Artesanato Com Fuxico

Uma das peças artesanais que mais faz sucesso na composição de outras peças é o Fuxico. Para quem não sabe do se trata, podemos defini-lo como aquela florzinha feita de retalhos que pode ajudar a dinamizar o visual das mais variadas peças como toalhas de mesa até mesmo bolsas e brincos.Para quem se interessa por artesanato, preparamos um texto bem interessante e recheado de tutoriais incríveis para usare abusar da sua criatividade na hora de criar peças com Fuxico.

Fuxico

Fuxico

Fazendo Fuxico

Fazer esse fuxico não vai te trazer fama de fofoqueira, pelo contrário, vai deixar as suas outras peças artesanais mais completas e bonitas. Antes de utilizarmos os fuxicos para compor outras peças, é necessário ter os fuxicos em mãos. Por isso mesmo, começaremos com um pequeno tutorial de como fazer esses acessórios de forma simples.

Como Fazer Fuxico Simples

Imagem de Amostra do You Tube

Dica:Você pode fazer fuxicos de vários diâmetros de uma só vez e assim ter sempre uma opção interessante para complementar as suas mais variadas ideias. Porém, é importante atentar para o fato de que o fuxico é um tecido que possui um fio para alinhar e dessa forma, o franzido o torna menor.Assim, você deverá trabalhar sempre com uma medida maior do que a que realmente deseja para a peça. Ter moldes circulares de vários tamanhos pode ajudar bastante. Podem ser aqueles potinhos e enfeites da sua casa. Como Fazer:

Passo 1: Faça o desenho do círculo sobre o tecido. Cuide para que fique bem redondo.

Passo 2: Em seguida, com uma tesoura própria para tecido, recorte o entorno desse círculo.

Passo 3: Vá dobrando as bordas mais ou menos 0.5 cm para dentro e alinhavando conforme for dobrando.

Passo 4: Para conseguir o efeito de franzido, será necessário ir puxando o fio conforme vai alinhavando. Quando terminar de alinhavar, puxe o fio delicadamente de forma que fique com aquela forma de fuxico.

Passo 5: Termine costurando o miolo com os pontinhos que estão visíveis.

Ainda Está Com Dúvida?

Para quem ainda está com dúvidas a respeito de como fazer o fuxico simples, indicamos que assista a esse vídeo que ensina o passo a passo.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Fazer Flor de Fuxico

Agora que você já aprendeu a fazer o fuxico simples, vamos para um tutorial um pouco mais elaborado. A seguir, iremos aprender a como fazer uma flor de fuxico. Esse tipo de peça fica muito interessante em forma de acessórios como broches e colares. Como Fazer:

Passo 1: Em princípio, é bem parecido com o tutorial de fuxico simples. O primeiro passo é desenhar um círculo com lápis em cima do tecido. Recorte entorno do círculo. Aquela dica de usar objetos redondos para ajudar a deixar o círculo mais redondo também vale aqui. O círculo desse tutorial deve ter 9 cm.

Passo 2: Após ter recortado o círculo, é necessário dobrá-lo ao meio e dobrar novamente ao meio.

Passo 3: Alinhave a peça.

Passo 4: Dê aquela puxadinha para franzir. Uma dica legal é usar a mesma linha para já fazer as demais pétalas da sua flor. Todas as pétalas devem ser feitas da mesma maneira.

Passo 5: Você deverá fazer 5 pétalas para a sua flor de fuxico. É importante ir alinhavando todas com a mesma linha para poder coloca-las lado a lado.

Passo 6: Puxe a linha de forma que as 5 pétalas formem a sua flor de fuxico. Em seguida, arremate bem o fio para que ele não solte.

Passo 7: Ainda temos que fazer o miolo da flor de fuxico. Comece recortando um novo círculo de 9 cm de diâmetro no mesmo tecido ou em outro, se desejar dar um colorido a mais na peça.

Passo 8: Dobre as beiradas do círculo para dentro e alinhave. Depois disso, puxe para que fique franzido.

Passo 9: Para finalizar a peça coloque o fuxico (botão da flor) no centro da mesma. Se preferir usar um botão de verdade também é possível.

Tutorial de Arte Com Tampinhas e Fuxico

Além de criar belos acessórios femininos com os fuxicos, é possível fazer peças de arte para decorar a sua casa com muito mais graça e elegância. Sabe aquelas tampinhas de garrafa de refrigerante? Elas vão ser muito úteis nesse tutorial, tenha em mãos também algumas opções de fuxicos.Como Fazer:

Passo 1: Cubra as tampinhas de garrafa de refrigerante com os fuxicos. Uma boa dica é deixar para fechar o meio do fuxico após encaixá-lo sobre a tampinha. Para que a peça final fique mais interessante, uma boa dica é procurar fuxicos do mesmo tecido, ou seja, criando um padrão de estampa.

Passo 2: Com as suas tampinhas cobertas com os fuxicos, você pode criar diversas peças de arte. Junte as tampinhas produzindo formas e assim, dando aquele toque de arte. Uma das peças mais populares criadas com essa técnica é aquele descanso de panela para colocar na mesa. Você pode criar jogos americanos diferenciados e até mesmo peças para quadros. A criatividade é quem manda.

Arte Com Tampinhas e Fuxico

Arte Com Tampinhas e Fuxico

Mais Ideias Para Fazer Artesanato Com Fuxico

O fuxico é uma peça bastante democrática para ser utilizada no artesanato e são tantas as ideias do que se pode criar a partir dessas pequenas florezinhas que é mais fácil mostrar seus pensamentos do que falar sobre todas elas. Confira abaixo na nossa galeria de vídeos.

Arte do Fuxico

Esse vídeo mostra que o fuxico pode ser utilizado para criar umas cem de peças e que a elegância pode ser uma característica atribuída a essa trabalho. Trata-se do trabalho de artista plástica e artesã que cria peças incríveis e muito chiques com fuxicos.

Imagem de Amostra do You Tube

Frivolité e Fuxico

Esse vídeo também é bem interessante porque apresenta duas técnicas artesanais muito legais e com o seu toque próprio. Conheça o passo a passo de como fazer o Frivolité e o Fuxico.

Imagem de Amostra do You Tube

Fuxico Diferente

Para quem deseja fazer um fuxico diferente, indicamos esse tutorial. Ele ensina como criar uma peça com as pétalas sobrepostas. Vale a pena investir e saber criar fuxicos de formas diferentes.

Imagem de Amostra do You Tube

Muitas Ideias Com Fuxico

São várias as ideias de peças que se podem criar e incrementar com os fuxicos. Veja com atenção todas elas e procure aquela que combina com o que você deseja fazer.

Posts Relacionados

3 comentários

  1. Ola gostei muito eu estava em busca de novidades continui assim bjs

  2. Boa noite
    Gostaria muito de aprender a fazer a borboleta paso apaso.
    Tenho 69 anos e gosto de fazer trabalho manuais em casa,pois ja não posso sair
    obrigado

  3. Estou começando a aprender trabalhar com fuxico e este modelo em Origami é maravilhoso! Adorei ! É muito bem explicado e nao deixa nenhuma dúvida na confecçao. Obrigada! Traga sempre novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>