Carimbos para Artesanato em Madeira

Na hora de decorar peças em madeira, o que não falta são técnicas para serem aplicadas, como découpage, pintura à mão, estêncil, alto-relevo, baixo-relevo, ou simplesmente uma boa camada de verniz. Mas para quem quer usar algo diferente, prático e muito bonito, os carimbos para aplicação em madeira são a escolha certa.

Estas peças auxiliares para artesanato são feitas em silicone, acrílico, borracha ou madeira emborrachada, isopor, resina e similares, e, sua aplicação é extremamente fácil. Os preços variam de acordo com o tipo de carimbo que for comprado, seu tamanho, a qualidade do material com que foi feito e a complexidade do padrão que será aplicado. Os mais baratos e simples podem sair por até R$ 5,00, enquanto os maiores e mais complexos podem custar até mesmo R$ 150,00. Eles não são difíceis de serem encontrados em lojas para artesanato, ou mesmo em sites de venda pela internet.

Carimbos

Para aplicar estes carimbos em suas peças de madeira, o procedimento é simples: trate a madeira da mesma maneira que trataria se fosse fazer qualquer outra aplicação – lixe a superfície, aplique verniz ou produto contra cupins e aguarde a secagem. Depois de seco, passe duas demãos de tinta para formar o fundo da sua peça. Espere secar.

Depois que sua peça estiver pronta para a aplicação, peque uma peça limpa e lisa de isopor, escolha a tinta a aplicar e passe uma camada fina no isopor. Muito cuidado para que a tinta não fique aguada. Este isopor irá servir como a base do carimbo, a ‘almofada’, de onde o carimbo tirará a tinta para ser aplicada.

Pressione levemente o carimbo no isopor, fazendo com que a tinta ali depositada cubra toda a superfície em alto-relevo do carimbo. Pressione o carimbo na peça em que o padrão deverá ser aplicado, com delicadeza. Dependendo do efeito final desejado, carimbe mais uma vez, reforçando a camada de tinta do isopor antes.

Aplicar

Outra maneira de se aplicar a tinta ao carimbo é usar um batedor de estêncil.

Assim que terminar de carimbar, limpe o carimbo imediatamente, para que a tinta não grude e crie problemas quando for usá-lo novamente.

Você pode usar carimbos pequenos em uma área grande, repetidas vezes, criando uma textura na madeira, e pode também usar tintas coloridas em um mesmo padrão, para dar um toque divertido à peça em que estiver trabalhando. Você também pode pintar o desenho carimbado, caso ele tenha partes a serem preenchidas.

Desenhos

A maneira como a cor é distribuída, também pode ajudar a criar efeitos, pois, deixar o carimbo com pouca tinta, por exemplo, dá um ar vintage à peça.

Aproveite este recurso simples de usar, e crie!


Categoria(s) do artigo:
Madeira

Artigos Relacionados


    Artigos populares

    Comentários

    • ola, preciso de um carimbo de texto, pode ser escrito amor em varias línguas talves tem como vc me enviar os modelos e valor….
      obrigado

      Natália Rodrigues 21 de dezembro de 2011 21:18 Responder
    • BOA NOITE!!
      POR FAVOR, GOSTARIA DE RECEBER O CATALAGO DE CARIMBOS E QUAL SERIA O VALOR MINIMO DE COMPRA . AGUARDO RESPOSTA.
      ATENCIOSAMENTE,
      ELISDARI

      elisdari 1 de outubro de 2013 23:39 Responder
    • BOA NOITE!!
      POR FAVOR, GOSTARIA DE RECEBER O CATALAGO DE CARIMBOS E QUAL SERIA O VALOR MINIMO DE COMPRA . DESDE JÁ AGRADEÇO,

      Vilma

      Vilma 27 de novembro de 2013 23:23 Responder
    • Boa noite gostaria de receber o catalago,e o valor dos carimbos.
      Obrigado
      Selma.

      selma lopes 5 de fevereiro de 2014 23:39 Responder
    • Olá eu quero receber o catálogo de carimbos e , com os valores, obrigada.
      Josileuza

      Josileuza 3 de dezembro de 2014 21:22 Responder

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *