Como Fazer Flores com Filtros de Café

É bem difícil encontrar um brasileiro que não goste de café. Com um sabor único, também é uma bebida preparada de uma forma bastante especial, pois enquanto se está passando os grãos no filtro, podemos sentir aquele aroma indescritível. Porém, depois de usar o filtro de café nos vemos obrigados a jogá-lo fora.

Barata, Fácil de Fazer e Linda

Barata, Fácil de Fazer e Linda

Imagine quantos filtros de café são jogados fora todos os dias e o quanto isso pode ser prejudicial para a natureza. Pensando nisso, preparamos um tutorial bem legal de como fazer flores com filtros de café usados. Assim além de ter peças artesanais com um efeito visual e olfativo únicos, você ajuda a reciclar essas peças.

Tutorial de Como Fazer Flores com Filtros de Café Usados

Para começar anote os materiais que vamos precisar:

  • 2 filtros de café usados e lavados
  • Fita floral
  • Folha artificial
  • Lápis
  • Linha mágica
  • Molde
  • Palitinho de madeira
  • Tesoura

Passo a Passo

Passo 1

O primeiro passo é utilizar o molde das pétalas de rosas para fazer as mesmas com os filtros de café.

Esse molde da pétala pode ser feito por você mesmo, basta ter um papel duro como o cartão, por exemplo. Desenhe a pétala e a recorte. Depois disso, você deve colocar um filtro de café sobre o outro.

Coloque o molde da pétala sobre os dois e com o lápis desenhe a pétala na área central do primeiro. Despreze as rebarbas do filtro para criar esse desenho.

Recorte com a ajuda do molde as pétalas nos dois filtros. Dessa forma, você terá 8 pétalas como resultado.

Passo 2

Para que as pétalas que já foram recortadas ganhem um aspecto mais bonito e delicado, você deve usar a ponta da tesoura para bolear as bordas. Assim, as pétalas ficarão com as bordas curvas lhes conferindo mais delicadeza.

Faça isso nas 8 pétalas.

Passo 3

Nesse passo, vamos criar a flor propriamente dita. Para isso, pegue o palito de madeira e enrole nele a parte reta de uma das pétalas. Prenda essa pétala ao palito com a ajuda da fita mágica.

Em seguida, repita esse procedimento com as outras 7 pétalas de forma que tenha formada uma flor com as pétalas recortadas do filtro de café.

Passo 4

Para que a sua flor fique ainda mais bonita, você deve forrar o palito de madeira com a ajuda da fita floral. Assim, tanto a parte das pétalas como o cabo de madeira, estarão devidamente prontos.

Passo 5

Para dar aquele toque especial e deixar a sua flor ainda mais realista, você deverá fixar a flor artificial no palito de madeira com a ajuda da fita floral. Assim, terá uma rosa completa com pétalas, caule e folha.

Passo 6

Para criar um lindo arranjo com a sua peça, você deve repetir os passos a seguir e fazer mais flores com filtro de café. Faça quantas quiser.

Tutorial de Como Fazer Flores Coloridas com Filtro de Café

Para quem gostou do tutorial acima, mas deseja fazer as suas flores coloridas e com filtros limpos de café, pode seguir o tutorial abaixo.

Materiais Necessários:

  • Ferramenta de fazer quilling ou um palito
  • Filtros de café novos
  • Pincel macio e esponja de cozinha
  • Secador de cabelos ou ainda Heat Bond
  • Spray com água
  • Tintas acrílicas ou carimbeiras

Passo a Passo

Passo 1

Recorte as laterais (rebarbas) e também o fundo dos filtros de café.

Passo 2

Com a ajuda de um molde circular, que pode ser desde um círculo feito com papel cartão até mesmo uma embalagem redonda, desenhe círculos sobre os filtros. Em seguida, recorte os mesmos.

Passo 3

Após recortar os círculos, você deverá umedecê-los com a ajuda do spray. Deixe-os bem molhados.

Passo 4

Nesse passo, vamos fazer a pintura dos círculos cortados e umedecidos feitos com o filtro de café. Para isso, você pode utilizar a tinta acrílica ou as carimbeiras.

Com a ajuda de um pincel ou mesmo de uma esponja de cozinha (aquelas amarelas e verdes) vá pintando os círculos de forma que fiquem com efeito de “manchado”. Use as cores que desejar e espere até que seque bem antes de prosseguir. No caso de estar com pressa, pode utilizar um secador para acelerar o processo de secar da tinta.

Passo 5

Em seguida, recorte os círculos em forma de espiral. Basta traçar com um lápis, o desenho de uma espiral dentro do círculo e ir seguindo com a tesoura. Após terminar de recortar, amasse bem os filtros para que o efeito final seja bem rústico.

Passo 6

Desenrole os filtros amassados e com a ajuda da sua ferramenta preferida, vá enrolando-os de forma que fiquem no formato de flores.

Passo 7

Pegue o palito e corte as pontas do mesmo de forma que lhe retire uma lasca. Cuidado para não se machucar no processo. Você pode enrolar a sua flor com a ajuda dele, basta inserir a ponta da espiral e em seguida, ir enrolando de forma a criar aquele efeito de pétala.

Para deixar as suas flores ainda mais legais e reais, você pode criar folhas verdes para acompanha-las. O resultado fica bem legal e com certeza você terá belas flores feitas com filtros.

Tutoriais em Vídeo

Para quem ainda está com dúvidas a respeito de como fazer essas flores de filtros de café, pode conferir os vídeos a seguir.

Parte 1 do tutorial

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=M2p17kh-tFM[/youtube]

Parte 2 do tutorial

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=MK0gHHbyx8M&feature=fvwrel[/youtube]

Veja o passo a passo e também a lista de materiais necessários para criar a sua peça.

Flores de Filtro de Café, Um Bom Negócio

O mais legal desse tutorial é que ele permite a você criar uma fonte de renda extra, pois como o resultado fica muito bonito e diferente, é possível vender essas peças. Pratique bastante e quando estiver com flores mais bonitas, não se intimide e comece a oferecer para as pessoas conhecidas.

Ganha Dinheiro Em Casa Fazendo Artesanato

Ganha Dinheiro Em Casa Fazendo Artesanato

Depois de começar a obter sucesso entre os conhecidos, você poderá oferecer as suas peças para outras pessoas e assim, tornar o seu trabalho artesanal conhecido e reconhecido. Trata-se de uma peça muito legal de fazer e que ainda ajuda o meio ambiente com a reciclagem dos filtros de café. Pratique e faça as suas próprias flores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Enfeites

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • lindo amei mais gostaria de ter o molde das flores que não consegui pegar, por favor me mande por email. Muito obrigada

    Lucia helena 4 de novembro de 2012 23:42 Responder
  • Carissima , boa noite.

    Antes agradecer a sua atenção em disponibilizar este passo-a-passo. As rosas são perfeitas, bonitas mesmo. Quero aprender a fazer pois faço trabalho voluntário especialmente com crianças e é sempre bom saber e ensinar, no entanto como tenho poca habilidade não consigo fazer os moldes, procurei-os e não encontrei. Se não considerr um abuso gostaria que me enviasse via e-mail.

    Antecipadamente agradeço-a pela gentila da disponibilização.

    J.Fernandes

    NomeJõa Fernandes 17 de Maio de 2013 23:00 Responder
  • o video esta um pouco encoberto gostaria dos moldes

    marliNome 21 de Maio de 2013 1:19 Responder
  • ola adorei!e gostaria de ter os moldes!se puderem enviar agradeço!

    karina 29 de Maio de 2013 23:09 Responder
  • Adorei as rosas, mas não achei os moldes. Seria possivel me enviar por e-mail… Grata

    SILVIA NUNES 28 de agosto de 2013 3:06 Responder
    • Seu trabalho é lindo e uma fonte de ajuda. Gostaria de adquirir os moldes. Por favor poderia enviar-me?
      Moro na Suecia e para min é uma terapia. Desde já agradeco.
      Eliete Samuelsson

      Eliete Samuelsson 12 de dezembro de 2013 19:01 Responder
  • gostei muito das rosas de feltro d cafe parabens vou fazer uma e mandar pra vc abraço

    ovanir 16 de Janeiro de 2014 23:08 Responder
  • De fato ficou a desejar os moldes, tbm não consegui, poderia me enviar por e-mail por favor. Muito obrigada, bjs…

    Mirlene Ronnie 23 de Abril de 2014 22:04 Responder
  • Gostaria de receber o molde das rosas. Obrigada

    Rosana rangel 5 de outubro de 2014 17:07 Responder
  • Adorei, mas tb não consegui pegar o molde.Pode me enviar por e-mail?

    Maria Lucia 10 de dezembro de 2014 2:40 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *