Bolsa de Fuxico

O artesanato pode representar uma excelente oportunidade para quem deseja ter uma fonte de renda extra e ainda se divertir enquanto trabalha. Fazer trabalhos manuais pode ser muito relaxante e dar resultados muito bonitos. Quanto mais profissionais e funcionais são os produtos que você confecciona mais irá vender. Vamos aprender então a fazer lindas bolsas de fuxico?

Bolsa de Fuxico

Bolsa de Fuxico

Flores de Fuxico

A técnica de fazer flores de fuxico é bem interessante para quem trabalha com artesanato porque serve de adorno para outras peças. As suas peças irão ganhar um visual bem mais interessante com a aplicação dessas flores. Uma bolsa ou mesmo uma peça de roupa ganha outro visual com a aplicação de flores de fuxico. A seguir vamos aprender a fazer as flores e a bolsa com a aplicação dessas peças.

Como Fazer Fuxicos

Para que possamos adornar a nossa bolsa com fuxicos precisamos aprender a fazer essas lindas flores, não é mesmo? Confira o passo a passo e descubra como é fácil criar as suas flores, além disso, é um passatempo muito legal.

Materiais Necessários

  • Retalhos de tecidos com estampas – você pode escolher as estampas que desejar
  • Linha 10 e agulha
  • Botões variados
  • Tesoura
  • Caneta de marcar tecidos – se desejar pode usar giz de alfaiate ou lápis para tecidos
  • Um corpo para usar para fazer o contorno do círculo

Dica – Para cada flor de fuxico devemos fazer 5 círculos de tecidos que tenham o mesmo tamanho. Fique atento que o primeiro passo servirá de base para as três flores de fuxico que iremos fazer. Então mãos-a-obra.

Passo 1 – Usando o copo você deverá riscar 5 círculos no verso do tecido escolhido, depois de fazer isso recorte.

Passo 2 – Um dos círculos de tecido deverá ser dobrado ao meio, dobre então novamente ao meio e então você chegará a uma forma ¼ de círculo.

Passo 3 – Usaremos somente um pedaço de linha, fique atento que será usada a mesma linha do início até o final. Faça o alinhavo da peça como se estivesse criando uma espécie de trouxinha.

Passo 4 – Quando chegar nesse passo você terá feito a primeira pétala da sua flor de fuxico. A pétala resultante será aquela com bico.

Passo 5 – Usando a mesma linha você deverá fazer novamente o procedimento dos passos 3 e 4. Precisaremos de 5 pétalas que deverão ficar juntas, então comece a arrematar as pétalas e junte-as pelas pontas.

Passo 6 – Feche até terminar, faça o arremate e então a sua flor de fuxico estará quase concluída.

Passo 7 – Nesse passo vamos finalizar a nossa flor de fuxico com o botão que será o miolo da mesma. Lembramos que você deve permanecer usando a mesma linha, basicamente passe o fio pelo meio da flor e costure o botão como você faria numa roupa.

Dica – As outras flores seguem essa base de passos, contudo, tem como diferença a maneira como o tecido irá ser dobrado formando então pétalas diferentes.

Flor de Fuxico Pétalas Redondas – Para esse tipo de flor devemos dobrar o círculo uma única vez ao meio e então começar a alinhavar. Basta juntar as cinco pétalas para ter a sua flor.

Flor de Tecido Pétalas Retas – Para esse tipo de flor você deverá dobrar o círculo duas vezes criando uma espécie de retângulo. Em seguida dobre ao meio criando um quadrado e por fim comece a alinhavar. Junte as pétalas até formar uma flor de cinco pétalas.

Vídeos

Confira a seguir alguns vídeos que ensinam a como fazer flores de fuxico para que você aprenda o passo a passo com mais facilidade.

Como Fazer Bolsas de Fuxico

  1. Passo – Para conseguirmos fazer uma bolsa de fuxicos precisaremos de fuxicos, já ensinamos acima como fazer os fuxicos. Faça diversos fuxicos para cobrir a bolsa.
  2. Passo – Com as flores de fuxico feitas você deverá costura-las a bolsa, você deve começar costurando somente duas flores para juntá-las. Costure de duas em duas flores e por fim costure uma a outra para criar uma rede de flores.
  3. Passo – Nesse passo iremos precisar costurar as flores de fuxico a bolsa que usaremos de base. Costure essa rede de fuxicos até perceber que a bolsa está completa, meça para ter certeza de que está com o tamanho certo de rede de flores.
  4. Passo – Depois de ter coberto os dois lados da bolsa você poderá fazer acabamentos dos dois lados e nos cantos para que a bolsa fique pronta.

Escolhendo a Bolsa

Para facilitar o ato de costurar as flores de fuxico na bolsa é interessante procurar uma bolsa que seja de tecido maleável de preferência. Quanto mais fácil for de passar a agulha pela estrutura da bolsa mais rápido será de fazer as suas peças. Pense ainda na questão estética, ou seja, o visual final da sua bolsa que deve conquistar os seus clientes.

Quem preferir criar bolsas mais estruturadas com as flores pode pensar em fixar os fuxicos com cola quente. Com essa técnica é possível escolher uma bolsa de um material diferente de tecido. Saiba que é necessário ter paciência e cuidado para trabalhar com a pistola de cola quente, mas os resultados podem ficar bem legais.

Escolher o modelo da bolsa é tão importante quando confeccionar os fuxicos então dedique um certo tempo para essa tarefa, temos certeza que o resultado final será de lindas bolsas que você vai vender bastante. Um trabalho divertido e que pode ser o que você estava procurando.

Renda Extra

As flores de fuxico podem ser usadas para fazer uma grande variedade de peças artesanais como colares, capas para utensílios domésticos como liquidificador e bujão de gás, acessórios para cabelo, para cobrir bolsas enfim para diversos tipos de peças. Dessa forma é uma garantia de renda extra para quem deseja trabalhar com artesanato ganhando um bom dinheiro.

Para garantir a sua renda é importante que as suas peças sejam bem feitas, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes com artesanato. As peças feitas a mão estão em alta no mercado e podem ser exatamente o que você precisava para encontrar um trabalho rentável e instigante. Use a sua criatividade e diversifique a sua produção para garantir mais clientes.

Existem diversas técnicas de artesanato que utilizam tecidos. Para quem trabalha com tecidos e não sabe o que fazem com os retalhos, o fuxico pode ser uma boa saída para não desperdiçar nada. São muitos os itens que podem ser feitos com fuxico, entre os quais encontramos as bolsas.

As bolsas de fuxico podem ser feitas em diversos modelos, utilizando fuxicos em uma mesma cor ou então com fuxicos em diversas cores, fazendo uma bolsa colorida. Pode-se também utilizar o fuxico apenas para decorar a bolsa ou cobrir toda ela com esse tecido trabalhado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Fuxico

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • quero aprender a fazer a de fuxico numero 2 gostei muito desta bolsa quero muito fazer varias . são linda. aguardo seu contato. obrigada!

    fatima 28 de Fevereiro de 2014 14:33 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *