ana Carolina de Paula Schiavinatti

    Olá, meu pai possui um toco de Pau-Brasil e gostaria de vende-lo. O material é ótimo para entalhar. Será que você tem interesse ou conhece algum artista que queira adquiri-lo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>