Saiba Como Usar Decotape

Dicas de decoração são dadas a toda a hora, em programas de televisão e nos sites através da internet. Sendo assim, muitas pessoas aprendem sobre elementos decorativos em diversos lugares, se inspirando e aguçando sempre a imaginação. Os decotapes são elementos bastante usados para decorações mais simples e que vieram para ficar. No artesanato, ele é peça chave para produzir materiais bem simples, com decorações rápidas de serem feitas. Mas , na verdade o que são os decotapes e como eles podem ser usados para estes fins? É o que você vai aprender lendo este artigo aqui no Cultura Mix.

O que são Decotapes?

Muitos devem estar se perguntando: Afinal, o que são decotapes? Os famosos decotapes, tõ usadas em decorações singelas nada mais são do que pequenos adesivos assim como o durex, que são vendidos em rolos. A única diferença é que os decotapes já vem decorados, com desenhos divertidos, formas geométricas, cores variadas, etc. Ele são muito usados em decorações de objetos, como os que estão listados logo abaixo:

  • caixas
  •  cartas
  •  envelopes
  •  cadernos
  •  trabalhos escolares
  •  agendas
  •  álbuns
  • coisas diversas na sua casa

As decotapés também servem apenas para serem colecionadas, de tão charmosas e bonitas que elas podem ser. Muitas pessoas aderem a coleção, mais outras preferem usar a imaginação e decorar todas as coisas acima com estes lindos adesivos.

Estas fitas podem ser vendidas em tamanhos P, M e G em diversas lojas como papelarias e até mesmo de artigos artesanais.

Vale lembrar que aqui no Brasil, essas lindas fitas estampadas podem ser muito difíceis de serem encontradas, já que são produtos importados e não costumam ser vendidos na América do Sul. Mesmo assim, a importação desses pequenos produtos têm sido constante nos últimos tempos.

Modo de Usar

As decotapes podem ser usadas até mesmo como um durex normal e a sua primeiro proposta foi exatamente esta. Para saber como usar as suas fitas adesivas estampadas, basta seguir as dicas abaixo!

1. Fita Durex

Você costuma usar durex em várias coisas dentro da sua casa, especialmente para lacrar envelopes e correspondências. Neste caso, você pode explorar bastante essa função original das fitas adesivas. A garantia de que quem vai receber a sua carta repleta de decotapes irá adorar a ideia é grande! Use para lacrar documentos também e deixar envelopes muito mais bonitos e decorados, diferentes daquelas coisas sem nenhuma cor na qual você costuma guardar papéis e documentos importantes.

2. Encapando

Para encapar caixas e cadernos, por exemplo, as decotapes podem ser um ótimo material para tal fim. Neste caso, você pode usar as fitas em tamanho maior. Você também pode prender os plásticos tradicionais usando estas fitinhas, mas optando pelas mais finas. Com isso, os seus cadernos, caixas e latinhas vão ficar muito mais bem forrados e muito mais decorados. Dessa forma, você poderá inovar e deixar os seus materiais muito mais modernos.

3. Nas Unhas:

Uma outra dica muito legal e que vai servir para você aguçar a sua imaginação é usar as decotapes nas suas unhas! É isso mesmo que você leu. As estampas das suas fitas adesivas super divertidas podem ter um fim como este, as famosas  nail art! Você usa as suas decotapes como fonte de adesivos para enfeitar as unhas e combinar com o seu esmalte favorito! Quer conferir como que as suas unhas vão ficar bonitas com as fitas adesivas?

4. Nas Festas e na Mesa

Uma outra ideia super original é uisar as tais fitinhas para decorar alimentos nas mesas de festas e eventos. Objetos comuns utilizados na mesa de grandes festividades podem ser facilmente decorados com as decotapes. Eles abam ficando renovados e atraentes para todos os convidados, além de dar um toque muito mais interessante para a sua decoração.

Uma Ideia Original

Uma ideia muito original e que muitos estão aderindo é usar decotapes para decorar pregadores que podem servir para diversos fins. Os pregadores decorados podem servir para marcar livros e revistas, além de poder ser utilizado no seu varal sem maiores problemas.

Para colar o seu decotape no seu pregador, antes é preciso ficar atento a algumas dicas bem importantes, já que o seu trabalho tem que ficar perfeito! Confira:

1. É muito importante lembrar que as decotapes podem ficar maiores do que o seu pregador quando você for colar. Por isso, neste caso, use estilete ou uma tesoura para tirar as sobras e deixar o seu trabalho mais bonito!

2. A madeira dos pregadores é um material bem feito, mas para deixar o adesivo mais colado na superfície, não deixe de dar uma lixada antes de fazer a colagem das fitas adesivas. Assim, tudo vai ficar muito mais estilizado!

3. Um dos fatores importantes deste trabalho é a durabilidade. Não é possível garantir que o adesivo estampado vai ficar eternamente colado aos pregadores, ainda mais se eles forem usados para pendurar roupas molhadas no varal. Neste caso, o adesivo pode descolar do durex, fazendo a estampa das fitas adesivas desbotarem. Por isso, você pode escolher usar o seu pregador para outro fim ou até mesmo investir na criatividade e usar os pregadores para pendurar as suas roupas molhadas no varal sem maiores preocupações.

4. Uma outra ideia é colocar vários decotapes diferentes em um mesmo pregador. A brincadeira vai ficar muito mais interessante o seu trabalho muito mais bonito de se ver!

5. As partes da madeira podem ser pintada com tinta branca ou da cor que você achar melhor, para deixar o seu trabalho muito mais interessante.

6. Você pode usar o seu pregador como um belo porta recados na geladeira. Para isso, basta colar um imã atrás do seu pregador e enfeitar bastante com as decotapes que você adquiriu!

7. Os pregadores personalizados com as fitas adesivas podem ser usados para prender pacotes de biscoitos e salgadinhos, além de servir como porta fotos, onde você usa os mesmo para prender fotos em algum mural ou em uma fita de barbante em um porta retrato com criativo.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Enfeites

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Boa Tarde,
    Estou iniciando no artesanato e procuro uma material de qualidade e de boa aparência para colocar na boca do vaso de cerãmica. Testei com a fita adesiva de feltro que ficou bom mas é muita cara cerca de R$9,00 rolo com 5 metros. Então comecei a pesquisar outros materiais com a fita washi tape e a fita decotape.
    Saberia dizer a diferença entre as duas? e qual tem a melhor qualidade??
    Necessito de uma fita adesiva colrida que não seja transparente com boa aderência nas superfícies de pano e de cerãmica. Pode me ajudar?
    Atenciosamente,
    Maria de Fátima

    maria de fatima 6 de Março de 2016 16:30 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *